Fé no trânsito29/07/2012 | 14h27

Procissões homenageiam padroeiro dos motoristas no Estado

Missa campal deu a largada para o percurso de veículos em Porto Alegre

Enviar para um amigo
Procissões homenageiam padroeiro dos motoristas no Estado Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Organização estimou a participação em mais de duas centenas de caminhões na zona sul da Capital Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

A devoção a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, movimentou a manhã deste domingo na comunidade do Chapéu do Sol, na zona sul de Porto Alegre. Por volta das 10h, uma missa campal deu início as comemorações do dia do santo, festejado na próxima terça-feira.

Centenas de veículos acompanharam o caminhão que transportou a imagem do santo desde a Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, seguindo por vias do bairro Belém Novo até o Lami.

— Moro em Gravataí e participei com o carro da empresa. Ao todo são 30 caminhões. Agora estamos protegidos. Este ano o movimento foi maior que o ano passado — disse Gilson Roberto Quadros, 30 anos, ao final do percurso.

Além da bênção dos veículos, um almoço com churrasco foi programado no salão paroquial da comunidade.

— A festa é tradicional, tem há mais de 40 anos, mas os jovens agora estão reativando e aumentando o público — contou a moradora Ana Cristina Delavi Gama.

Em Passo Fundo, o domingo amanheceu com chuva forte e buzinaço. A procissão motorizada de São Cristóvão levou mais de cinco mil veículos às ruas da cidade. Os caminhões e carros formaram um comboio nas principais ruas e avenidas para o buzinaço em homenagem ao santo reconhecido pela proteção aos caminhoneiros. Em frente a igreja do bairro que leva o nome do santo, os fiéis foram abençoados com água benta.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraEntre Porto Alegre e Guaíba, há pontos de lentidão.há 4 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraConforme PRF, trânsito flui nos dois sentidos da BR-116.há 5 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros