Clima11/07/2012 | 08h21Atualizada em 11/07/2012 | 12h09

Mínima chega a 1,5°C em São José dos Ausentes e frustra expectativa de neve na Serra

Temperaturas mínimas não baixaram de 0°C nos pontos mais altos do Estado na manhã desta quarta-feira

Enviar para um amigo
Mínima chega a 1,5°C em São José dos Ausentes e frustra expectativa de neve na Serra Adriana Franciosi/Agencia RBS
Na casa de Jaci Jesus Macedo, o fogo permanece queimando lenha o dia Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Para quem não está acostumado, a marca de 1,5°C no termômetro do centro de São José dos Ausentes no amanhecer dessa quarta-feira pode parecer congelante. Mas aos moradores da cidade mais alta do Estado, a marca positiva na temperatura é encarada normalmente para um dia de inverno.

A mínima registrada oficialmente pelo Inmet na cidade foi de 3,3°C. Na manhã de terça-feira, a menor temperatura havia sido de 8,1°C. Na manhã desta quarta, o tempo está aberto, com sol na cidade.

A chegada do frio era aguardada, assim como a neve. Mas a chuva intensa veio com mais velocidade do que a massa de ar gelado à Serra na noite de terça-feira. Choveu muito até o início da madrugada e os cristais de gelo não se formaram. Pela alta umidade, também não houve formação de geada.

— Não está tão frio. Na quinta deve ser pior, com geada — disse um dos moradores que se aglomeraram à frente da Igreja por volta das 6h na espera pelo ônibus a Vacaria.

Para amanhecer bem aquecidos, o segredo dos moradores está no chimarrão em torno do fogão à lenha. Na casa do aposentado Jaci Jesus Macedo, 59 anos, o fogo é acesso antes das 7h e permanece queimando lenha durante todo o dia quando as temperaturas são negativas.

— Hoje está ainda boa a temperatura, aí à tarde o fogo se apaga — conta a sobrinha Elizandra Velho Macedo, 18 anos, acostumada com a intensidade do frio serrano.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

Notícias Relacionadas

Clima  11/07/2012 | 07h43

Pelo menos 20 cidades gaúchas amanheceram com temperatura abaixo de 5°C

Dia começa nublado no RS, mas com previsão de tempo aberto para a tarde

Comentar esta matéria Comentários (1)

ALESSANDRA OLMES

OI BOA TARDE A MATÉRIA É ÓTIMA MAS A MOÇA QUE ESTÁ COM AS MÃOS PARA SE ESQUENTAR EM CIMA DO FOGÃO ALENHA É ERRADO ISSO DA REUMATISMOS NAS MÃOS APESSAR DO NOSSO FRIO SEM MUITO INTENSO ATENCIOÇAMENTE OBGDA

11/07/2012 | 12h39 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraLíder e Parmalat farão recall de 300 mil caixas de leite devido à adição de formol: http://t.co/QcAz09h3Ejhá 3 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCentenas de pessoas acompanham a Encenação da Via Sacra no Morro da Cruz em Porto Alegre: http://t.co/us5wmazYiqhá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros