Sol coroado13/12/2013 | 14h41

Entenda como surge o "halo solar", fenômeno que embelezou o céu do RS nesta sexta-feira

A coroa aparece no céu quando a luz do Sol é refletida e refratada por cristais de gelo na atmosfera

Enviar para um amigo
Entenda como surge o "halo solar", fenômeno que embelezou o céu do RS nesta sexta-feira Porthus Junior/Agencia RBS
Fenômeno pôde ser visto no céu de Caxias do Sul Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Um anel de luz ao redor do Sol intrigou e encantou os gaúchos nesta tarde. Diversos leitores enviaram imagens do fenômeno para Zero Hora, alguns ressaltando uma possível coincidência macabra com a sexta-feira 13, outros descrevendo um estranho "círculo em torno do Sol".

Mas calma lá, que a rodela tem explicação: o fenômeno se chama "halo solar" e não é muito diferente de um arco-íris. A coroa aparece no céu quando a luz do Sol é refletida e refratada por cristais de gelo na atmosfera - repare que o desenho surge próximo a camadas de nuvens.

Como a luz branca contém, potencialmente, todas as demais cores, a sua incidência nos cristais produz um caleidoscópio cromático que brilha de 5 km a 10 km acima de nós, na troposfera superior. Em outras palavras, os cristais funcionam como espelhos e prismas, "filtrando" diferentes comprimentos de onda (cores) das ondas luminosas solares.

Os cristais são formados em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite, podendo ser observados mesmo sob a luz da Lua. E atenção: um fenômeno como esse é um grande aliado dos meteorologistas, já que ocorre nas nuvens cirrostratus, que servem para prever a aproximação de um sistema frontal - ou seja, pode vir chuva por aí.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Planeta Ciência no Twitter

  • p_ciencia

    p_ciencia

    Planeta CiênciaEncontramos um PRIMO no Universo! Planeta do tamanho da Terra em zona HABITÁVEL de estrela: http://t.co/PvkNYqh3B6 http://t.co/Db0bRgv1cAhá 2 diasRetweet
  • p_ciencia

    p_ciencia

    Planeta CiênciaOlha aí o Asimo de novo: http://t.co/tqwo5CCdN9 http://t.co/hl67jdHiErhá 2 diasRetweet
clicRBS
Nova busca - outros