Falta pouco18/12/2013 | 11h49Atualizada em 18/12/2013 | 11h59

Aliviada, mãe de Ana Paula Maciel espera a volta da filha

Rosangela Maciel afirma não saber exatamente quando Ana volta ao país, mas tem esperanças de que a filha volte em tempo para o Natal

Enviar para um amigo

Foi uma mãe em estado de graça que atendeu Zero Hora na manhã desta quarta-feira. Rosangela Maciel, a mãe da bióloga brasileira Ana Paula, presa com o grupo do Greenpeace em setembro, já havia matado a saudade da filha em São Petersburgo após o pagamento da fiança pela organização. Voltou, contente, há duas semanas, mas agora se alegra ainda mais com o regresso e a liberdade definitivos de Ana.

– Expectativa? Nem te conto! – brinca Rosangela.  

Leia mais:
>> Saiba por que o Ártico preocupa o mundo
>> "Sei que valeu a pena", diz Ana Paula Maciel sobre a prisão
>> Todas as notícias sobre a prisão dos ativistas 
>> GRÁFICO: quem são os Arctic 30


Nesta manhã, o Parlamento russo decidiu anistiar o grupo em ato que marca o aniversário de 20 anos da Constituição do país. A mãe de Ana Paula foi avisada da anistia por volta das 10h de hoje, e precisou se beliscar para acreditar na notícia.

Rosangela diz não saber exatamente quando Ana volta ao Brasil, mas tem esperanças de que a chegada seja a tempo de celebrar o Natal. Entretanto, teme que a situação dos aeroportos brasileiros atrase o regresso.

– Agora é questão de ver os trâmites legais... e ela vai embora.

E diz, também, que a filha não pretende descansar em sua luta para colocar o drama ambiental do Ártico nos holofotes. Seu primeiro plano, ao voltar, é atender os jornalistas:

– Agora, o primeiro plano dela é atender vocês (os jornalistas). Quando eu fui para lá, ela me disse: "mãe, a primeira coisa que vamos fazer é uma agenda para atender todos os meios de comunicação, que nos colocaram na mídia, nos deram força"... aquela coisa toda. Não sei por onde ela vai começar, porque tem gente do Brasil inteiro querendo falar com ela.

Diferente do tom preocupado de meses anteriores, Rosângela agora é toda alívio. A filha está bem, e a família está feliz:

– Ela tá bem, graças a Deus. Agora, mais ainda – diz.

ZERO HORA, COM AGÊNCIAS

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFifa ensaia bancar emergencialmente estruturas temporárias do Beira-Rio para a Copa http://t.co/593rMp6C5Chá 11 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesNo Mundo das Lutas: "Jon Jones poderá perder o título no UFC 172 deste sábado", afirma Caju Freitas --> http://t.co/8NRdNFzv7thá 23 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros