Clima de outono27/02/2014 | 07h21Atualizada em 27/02/2014 | 07h30

Frio e temporal com rajadas de vento acima dos 70 km/h marcam a quinta-feira pelo RS

Madrugada teve chuva generalizada e bem distribuída pelo Estado

Enviar para um amigo
Frio e temporal com rajadas de vento acima dos 70 km/h marcam a quinta-feira pelo RS Diogo Zanatta/Especial
Em Porto Alegre, rajadas de vento atingiram os 76 km/h Foto: Diogo Zanatta / Especial

A quinta-feira amanheceu fria no Rio Grande do Sul. Das 37 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) distribuídas pelo Estado, somente a de Torres registrou temperatura acima dos 20°C. O dia deve ser chuvoso e a máxima no RS não passa dos 27°C, em São Borja.

Leia mais
Confira a cobertura de Verão em ZH


Segundo o meteorologista Wesley Ferreira, da Somar, a chuva que atinge o Estado desde a madrugada foi provocada pela frente fria, que segue em direção a Santa Catarina. A tendência é que a chuva diminua:

— Somente a Fronteira Oeste e a Campanha devem apresentar um tempo mais seco. A quinta-feira deter apresentar tempo instável sobre o Litoral NOrte, a Serra e a Região Metropolitana.

Em Porto Alegre, onde a quinta-feira amanheceu com 17,7°C, foram registradas rajadas de vento de até 76 km/h, o que provocou queda de árvores e galhos pela cidade. Até as 7h, a assessoria de imprensa da CEEE não tinha uma estimativa de quantas pessoas estavam sem luz, mas afirmava que a maioria dos casos era provocado por queda de vegetação na rede.

EM Camaquã, foi registrado o acumulado de 52,2 mm, o que corresponde a 45% da média mensal. Também na região sul, Canguçu, com 39 mm, e Caçapava do Sul, com 37 mm, foram  as que registraram os maiores acumulados

O Inmet divulgou alerta para condições meteorológicas "favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com descargas elétricas, rajadas de vento entre 60 e 90 Km/h e acumulado significativo de chuva no litoral norte, região Metropolitana de Porto Alegre e na encosta inferior do nordeste de Rio Grande do Sul".

Previsão no RS:

— Capital:Tempo instável com pancadas de chuva alternadas com períodos de céu nublado. À noite o tempo abre com o avanço de uma nova massa de ar frio. Ventos que sopram de sul provocam o declínio das temperaturas. Mínima de 17ºC à noite e Máxima de 26ºC.

— Pelotas:Tempo instável com pancadas de chuva alternadas com períodos de céu nublado pela manhã. Ao longo do dia o tempo abre com o avanço de uma nova massa de ar frio. Ventos que sopram de sul provocam o declínio das temperaturas. Mínima de 16ºC e Máxima de 28ºC.

— Caxias do Sul: Tempo instável com pancadas de chuva alternadas com períodos de céu nublado. . Ventos que sopram de sul provocam o declínio das temperaturas. Mínima de 16ºC à noite e Máxima de 21ºC.

— Santa Maria: Tempo nublado com pancadas de chuva principalmente entre à madrugada e início do dia. Porém no decorrer do período com o avanço de uma nova massa de ar frio, o sol retorna e as temperaturas entram em declínio por conta dos ventos que sopram de sul. Mínima de 15ºC e Máxima de 23ºC.

— Litoral: Tempo fechado ao longo do dia com risco de chuva forte entre Tramandaí e Torres. Temperaturas entre 23ºC e 27ºC em Torres. Já no litoral sul aos poucos o tempo abre com o avanço de uma nova massa de ar frio, além disso, ventos que sopram de sul provocam o declínio das temperaturas. A agitação marítima aumenta até o fim do dia e as ondas ficam próximas à 2m de altura na costa.

Siga ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraLed Zeppelin anuncia versões inéditas de 'Whole Lotta Love' e 'Key to the Highway': http://t.co/KjgDXqvhHGhá 21 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEnderson confirma Grêmio com Marcelo Grohe no gol e Luan na reserva diante do San Lorenzo: http://t.co/PoB8BSLNSFhá 42 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros