Choro e dança no Soccer City10/12/2013 | 08h33

Hino sul-africano abre cerimônia de adeus a Mandela

Filha revela que líder morreu cercado pela família

Enviar para um amigo

Dezenas de milhares de pessoas cantaram o hino sul-africano no início da cerimônia em homenagem ao falecido ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, em Sowetto.

>> Assista ao vídeo a cerimônia no Soccer City, em Joanesburgo:

Quase cem chefes de Estado e de governo, assim como monarcas e líderes religiosos de todo o mundo, acompanham o evento sob chuva, em homenagem ao fundador da nação sul-africana, que acabou com o regime do apartheid.

Nelson Mandela morreu na quinta-feira da semana passada cercado pela família até o último momento, afirmou sua filha mais velha, Makaziwe.

— Até o último momento estivemos com ele — disse Makaziwe Mandela ao canal BBC.

— Os filhos estavam lá, os netos estavam lá, Graça (a esposa) estava. Todos estávamos ao sei redor e até o último momento estivemos ao seu lado na quinta-feira — recordou.

A doença do ex-presidente sul-africano foi "um período muito longo e doloroso período", mas a última semana antes de sua morte aos 95 anos foi um "momento maravilhoso", afirmou a filha mais velha.

Makaziwe disse esperar que o pai seja lembrado em todo o mundo não apenas pelo combate político a favor da liberdade, mas também pela defesa dos valores espirituais e morais.

Nelson Mandela afirmava que "é necessário coragem para perdoar. O perdão é algo muito difícil", declarou Makaziwe.

— Acredito que ele sabia que se não perdoasse, seguiria preso espiritualmente por toda a vida. A lição que sua vida nos deixa é ter coragem de perdoar os outros — completou.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesTécnico do Inter Abel Braga dispara contra calendário: "Nem começou e já ficou desumano." http://t.co/6bOhZF1F7h http://t.co/V6yZlE58A3há 19 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraBR-290 não apresenta mais lentidão.há 25 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros