Alternativa à greve02/02/2014 | 13h52Atualizada em 02/02/2014 | 15h01

Vans escolares circulam em Porto Alegre para suprir falta de ônibus

Prefeitura antecipou medida que estava anunciada para segunda-feira

Enviar para um amigo
Vans escolares circulam em Porto Alegre para suprir falta de ônibus Lívia Stumpf/Agencia RBS
Foto: Lívia Stumpf / Agencia RBS

Cerca de 120 vans escolares começaram a circular em Porto Alegre neste domingo para suprir a demanda por transporte público gerada pela greve dos rodoviários. Os veículos, que estão nas ruas desde às 7h30min, têm placas indicando rotas dos ônibus que substituem e cobram R$4,20. Para facilitar o troco, alguns estão cobrando R$ 4.

O Sindicato dos Veículos Escolares tem uma frota de 620 vans que podem ser utilizadas para o transporte de passageiros. A medida havia sido prometida para a próxima segunda-feira, mas devido ao feriado de Navegantes, 20% da frota foi mobilizada ainda neste domingo.

Leia mais:
Fortunati libera veículos escolares para transporte público
Nove ônibus são depredados em Porto Alegre
Rodoviários decidem manter greve em Porto Alegre após assembleia
Manifestantes fazem protesto no centro de Porto Alegre em apoio à greve
Sindicato promete vans até meados de fevereiro e não teme depredações

O diretor jurídico do sindicato da categoria, Jaires Maciel, espera colocar até 85% da frota nas ruas nesta segunda-feira.

– Os carros estão orientados a circularem a partir das 6h (de segunda-feira), estamos preocupados com a troca de plantões dos profissionais da saúde nos hospitais, que ocorre às 7h –  explicou Jaires –  durante a manhã devemos ter entre 40 e 50% da frota nas ruas e à tarde até 85%.

Segundo Maciel, os veículos estão disponíveis para a população até o dia 17 de fevereiro, quando algumas escolas retomam o ano letivo. Muitos motoristas que estavam de férias vão retornar ao longo da semana para reforçar o contingente.

–  Enviamos uma mensagem para todos os motoristas. Alguns deles estavam fora do estado, e devem retornar ao longo da semana.

Nesta segunda-feira, o sindicato da categoria se reúne pela manhã com a prefeitura para acertar a logística de atendimento.



Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero Hora"Porto Alegre é sede, isso nunca foi posto em dúvida", diz Aldo Rebelo http://t.co/LucgeGvKYghá 17 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraRT @zh_gremio: Enderson Moreira minimiza derrota e vaias da torcida na estreia no Brasileirão http://t.co/495GCWxyM3há 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros