Nova estação22/09/2012 | 13h40

Primavera começa com expectativa de normalização da chuva no sul do Brasil

Influência do fenômeno El Niño deve controlar regime de precipitações nos próximos meses

Enviar para um amigo
Primavera começa com expectativa de normalização da chuva no sul do Brasil Claudio Vaz/Agencia RBS
Em Santa Maria, tempo aberto permitiu belas imagens do desabrochar de rosas Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS

A primavera começou às 11h49min da manhã deste sábado. A estação é marcada por instabilidade no tempo e ocorrência mais comum de temporais, especialmente no período da tarde.

GALERIA: veja mais imagens do amanhecer neste sábado no Estado

Este ano, a primavera terá uma leve influência do fenômeno El Niño. Com isso, segundo o meteorologista do Grupo RBS Cleo Kuhn, é grande a possibilidade de normalização da chuva no sul do Brasil.

Segundo os dados mais recentes da meteorologia, os efeitos do El Niño devem ser sentidos a partir do fim de setembro. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, alterando o clima em todo o mundo.

 
Amanhecer teve geada nos campos de Passo Fundo
Foto: Diogo Zanatta / Especial


Horas antes do início da primavera, o Estado viu a temperatura despencar neste sábado. Os termômetros marcaram 3°C em cidades como São José dos Ausentes e Vacaria, e Passo Fundo chegou a ter geada. Neste domingo, a previsão é de que o frio se intensifique.

As temperaturas baixas chegaram ao Estado depois dos temporais que provocaram alagamentos e estragos no início da semana. Diferentes regiões tiveram mínimas abaixo dos 5°C neste sábado. Santa Rosa, Erechim e Frederico Westphalen registraram temperaturas próximas dos 4°C.

Confira como deve ficar o tempo nos próximos dias:

Domingo: Estado deve ter tempo seco e predomínio de sol, com temperaturas mínimas próximas de 1°C na Serra e máxima de 26°C no Norte. Há previsão de geadas em várias regiões do Estado.

Segunda-feira: Temperaturas sobem e tempo segue seco. Máximas podem chegar aos 30°C no Oeste e no Norte. Não há previsão de geada.

Terça-feira: Chuvas podem atingir a Capital e o Leste do Estado. Previsão é de mínima de 2°C e máxima de 21°C.

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraProposta do MP sobre organizadas desagrada ao Grêmio, que levará decisão ao Conselho. http://t.co/Kx1ztmdEQ3há 12 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @triunfoconcepa: Movimentação lenta da Arena do Grêmio (km 94) ao Acesso a Cachoeirinha e Av. Assis Brasil (km 88), no sentido POA-LIT.há 30 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros