Vai trabalhar de casa15/12/2012 | 19h50

Hillary Clinton sofre concussão após desmaio

Secretária americana de Estado foi vítima de uma virose estomacal

Enviar para um amigo
A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, vítima de uma virose estomacal, sofreu uma concussão cerebral após um desmaio, informou neste sábado um porta-voz, destacando que se recupera bem.

"Enquanto sofria de uma virose estomacal, a secretária Clinton se desidratou e desmaiou, sofrendo uma concussão cerebral", disse Philippe Reines em um comunicado.

"Está se recuperando em casa e é monitorada regularmente por seus médicos, e por recomendação médica seguirá trabalhando de casa durante a próxima semana, em permanente contato com o departamento de Estado e outros funcionários".

A secretária de Estado deveria depor na quinta-feira no Congresso sobre os resultados da investigação do ataque contra o consulado dos Estados Unidos na cidade líbia de Benghazi, atribuído inicialmente pelo governo americano a uma ação espontânea, que se revelou mais tarde um ataque orquestrado pela rede Al-Qaeda.

A incansável chefe da diplomacia americana foi obrigada a cancelar uma viagem ao norte da África na semana passada, após contrair o vírus estomacal na sequência de um giro de cinco dias pela Europa.

Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton, é a integrante mais popular do gabinete de Barack Obama, com índices de aprovação superiores a 60%.

A secretária de Estado já anunciou que deixará o cargo no início do próximo ano, mas Obama ainda não anunciou quem indicará para substituí-la.

Aos 65 anos, Clinton descartou recentemente que sua idade seja um problema para uma eventual candidatura à presidência em 2016:

— Por sorte — bato na madeira — não sou uma pessoa apenas saudável, mas também tenho uma energia incrível.

Mas a secretária de Estado reafirmou que não tem a intenção de voltar a concorrer à presidência dos Estados Unidos, em referência aos rumores sobre seu nome para substituir Barack Obama, em entrevista concedida à ABC News.

— Tenho estado nos níveis mais altos da atividade americana nos últimos 20 anos e penso que é o momento de dar um passo atrás, talvez me dedicar a escrever, a ensinar ou a fazer conferências.

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraTiroteio e incêndio assustam moradores da zona norte de Porto Alegre: http://t.co/NsPJ1SJVTqhá 1 horaRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesRT @zh_gremio: Gremista ZH: Dos males, "o menos pior" ---> http://t.co/XarKpqarpKhá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros