Animais21/06/2012 | 06h05

Pinguins morrem em redes em Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina

Pescadores encontram dezenas de aves mortas na beira de uma praia da cidade

Enviar para um amigo
Pinguins morrem em redes em Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina Marcelo Becker/Agencia RBS
Dezenas de pinguins aparecem mortos enrolados em redes de pesca em Balneário Arroio do Silva, no Sul de SC Foto: Marcelo Becker / Agencia RBS
Mais de 40 pinguins apareceram mortos na beira da praia em Balneário Arroio do Silva, no Sul do Estado, nesta quarta-feira. Os pescadores artesanais que encontraram os animais garantem que o fato foi provocado por redes de pesca de âncora, nas quais os pingüins acabaram enrolados e enforcados.

Dos animais mortos recolhidos, pelo menos a metade estava com restos de linhas de redes de pesca. O presidente da Associação de Pescadores Artesanais do município, Antônio Carlos Borges, sustenta a hipótese de que a redes fixadas no mar por uma âncora e em terra por uma estaca fincada na areia foram os causadores da mortandade.

— Quando são puxadas essas redes trazem consigo peixes e vários pinguins mortos. Isso é um perigo para a natureza e também para banhistas e surfistas — garante o pescador.

Alguns moradores que pararam para observar as dezenas de pinguins mortos disseram ter visto outros animais da espécie e também duas pequenas tartarugas mortos nas proximidades da foz do Rio Araranguá. Os pescadores aguardavam a chegada de algum órgão oficial fiscalizador para então enterrar os pingüins.

Pesca com rede está liberada

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Laguna, Major Jefer Francisco Fernandes informou que a chamada pesca com rede de espera com âncora estava proibida, mas uma nova portaria do Ministério da Pesca liberou a prática na semana passada. Ele informou que fará hoje uma fiscalização para constatar se os equipamentos utilizados no Balneário Arroio do Silva estão de acordou com a lei ou se existe mesmo alguma irregularidade que coloca em risco os animais marinhos.

Notícias Relacionadas

Ambiente 19/06/2012 | 07h05

Pinguins aparecem na Praia de São Miguel, em Biguaçu

Ambientalistas explicam que animais não devem ser retirados da água, nem colocados no gelo

Ilha de SC 15/06/2012 | 09h42

Pinguim jovem é encontrado morto na Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Animal deve ter sido trazido pelas correntes marinhas do Sul

Comentar esta matéria Comentários (8)

Juliano

Foi o Batman! Brincadeiras a parte, não é de hoje que as redes matam sem dó nem piedade. São tartarugas marinhas, botos, golfinhos, etc. Mesmo com a fiscalização e o esforço dos pescadores isso ainda acontece, infelizmente.

21/06/2012 | 19h04 Denunciar

Alexandre Goulart

O lucro sempre acima do respeito à natureza! Malditos seres humanos dinheiristas...

21/06/2012 | 15h43 Denunciar

Teresinha Winter

É UMA VERGONHA !!! Cadê o Ministério Público? Vão ver se as redes estão de acordo com a "lei"? Agora, depois que todos esses animais morreram? E depois, se ninguém mais for olhar, quantos mais morrerão? Essa porcaria de Ministério da Pesca tem de ser responsabilizado. Quem vai fazer isso?

21/06/2012 | 12h25 Denunciar

Denifer

O Ministério da Pesca é totalmente ultrapassado, é do tempo em que o rendimento imediato importa mais do que o futuro.Fomenta a exploração desenfreada ao invés de alternativas sustentáveis. O q só ajuda a tornar os pescadores mais miseráveis a cada dia, pois cada vez mais eles tem menos o q pescar.

21/06/2012 | 11h23 Denunciar

João

Enquanto ocorre a Rio+20 e se discute o futuro do meio ambiente, as autoridades e pessoas não fazem nada pelo presente. E se as redes estavam proibidas por que foram liberadas? E por que não se fiscaliza, pois observo este arrastão a mais de 4 anos no Balneário Arroio do Silva? Hipócritas!!!

21/06/2012 | 10h58 Denunciar

Mariangela

Espero que com essa tragédia que aconteceu no Arroio, o Ministério da Pesca volte atrás da decisão e proíba em definitivo esse tipo agressivo de pesca...Revoltante essas mortes todas!!!

21/06/2012 | 10h40 Denunciar

Debora

Que absurdo!! Os animais vão continuar morrendo? O que vai ser feito? é óbvio que este tipo de pesca deve ser banida. Pobres animais, que tristeza.

21/06/2012 | 09h53 Denunciar

cris vargas

Fico me perguntando, até onde vai a burrice humana, a falta de noção e a falta de conhecimento, como liberam algo que vai matar muitas espécies, pelo amor de Deus, o homem ainda vai acabar comendo dinheiro que ele adora, e não vai demorar muito pra isso acontecer...