Visto mais fácil10/04/2012 | 05h10

Consulado americano no RS reabrirá até o primeiro trimestre de 2013

Confirmada em Washington, representação em Porto Alegre deve emitir mais de 500 vistos por dia

Enviar para um amigo

Dezesseis anos depois do fechamento, Porto Alegre recebeu a notícia de que voltará a ter um consulado dos Estados Unidos. A perspectiva otimista é de que até o final do ano a representação esteja em funcionamento, mas o provável é que seja no primeiro trimestre de 2013.

A importância da capital gaúcha para o governo norte-americano pode ser medida pelo tamanho do contingente que será enviado para a representação diplomática: três dezenas de servidores, o triplo do que existia na década de 90, quando o consulado anterior foi fechado.

A reabertura do consulado em Porto Alegre propiciará um aumento de pelo menos 20% nas viagens de gaúchos aos EUA, estima a Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav/RS). Isso porque hoje tirar o visto demanda uma viagem de ida e volta para São Paulo ou Rio, que pode custar até cerca de R$ 800 extras, em passagens.

Entre 500 e mil vistos por dia:

O tema é tão importante que a Embaixada norte-americana enviou ontem a Porto Alegre o diplomata John Matel (seu diretor de Relações Externas) para dar aos gaúchos detalhes do novo consulado.

Diplomata de carreira, Matel não é um estranho no ninho. Morou em Porto Alegre entre 1984 e 1986, trabalhando no consulado (que fechou em 1996) e tem inclusive uma filha gaúcha, Marisa, que nasceu no Hospital Moinhos de Vento em 1986 (mas mora fora do Brasil desde então). A estimativa é que possam ser emitidos de 500 a mil vistos por dia útil em Porto Alegre. Quando o consulado anterior fechou, em 1996, emitia apenas cerca de cem vistos por dia.

– No mundo inteiro estamos fechando consulados. No Brasil, abrindo. Os brasileiros querem ir aos EUA e achamos que devem – comemora Matel.

Tire suas dúvidas:

1)Quando será reaberto o consuladodos EUA em Porto Alegre?

Não há data confirmada. Entre o final deste ano e os três primeiros meses de 2013. O prazo será usado para que o governo norte-americano transfira funcionários para Porto Alegre e encontre um bom local para o complexo diplomático e para residência dos servidores.

2)É o caso de esperar a reaberturado consulado para agendar o visto?

Não. Os vistos em Porto Alegre só serão concedidos após a abertura. Não haverá agendamento antes disso.

3)Quantos funcionários terá o consulado?

Cerca de 30. Desses, um será o cônsul-geral, nove serão vice-cônsules e os demais serão brasileiros, ajudando na triagem e demais funções. O consulado, além de vistos, ajuda a fomentar negócios, promove intercâmbios, fomenta estudos políticos e econômicos e realiza palestras de visitantes norte-americanos.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @_PauloRocha: 6h55 #RS040 Engarrafada a partir da parada 37. Motoristas levam 20 min até a Lomba do Sabão #GauchaTransito http://t.co/D4…há 21 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @_PauloRocha: #CaminhoDoMeio Motoristas enfrentam 2,5 km de congestionamento. Saída pela Sta. Isabel também trancada #GauchaTransitohá 21 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros