Salva-Dia10/12/2013 | 12h17

Projeto coloca guarda-chuvas coletivos nas ruas de Santa Cruz do Sul

Cinco estações, com quatro guarda-chuvas cada, foram instaladas nesta terça-feira na cidade

Enviar para um amigo
Projeto coloca guarda-chuvas coletivos nas ruas de Santa Cruz do Sul Cristiano Rocha/Divulgação
20 guarda-chuvas estão espalhados em cinco pontos da área central e podem ser usados de graça Foto: Cristiano Rocha / Divulgação
Faltam cinco minutos para o meio-dia e você está saindo do trabalho para o almoço. Totalmente desprevenido, começa a chover e você fica encharcado — e, de quebra, mal-humorado. Pensando nisso, um trio de publicitários desenvolveu o projeto Salva-Dia, colocado em prática nesta desta terça-feira, com a instalação de cinco estações no Centro de Santa Cruz do Sul com quatro guarda-chuvas em cada uma.

A ideia desenvolvida no município do Vale do Rio Pardo se parece com o BikePoa, que colocou bicicletas para aluguel na Capital. A diferença para as bicicletas é que os guarda-chuvas são gratuitos. Basta retirar o utensílio em caso de emergência — inclusive em caso de sol de rachar — e devolver depois de usar. 

— Além de proteger os desprevenidos, queremos desenvolver o aspecto colaborativo entre as pessoas, além da conversa e de novas relações — explica Cristiano Rocha, um dos idealizadores do Salva-Vida, junto com Carolina Schiehl e Gustavo Petry.

O projeto nasceu durante o Reconecte Festival, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul em maio deste ano. A ideia venceu o concurso e arrebatou o prêmio de R$ 3 mil, valor totalmente revertido para a execução do Salva-Dia, com a construção das estruturas metálicas usadas como suporte e na produção guarda-chuvas. Todos os materiais foram encomendados a empresas de Santa Cruz do Sul.

Veja o vídeo de lançamento do projeto Salva-Dia:

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVeículo derruba grade e invade pátio de igreja na Capital. http://t.co/fri14oBL0thá 2 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraJá viram a charge do esporte? http://t.co/c8KCvG5o4nhá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros