Tribunal Penal Internacional 16/05/2012 | 06h45

Começa o julgamento de ex-chefe militar acusado de massacre na Bósnia

"Ratko Mladic assumiu a autoria da limpeza étnica da Bósnia", declarou promotor

Enviar para um amigo
Começa o julgamento de ex-chefe militar acusado de massacre na Bósnia TOUSSAINT KLUITERS/POOL/AFP PHOTO
Acusado de genocídio, Ratko Mladic chega ao julgamento Foto: TOUSSAINT KLUITERS / POOL/AFP PHOTO
O aguardado julgamento contra o ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, acusado fundamentalmente pelo massacre de Srebrenica em 1995, começou nesta quarta-feira no Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII) de Haia.

— Mladic assumiu a autoria da limpeza étnica da Bósnia — declarou Dermot Groome, representante da promotoria, na abertura do processo contra o ex-militar de 70 anos.

Sentado atrás de seu advogado, à direita dos juízes, o acusado, vestido com terno cinza, aplaudiu brevemente quando os juízes entraram na sala de audiência e não fez uso da palavra.

Detido em 26 de maio de 2011 na Sérvia depois de ter sido um foragido internacional durante 16 anos, Ratko Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia, que deixou 100 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados entre 1992 e 1995.

— A acusação apresentará elementos de prova que demonstrarão, além de qualquer dúvida razoável, a mão do general Mladic em cada um de seus crimes — afirmou Dermot Groome.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraPelo menos 10 pessoas morreram no trânsito durante o feriadão de Páscoa no Rio Grande do Sul: http://t.co/ArCReyktD6há 47 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraRT @zh_esportes: Inter negocia compra definitiva de Aránguiz e tem milionário italiano como obstáculo http://t.co/YZoKssFdj2há 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros