Previsão do tempo14/02/2014 | 09h06Atualizada em 14/02/2014 | 09h32

Frente fria provoca chuva intensa e derruba temperatura no RS

Em dois dias, variação da temperatura chegou a 9°C em Porto Alegre na madrugada

Enviar para um amigo
Frente fria provoca chuva intensa e derruba temperatura no RS Diogo Zanatta/Especial
Porto Alegre registrou variação de 9°C na madrugada entre quarta e sexta Foto: Diogo Zanatta / Especial

Com a trégua no calorão, os gaúchos puderam sentir um pouquinho de frio novamente. Não só em São José dos Ausentes, onde chega a nevar no inverno do Rio Grande do Sul, a temperatura caiu vertiginosamente. Na Capital, entre quarta-feira e sexta-feira, a madrugada apresentou uma variação de 9°C, com 27,8°C e 18,5°C, respectivamente.

Leia mais
Confira a cobertura de Verão em ZH


No início da madrugada, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na fria São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, desviaram dos 21°C de quarta-feira para 15°C nesta sexta-feira. A frente fria se desloca para o Sudeste brasileiro e a chuva fica bem mais restrita, atingindo a Região Norte do Estado.

Segundo o Inmet, as condições meteorológicas "são favoráveis à ocorrência de acumulado significativo de chuva no norte e nordeste do Rio Grande do Sul". Somente em Torres, entre a noite de quinta-feira e esta madruga, foi registrado um acumulado de quase 200 mm, o equivalente a 145% da média histórica. Em fevereiro do último ano, foi registrado um acumulado de 290 mm, o segundo maior nos últimos 20 anos.

Ainda pode chover forte sobre a Serra, a Região Metropolitana e o Litoral Norte. Já na Fronteira Oeste, na região Sul e Centro do Estado, o tempo fica nublado e com menor potencial para chuva.

As máximas desta sexta-feira oscilam entre 16ºC e 25ºC. A temperatura permanecerá baixa especialmente na Serra e no Litoral Norte.

Final de semana

O sábado deve ter pouca chuva, principalmente na divisa com Santa Catarina, e a temperatura começa a subir. Ainda pode haver um pouco de frio pela manhã. O sol aparece ao longo da manhã e as temperaturas sobem gradualmente. Entretanto, não teremos máximas tão elevadas ainda no período da tarde.

Segundo a meteorologista Patrícia Vieira, da Somar, a partir deste final de semana as frentes frias devem passar com mais frequência pelo Estado, fazendo com que ocorram mais oscilações nas condições do tempo. Entre o fim do domingo e a segunda-feira, pode haver novos temporais.

Previsão para o RS:

— Capital: Chuva fraca a moderada na primeira parte do dia, abrindo no decorrer da tarde e temperatura mais baixa. Mínima de 21ºC e máxima de 24ºC (14ºC a menos do que na tarde do último domingo).

— Pelotas: Algumas nuvens na primeira parte do dia, abrindo no decorrer da tarde e temperatura mais baixa. Mínima de 19ºC e máxima de 24ºC.

— Caxias do Sul: Chuva moderada a forte na primeira parte do dia, abrindo no decorrer da tarde e temperatura mais baixa. Mínima de 16ºC e máxima de 19ºC.

— Santa Maria: Algumas nuvens na primeira parte do dia, abrindo no decorrer da tarde e temperatura mais baixa. Mínima de 18ºC e máxima de 26ºC.

— Litoral: Chuva moderada a forte na primeira parte do dia no litoral central e norte, abrindo no decorrer da tarde e temperatura mais baixa. Mínima de 21ºC e máxima de 22ºC.

ALERTA PARA RESSACAS em todo o Litoral do Rio Grande do Sul, especialmente na costa norte. As ondas chegam a quase 3m de altura em algumas praias e ainda podem ocorrer ventos intensos.

Siga ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraTiroteio e incêndio assustam moradores da zona norte de Porto Alegre: http://t.co/NsPJ1SJVTqhá 2 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraJornal argentino afirma que houve pênalti reclamado pelo Grêmio: http://t.co/U2z7EE6znphá 4 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros