Que calor!03/02/2014 | 15h30

Voo é cancelado no Aeroporto Salgado Filho sob a alegação de calor na pista

Passageiros reclamaram do motivo para o cancelamento do voo que seguia para o Panamá

Enviar para um amigo
Voo é cancelado no Aeroporto Salgado Filho sob a alegação de calor na pista Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

Passageiros do voo 408 da Copa Airlines com destino ao Panamá e conexões descobriram nesta segunda-feira, um novo motivo para cancelamento de voos: o calor. Eles foram informados que o clima em Porto Alegre impediria que a aeronave saísse do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O voo programado para sair às 12h15min, com cerca de 140 passageiros, foi cancelado quando todas as pessoas já estavam dentro da aeronave.

A contadora Nara Plácido Janssen, 49 anos, contou que eles ficaram dentro do avião durante quase duas horas até serem informados da situação. A comissária de bordo deu a má notícia quando os passageiros já estavam impacientes.

— Devido às altas temperaturas, o voo não poderá decolar — teria sido a mensagem dita à bordo.

Nara planeja ir para Cancún com a filha Luísa, 15 anos, e o marido Paulo Janssen, 51 anos, e já contabiliza os prejuízos com as diárias do hotel.

Curiosos com a informação, os passageiros logo começaram a contestar o motivo. Segundo a psicóloga Rosane Schotgues Levenfus, 50 anos, a explicação, confirmada dentro e fora do avião, é de que a pista estava muito quente e o contato do pneu no asfalto poderia ser comprometido. Contribuiria para piorar a situação o fato do avião estar com bastante peso.

— Eles disseram que poderia aliviar o peso retirando 40 passageiros, mas seria inviável. Reforçaram que não era nenhum problema com o avião, mas sim com o calor — comenta Rosane, que registrou a movimentação dentro da aeronave durante a espera para a decolagem.


Rosane (à dir.) registrou movimentação na aeronave
Foto: Arquivo Pessoal

Outros passageiros de conexões para Cancún, Nova York e Miami também foram prejudicados. Passageiros foram obrigados a desembarcar do avião e, de ônibus, foram levados para hotéis de Porto Alegre. Há previsão de que um novo voo saia após a meia-noite, quando a temperatura da pista já estará menor.

— Acha que isso tem fundamento? É a primeira vez que ouço falar algo do tipo —reclamou Shirley Zavarize, 77 anos, que vai passar férias em Punta Cana com o filho e a nora.

Nara e Luísa tiveram que ir para hotel esperar o "calor diminuir" para o voo decolar
Foto: Ricardo Duarte, Agência RBS

A explicação da companhia aérea

Por volta das 20h20min, a assessoria de imprensa da Copa Airlines emitiu o seguinte comunicado:

"Copa Airlines informa que o voo CM 408 com destino a Cidade do Panamá partindo de Porto Alegre iria sair às 12h15, com chegada prevista para 16h24 (hora local), teve de ser adiado devido a restrições operacionais causada por temperaturas elevadas no horário no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A companhia aérea confirmou que cumpriu as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) servindo a todos os passageiros hospedagem, alimentação e traslados. Além disso, os seus voos de conexão não foram comprometidos. O novo horário de partida está previsto para às 00h30, de 4 de fevereiro.

A Copa Airlines reafirma o compromisso de conectar melhor Porto Alegre com as Américas, alcançando em 2013 um índice de 99,4% de cumprimento de operações e taxa de pontualidade de 91,5%, números que colocam a Copa na vanguarda na região.
A Copa confirma que a segurança e o bem-estar dos seus passageiros e tripulações são sempre uma prioridade."

Leia mais
Temperatura é um dos fatores levados em conta na decisão sobre a decolagem

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEditorial diz que motorista não tem o direito de escolher a velocidade excessiva. Você concorda? http://t.co/r52vTuTne5há 1 horaRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraEm cinco horas de fiscalização, PRF multou 700 veículos na BR-386há 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros