Drama em Santa Maria27/01/2013 | 15h11

Incêndio na boate Kiss é o de maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil

Maior tragédia gaúcha teve pelo menos 233 vítimas confirmadas pela Brigada Militar e outras dezenas internadas em hospitais do Estado

Enviar para um amigo
Incêndio na boate Kiss é o de maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil Germano Roratto/Especial
Caso está entre os maiores incêndios do mundo em ambientes fechados Foto: Germano Roratto / Especial

A tragédia de Santa Maria já tem um lugar indesejado na lista das maiores tragédias brasileiras de todos os tempos. Entre os incêndios, o incidente na boate Kiss é o que teve mais vítimas nos últimos 50 anos. Até o momento já foram confirmados 233 mortos e outras dezenas de feridos.

De acordo com levantamento feito por Zero Hora, o incêndio só é superado na história brasileira pela tragédia ocorrida em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1961. Na ocasião, 503 pessoas morreram após um circo com cerca de 3 mil espectadores pegar fogo, conforme o livro-reportagem O Espetáculo Mais Triste da Terra, do jornalista Mauro Ventura.

O coronel Humberto de Azevedo Viana Filho, secretário nacional da Defesa Civil, chegou a Santa Maria na tarde deste domingo. Ele compara a tragédia da boate Kiss com os deslizamentos no Rio de Janeiro, em 2011, que vitimaram mais de 900 pessoas e deixaram mais de 200 desaparecidos até hoje. Para o secretário, o que mais surpreende no caso é o número de mortos em espaço reduzido:

— Este evento só ressalta que devemos estar preparados em todos os municípios. É um momento de solidariedade e muita dor, e temos de ter prudência na avaliação dos dados.

Desde então, nenhuma tragédia se aproxima do número de vítimas do incêndio santa-mariense. A tragédia ocorrida na madrugada deste domingo teve 63 vítimas a mais do que a do edifício Joelma, em São Paulo, em 1974, e cinco vezes mais mortos que o incêndio nas lojas Renner, em Porto Alegre, em 1976.

Entre os incêndios ocorridos em locais fechados, como boates ou cinemas, o caso pode ser incluído no ranking das piores tragédias do mundo. Dois incidentes na China, em 1994, registram um número maior de mortos em situações semelhantes. O incêndio na boate Kiss supera, em número de vítimas fatais, até mesmo o caso da casa de shows Republica Cromañón, em Buenos Aires, em 2008. Naquela ocasião, a causa também foi o uso de fogos de artifício.

O incidente é comparável a catástrofes naturais, que atingem uma área muito mais ampla e um maior número de pessoas. Nas enchentes que atingiram Santa Catarina em 2008, por exemplo, morreram 98 pessoas menos. Dados coletados desde 1900 pelo Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, da ONU, com sede na Bélgica, apontam que este incêndio ocorrido no Estado também supera o número de mortos por deslizamento no Rio de Janeiro, em 2010.

Em informações preliminares, foi dito que o número de vítimas chegaria a 245 pessoas. O major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello, corrigiu o número de mortes confirmados para 233.

Incêndios no Rio Grande do Sul e do Brasil

1972

— incêndio do Edifício Andraus, em São Paulo, matou 16 pessoas e deixou 336 feridos

1974

— edifício Joelma, em São Paulo, teve 170 mortos

1976

— na loja Renner, em Porto Alegre, morreram 40 pessoas, mas apenas 29 foram identificados

1986

— Edifício Andorinhas, no Rio de Janeiro, teve 21 mortes confirmadas

2000

— uma creche, em Uruguaiana, teve 12 crianças como vítimas

Outras tragédias brasileiras

1961

— 503 pessoas morreram em um incêndio em um circo em Niterói (RJ)

1966

— 373 mortos em enchente no Rio de Janeiro no início daquele ano

1967

— em janeiro, 785 morrem com as chuvas no Rio (Defesa Civil do Rio de Janeiro aponta em torno de 500)

— 436 pessoas perdem a vida no deslizamento em Caraguatatuba (SP), em março

2008

— 135 morrem em enchentes em Santa Catarina

2010

— 229 pessoas morrem no deslizamento em morro em Niterói

2011

— em torno de 900 mortos em deslizamento de terra no Rio de Janeiro e mais de 200 desaparecidos

Grandes incêndios em locais fechados no mundo

1994

— 325 pessoas morreram em um cinema de Karamay, na China

— também na China, em Liaoning, 234 mortos foram confirmados em uma boate

2004

— incêndio matou 194 pessoas e deixou cerca de 1,4 mil feridos em Buenos Aires, na Argentina

1977

— 161 mortos em discoteca de Southgate, nos Estados Unidos

1970

— em Saint-Laurent-du-Pont, na França, 146 pessoas morreram na boate Cinq-Sept


A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu

 
Imagem: Arte ZH

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. 

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio

A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.




Acompanhe as últimas informações

Notícias Relacionadas

Na rede 27/01/2013 | 10h24

Incêndio em boate de Santa Maria aparece entre tópicos mais comentados no Twitter

Autoridades utilizaram o microblog para se manifestar, enquanto perfil da Boate Kiss no Facebook tem mensagens de apoio às famílias das vítimas

A maior das tragédias 27/01/2013 | 10h10

Rosane de Oliveira, sobre incêndio em boate de Santa Maria: "Um pesadelo"

Quem tem filhos adolescentes não dorme um sono tranquilo enquanto não chegam das festas

Tragédia no centro do Estado 27/01/2013 | 09h36

Hospitais confirmam identificação de seis mortos em incêndio em boate de Santa Maria

Fogo começou por volta das 2h deste domingo na boate Kiss, no centro da cidade

Tragédia no centro do Estado 27/01/2013 | 09h27

Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria

Fogo começou por volta das 2h deste domingo na boate Kiss, no centro da cidade

Incêndio em Santa Maria 27/01/2013 | 08h51

Escombros dificultam trabalhos de resgate no interior da boate Kiss

Conforme o Corpo de Bombeiros, é impossível saber quantas vítimas ainda estariam no local

Siga perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @mefortuna: Colisão traseira entre dois veículos no km 140 da BR-290. Dois motoristas se agrediram, um deles embriagado #GauchaTransitohá 3 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @rodoviariapoa: Movimento é intenso neste momento no setor de compra de passagens. Hoje devem viajar 18 mil pessoas. Há passagens para t…há 3 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros