Pela enésima vez09/01/2013 | 11h15

Confira seu local de prova para o vestibular da UFRGS

Saber como chegar à escola e sala do vestibular da UFRGS é uma das dicas para fazer o exame com tranquilidade

Enviar para um amigo
Confira seu local de prova para o vestibular da UFRGS Reprodução/Reprodução
Universidade disponibiliza mapa na internet com endereço das 72 instituições que receberão candidatos a partir de domingo Foto: Reprodução / Reprodução

Pode parecer um detalhe banal, mas não é. Saber, de verdade, onde fica e como chegar ao local em que você deve fazer suas provas no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — que começa neste domingo e ocorre até quarta — é um passo fundamental para não ser reprovado antes mesmo de escrever o nome na folha de respostas.

Dos 46.244 inscritos no concurso, 42.057 farão as provas em Porto Alegre. A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) distribuiu os candidatos em 13 áreas, que abrangem 22 bairros da Capital. Com o fechamento de trechos de vias de Porto Alegre para obras, é necessário redobrar a atenção. No site mapa.ufrgs.br, estão as 72 instituições que receberão os vestibulandos. Basta clicar sobre o nome do colégio, instituto, faculdade ou unidade da UFRGS para conferir o endereço. Para consultar horários e itinerários das linhas de ônibus, você pode acessar os sites da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Poa Transporte ou ligar para o telefone 156.

Planeje-se

É importante prestar atenção a alterações no trânsito e a recomendações como acordar um pouco mais cedo nos quatro dias de exame:

Atenção no Campus do Vale

> Nos institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Matemática, Química, Letras e Informática, nas faculdades de Agronomia e Veterinária e no Colégio de Aplicação, estarão 5.440 candidatos.

> Quem tiver de ir ao campus pela Terceira Perimetral deverá ter muito cuidado com o horário, em razão do bloqueio no cruzamento das avenidas Salvador França e Bento Gonçalves.

> O trecho da Salvador França entre as avenidas Veiga e Ipiranga está fechado para obras da Copa. Em dias normais, o local costuma apresentar congestionamentos, o que deve se repetir durante o vestibular.

> Confira os desvios nas vias Bento Gonçalves, Voluntários da Pátria, Anita Garibaldi e Tronco.

> Outro problema é chegar à maior parte dos prédios. De carro, no sentido Centro-bairro, apenas a Faculdade de Agronomia, que fica às margens da Bento Gonçalves, tem acesso antes da rótula da entrada do Campus do Vale. Para chegar ali, os 430 alunos devem fazer o retorno no entroncamento com a Estrada João de Oliveira Remião.

> Os outros 5.010 devem ficar atentos: terão de continuar até a rótula seguinte para conseguir acessar a Faculdade de Veterinária, também na Avenida Bento Gonçalves, o Colégio de Aplicação e os demais institutos onde serão aplicados os testes.

> De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus que passam pelo Vale seguirão a tabela normal durante o vestibular — atualmente, circulam com horário reduzido de verão. A UFRGS terá fiscais identificados dentro dos ônibus para orientar vestibulandos sobre como chegar aos locais de prova.

Três escolas na área 3

> Na área 3, estão os colégios Rosário e Bom Conselho e o Instituto de Educação Flores da Cunha, onde há previsão de que 5.282 candidatos façam as provas para os cursos de Medicina e Comunicação Social. Como a região tem diversas linhas de ônibus que transitam próximo às instituições, a UFRGS recomenda que os estudantes optem pelo transporte público.

Linhas de ônibus

> As linhas de ônibus que abastecem o Campus do Vale voltarão à tabela normal, com mais viagens, durante o vestibular. As demais linhas permanecerão com o horário reduzido de verão.

Acorde mais cedo

> O vestibular começa em um domingo, dia em que o trânsito costuma ser mais tranquilo. Assim, de segunda-feira em diante, procure sair ainda mais cedo de casa.

Não esqueça!

> Os portões serão fechados às 8h30min. Leve o documento de identidade usado na inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. A UFRGS orienta os candidatos a deixarem os celulares em casa. Quem for pego com o aparelho — haverá detectores de metal em algumas escolas — será excluído do vestibular.

> Nem sempre o nome da escola está relacionado ao da rua onde ela fica. O Colégio Estadual Landell de Moura, por exemplo, é na Avenida Presidente Costa e Silva, 787, junto ao Campus do Vale, e não na rua que leva o nome do padre inventor, na Zona Sul. A distância entre os pontos é de 18 quilômetros.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCientistas querem aplicar segredos da genética antártica em lavouras brasileiras: http://t.co/YyJwaAHx7K http://t.co/Lpf4X25T8xhá 2 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraPai de Bernardo, madrasta e assistente social estão na mesma cadeia, isolados e evitam contatos com outros presos: http://t.co/YgFPD5xcvehá 3 horas Retweet

Veja também

clicRBS
Nova busca - outros