Contagem regressiva23/10/2013 | 06h03

Veja dicas para arrasar nas provas de Ciências da Natureza do Enem

Professores falam sobre assuntos mais frequentes cobrados no exame

Enviar para um amigo

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 deve cobrar dos candidatos competências relacionadas à interação entre o homem e as ciências naturais. Portanto, além dos temas desenvolvidos nos currículos de cada uma das disciplinas, os alunos precisam estar preparados para questões ligadas a assuntos da atualidade.

>> Confira todas as notícias e dicas sobre o Enem 2013

Para isso, assim como é preciso estar bem informado, é importante que os candidatos saibam interpretar os enunciados das questões, que podem até ser longos, mas, segundo professores, trazem os caminhos necessários para se chegar à resposta correta. A dois dias do exame, Zero Hora reúne dicas de professores de química, física e biologia.

>> Professores são dicas em vídeos, clique para conferir!

Confira abaixo pistas para caprichar na nota final!

BIOLOGIA

As questões de biologia do Enem costumam relacionar saúde e ecologia. Ou seja, doenças, vírus, bactérias e como as intervenções do homem na natureza alteram os ciclos são conteúdos cobrados na prova. Por isso, o professor Paulo Vargas, do Universitário, sugere que os candidatos estejam atentos aos assuntos que estão pipocando nos noticiários.

— Passou-se o ano inteiro falando sobre saúde e o elevado índice de obesidade entre os jovens. Então, um tema com grande probabilidade de aparecer diz respeito à alimentação e ao processo digestório e as diferenças entre componentes orgânicos como carboidratos e proteínas — afirma Vargas.

Para o professor Luis Carvalho, do Mottola, a grande aposta está em assuntos relacionados à ecologia: problemas que envolvem clima, poluição e biomas brasileiros. Carvalho ainda destaca a importância de revisar a transmissão de doenças e a identificação delas pelas características do ciclo reprodutivo do parasita.

Superdica
Dar ênfase para assuntos ligados à ecologia. É comum o Enem cobrar questões voltadas a desequilíbrios ambientais, como chuva ácida, eutrofização, inversão térmica, poluição sonora e poluição de rios.

FÍSICA

Ainda que muitos defendam que a prova do Enem não é decoreba, Jorge Júnior, professor do Universitário, afirma que o exame tem ficado cada vez mais parecido com vestibulares. E, por isso, alguma decoreba certamente será cobrada. O conselho é reforçar as fórmulas principalmente das áreas de cinemática, eletrodinâmica e ondulatória. Segundo o professor, os alunos devem ainda se concentrar nos gráficos, saber identificar as informações que eles trazem.

O professor Adroaldo Lara, do Grupo Unificado, ressalta a importância de revisar conteúdos de energia elétrica. Segundo ele, o candidato deve estar preparado para relacionar dados e números com situações cotidianas. Por exemplo: saber calcular o consumo de energia elétrica em uma residência, identificar aparelhos que são mais ou menos consumidores e ter conhecimentos sobre a distribuição de energia, acredita Lara.

Superdica
Revisar as Leis de Newton, que descrevem o comportamento dos corpos em movimento. O candidato deve saber identificar cada uma das três leis estudadas pelo cientistas inglês e saber aplicá-las corretamente nas questões.

QUÍMICA

Segundo o professor Luiz Ferrari, do Grupo Unificado, os assuntos mais cobrados nas questões de química (quase metade da prova) estão relacionados à físico-química, que envolve soluções, propriedades coligativas, cinética química, equilíbrio químico e PH.

Além disso, desde que o Enem passou a ter relevância no ingresso ao Ensino Superior, em 2009, o exame se preocupa com a questão do "ecologicamente correto", alerta Ferrari. Ele cobra que o candidato acompanhe impactos das intervenções humanas na natureza, e temas relacionados à degradação e conservação ambiental e recursos naturais. Isso quer dizer que, muito provavelmente, aparecerão questões envolvendo biocombustíveis, impacto ambiental e efeito estufa.

Superdica
Um assunto sempre atual e cobrado no Enem diz respeito aos combustíveis renováveis. A prova exige que o candidato esteja informado sobre o assunto e que resolva questões que relacionam, por exemplo, quantidade de calor e impacto ambiental.

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraSaiba o que a lei do Marco Civil muda na sua vida: http://t.co/scY0O5pp9Xhá 14 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEx-integrante do grupo 'Polegar' pede ajuda aos fãs no Facebook. http://t.co/7gX4YftYMdhá 40 minutosRetweet

Veja também

clicRBS
Nova busca - outros