Missão ambiciosa16/06/2012 | 08h55

China envia sua primeira astronauta mulher ao espaço

Missão vai acoplar cápsula a protótipo desenvolvido pelo país para estação permanente

Enviar para um amigo
China envia sua primeira astronauta mulher ao espaço AFP/AFP
Lyu Wang, 33 anos, é a primeira chinesa a viajar em missão ao espaço Foto: AFP / AFP

A China lançou sua mais ambiciosa missão espacial neste sábado. Nela, está a primeira mulher chinesa a viajar ao espaço, a astronauta Lyu Wang, 33 anos.

A chinesa e mais dois colegas – e já experiente Jing Haipeng e Liu Wang, que viaja pela primeira vez ao espaço – são os responsáveis pela cápsula Shenzhou, enviada desde o Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, próximo ao Deserto de Gobi.

A missão pretende acoplar a cápsula a um protótipo de laboratório espacial, no primeiro passo do país para manter uma estação espacial permanente. Os astronautas ficarão em órbita por uma semana.

A China lançou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003, depois, mais dois homens em 2005 e outra equipe com três pessoas em 2008.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCientistas querem aplicar segredos da genética antártica em lavouras brasileiras: http://t.co/YyJwaAHx7K http://t.co/Lpf4X25T8xhá 17 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraPai de Bernardo, madrasta e assistente social estão na mesma cadeia, isolados e evitam contatos com outros presos: http://t.co/YgFPD5xcvehá 32 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros