Nove metros16/12/2013 | 10h41

Estátua de Mandela é descerrada em Pretória

Governo sul-africano encerra 10 dias de luto com imagem que eterniza o líder em bronze

Enviar para um amigo
Estátua de Mandela é descerrada em Pretória ALEXANDER JOE/AFP PHOTO
Estátua de Mandela foi inaugurada diante da sede do governo sul-africano em Pretória Foto: ALEXANDER JOE / AFP PHOTO
Vivian Eichler, Enviada Especial / Joanesburgo
Vivian Eichler, Enviada Especial / Joanesburgo

vivian.eichler@zerohora.com.br

Um Nelson Mandela de bronze, com nove metros de altura e de braços abertos e como se estivesse dando um passo, agora paira no local onde, durante três dias na semana passada, o ex-presidente sul-africano foi velado, na sede do governo, em Pretória.

A estátua foi inaugurada nesta segunda-feira, feriado nacional, instituído por Mandela em seu governo como o Dia da Reconciliação.
 
— Os braços abertos e os pés denotam que a África do sul é agora um país democrático. Ele está avançando em direção à nação para dizer "Vamos juntos, vamos nos unir", com ambas as mãos abraçando toda a nação — explicou o presidente Jacob Zuma.

A estátua foi colocada no lugar de uma do ex-primeiro-ministro Barry Hertzog, africâner, que foi realocada para outra seção da Union Buildings, a se de do governo. A escultura pesa cerca de 4,5 toneladas e custou cerca de US$ 700 mil.

A cerimônia encerra os 10 dias de luto no país. A família de Mandela deverá permanecer ainda outros 10 na casa, no vilarejo de Qunu, onde o líder foi enterrado no domigno. Apenas Mandla Mandela, o neto que passa a ser o chefe da família, viajou para Pretória na manhã de segunda. Como manda a tradição, eles devem permanecer incomunicáveis, respeitando o luto nos próximos dias. 

The stretching up of his hands and the footwork denotes that South Africa is now a democratic country. He’s advancing to the nation to say ‘let us come together, let us unite’ with both hands embracing the entire nation.”

Em Joanesburgo, uma estátua de Mandela, que costuma ser bastante fotografada, está localizada no subúrbio de Sandtown, no pátio de shopping center, o Nelson Mandela Square.

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVem aí uma nova leva de documentários sobre artistas e bandas nacionais: http://t.co/Jia82f3jCZhá 53 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEquipe tenta remover bimotor parcialmente enterrado no Pará. http://t.co/efnz2cAg22há 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros