Em duas etapas26/04/2012 | 06h04

Regra para retirada de visto americano muda a partir da próxima semana

Quem pedir documento pela primeira vez terá de enfrentar mais burocracia para obtê-lo

Enviar para um amigo
Até que a festejada reabertura do consulado americano em Porto Alegre, prevista para 2014, facilite a vida de gaúchos, mudanças imediatas no sistema de emissão de vistos devem gerar, em parte dos casos, dificuldades adicionais.

Quem pede o documento pela primeira vez, por exemplo, terá de passar não um, mas pelo menos dois dias em São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife.

Saiba mais
Veja o que vai mudar

As alterações entram em vigor na segunda-feira. O processo de solicitação terá, agora, duas etapas: a primeira em Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto, que estão sendo criados nessas capitais e em Belo Horizonte, e outra com a tradicional entrevista em consulado. Na embaixada, em Brasília, por enquanto, o sistema permanecerá o antigo.

Em geral, renovações de permissões vencidas há menos de quatro anos serão resolvidas em apenas um local.Quem pede o visto pela primeira vez, porém, terá passagem obrigatória pelas duas etapas. É aí que o procedimento pode criar burocracia para quem mora, por exemplo, no Rio Grande do Sul.

Hoje, como não há consulado no Estado, é necessário viajar a uma das capitais. Como não será possível agendar os dois procedimentos para o mesmo dia, na melhor das hipóteses, será necessário dormir uma noite a mais para completar o trâmite. O intervalo entre as etapas poderá ser de até uma semana.

De forma geral, o sistema facilita o pagamento e unifica taxas. Os postos devem diminuir o tempo de espera para as entrevistas de cerca de 35 dias para menos de 20 dias, em São Paulo.

Em 2011, foram emitidos 950 mil vistos no Brasil. A meta é conceder até 40% a mais de vistos para brasileiros em 2012.

Comentar esta matéria Comentários (3)

edithe carolina

bah, se isto é facilitar não sei o que é complicar. tsc tsc tsc

26/04/2012 | 09h47 Denunciar

João

Ué não era para haver facilitação?! Demonstra total falta de conhecimento da realidade brasileira. Não é de se admirar, a maioria dos americanos não tem a menor ideia do tamanho territorial do Brasil.

26/04/2012 | 08h01 Denunciar

MUNIR DOS PASSOS SULTAN

O Brasil parece um país sem soberania, aqui estrangeiros, principalmente Americanos entram e saem à hora que bem entenderem, sem muitas regras! E nós...

26/04/2012 | 07h33 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesCaso sem fim: Justiça cassa liminar e Portuguesa volta para a série B http://t.co/Ab5xjnvSaFhá 1 horaRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraBM monitora casa dos Boldrini após moradores ameaçarem incendiar o local http://t.co/PR4wcbU3qhhá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros