Quarto dia16/12/2013 | 18h03Atualizada em 16/12/2013 | 20h02

Metroviários mantêm greve e trensurb funciona apenas em horários de pico

Reunião entre sindicato, empresa e Ministério Público do Trabalho ocorrerá nesta terça

Enviar para um amigo
Metroviários mantêm greve e trensurb funciona apenas em horários de pico Paulo Rocha/Rádio Gaúcha
Estação Mercado, em Porto Alegre, teve grande movimento ao reabrir no final da tarde Foto: Paulo Rocha / Rádio Gaúcha

A greve dos metroviários, iniciada na sexta-feira, se mantém inalterada. No começo desta semana, os trens da Trensurb continuam circulando apenas nos horários de pico: entre as 5h30min e 8h30min, e entre as 17h30min e 20h30min.

Na tarde desta terça-feira uma reunião entre representantes do Sindimetrô-RS, da empresa e do Ministério Público de Trabalho (MPT) devem se reunir. Na ocasião, os sindicalistas apresentarão uma proposta nos moldes das já expostas ao longo de 2013. A greve é mobilizada principalmente por causa do custo do plano de saúde, e, conforme o Sindimetrô, a categoria exige um abono do valor de R$ 60.

Leia todas as notícias sobre a greve dos metroviários

Reivindicações do Sindimetrô

— Redução do valor do plano de saúde: em outubro, a Unimed reajustou o valor do plano em 45%. Enquanto isso, a Trensurb concedeu aumento de 6,49% aos funcionários. O valor cobrado é dividido entre empresa e servidor, 50% para cada.

— Aumento de efetivo: áreas como a de segurança nas estações estaria desfalcada de funcionários

— Contratos por concurso: categoria alega que 90% das equipes da área de manutenção é formada por funcionários terceirizados.

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraAO VIVO: Bloco de Luta protesta para pedir a revogação do aumento das passagens em Porto Alegre: http://t.co/SaRDgk0EuVhá 5 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero Hora@O_Aborigene Sim. O Bloco de Luta pelo Transporte Público marcou um protesto para hoje no localhá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros