Previsão do tempo20/08/2012 | 08h02

Chuva começa a avançar pelo Estado

Depois de um dia de calor, instabilidade deve atingir regiões Central e Metropolitana entre a tarde e a noite

Enviar para um amigo
Chuva começa a avançar pelo Estado Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Uma névoa cobria Porto Alegre no começo da manhã Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

A instabilidade que atinge desde quinta-feira as fronteiras Sul e Oeste deve finalmente avançar hoje em direção ao centro do Estado. Deve chover até o meio da tarde na região de Santa Maria e, à noite, em Porto Alegre, mas os acumulados não deverão ser expressivos.

Antes da chuva, a segunda-feira deverá ser marcada, a exemplo dos últimos dias, pelas altas temperaturas, o que aumenta o risco de temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades com vendavais, raios e possibilidade de queda de granizo em áreas do Oeste, Campanha e Sul do RS.

Durante a madrugada, as precipitações foram mais intensas em Uruguaiana (28,6 mm, entre a meia-noite e às 6h, na estação local do Instituto Nacional de Meteorologia), Santana do Livramento (17,6 mm), Bagé (14,6 mm), Quaraí (15,8 mm), Dom Pedrito (11,4 mm), Chuí (10 mm) e Jaguarão (5,6 mm).

Hoje, a máxima deve chegar a 28°C, na Capital, e a 30°C, no Vale do Sinos. O calor também deve continuar no norte do Estado, onde o tempo de vê ser manter seco e não há previsão de chuva.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

A instabilidade, no entanto, não provocou queda das temperaturas. A madrugada foi abafada em todo o Estado, com os termômetros na faixa dos 15°C aos 20°C na maioria das estações do Inmet e da RBS. Em Uruguaiana, a mínima, até as 6h, foi de 18,8°C, em Alegrete, de 19,1°C, e em São Borja, de 19,9°C. As mínimas ocorreram, mais uma vez, nos Campos de Cima da Serra: fez 9,9°C, em São José dos Ausentes, e 11,8°C, em Vacaria.

Em Porto Alegre, a mínima, até as 6h, foi de 17,8°C. Na terça-feira, o tempo volta a ficar seco e o calor continua dominando até sexta-feira, quando uma nova frente fria deve trazer instabilidade ao Estado, desta vez provocando a queda das temperaturas.

O final de semana deve ser chuvoso e frio, com mínimas inferiores a 10°C no centro-sul do Estado no domingo.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

Siga perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero Hora@O_Aborigene Sim. O Bloco de Luta pelo Transporte Público marcou um protesto para hoje no localhá 1 horaRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraInter envia representante à Argentina para negociar contratação de Carlos Luque. http://t.co/mSfG3N8utohá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros