O último adeus10/12/2013 | 08h16

Mais de 90 chefes de Estado acompanham cerimônia

Dilma, Obama e Raúl Castro farão discursos no Soccer City

Enviar para um amigo
Mais de 90 chefes de Estado acompanham cerimônia SABC/SABC
Dilma chega ao Soccer City, acompanhada de quatro ex-presidentes (ao fundo, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso) Foto: SABC / SABC

Os sul-africanos passaram seis meses chorando pela doença de Nelson Mandela e nesta terça-feira iniciam a despedida real em um estádio de Johannesburgo, cinco dias antes do enterro.

>> Veja a página especial A Morte de Mandela

Dezenas de milhares de pessoas caminharam durante a madrugada para o estádio Soccer City, no qual Mandela, que faleceu na quinta-feira aos 95 anos, fez a última grande aparição pública em 11 de julho de 2010, na final da Copa do Mundo.

Mais de 90 líderes mundiais acompanharão a cerimônia em homenagem a Madiba, apelido carinhoso de Mandela.

A presidente Dilma Rousseff está entre as autoridades estrangeiras que discursarão na cerimônia, assim como o presidente americano Barack Obama e o cubano Raúl Castro.

Os outros oradores estrangeiros serão o vice-presidente chinês Li Yuanchao, o presidente indiano Pranab Mukherjee e Hifikpunye Pohamba, da Namíbia.

Obama, ao lado da esposa Michelle, foi um dos primeiros a desembarcar na África do Sul, às 7h (3h de Brasília).

Quatro netos de Mandela – Mbuso, Andile, Zozuko Dlamini e Phumla – também devem discursar na cerimônia.

– O mundo está literalmente vindo para a África do Sul – disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Clayson Monyela.

– Noventa e um chefes de Estado e de Governo em exercício, 10 ex-dirigentes, 86 dirigentes de delegação e 75 personalidades ilustres confirmaram presença – informou.

A cerimônia será transmitida para boa parte do planeta e 1,5 mil jornalistas foram credenciados.

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFifa ensaia bancar emergencialmente estruturas temporárias do Beira-Rio para a Copa http://t.co/593rMp6C5Chá 11 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesNo Mundo das Lutas: "Jon Jones poderá perder o título no UFC 172 deste sábado", afirma Caju Freitas --> http://t.co/8NRdNFzv7thá 23 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros