Norte do Estado20/06/2012 | 11h02

Pai salva bebê afogado com orientação de PM por telefone em Passo Fundo

Ligação ao 190 foi feita quando o menino de um ano e dois meses se afogou na banheira da casa

Enviar para um amigo

A voz firme de uma policial da Brigada Militar a um pai em desespero salvou a vida de um bebê em Passo Fundo, no norte do Estado. O caso aconteceu na noite de terça-feira, numa casa da rua André Pithan, no bairro São Cristóvão, onde a família mora.

Maritiele dos Santos banhava o seu filho de um ano e dois meses e o levantou abaixo do chuveiro para lavar a cabecinha e ficou apavorada ao ver que ele estava se afogando.

- Foi horrível, ele ficou roxinho na hora, parou de respirar achei que tinha perdido meu filho - conta Maritiele.

Na tentativa de salva o bebê, o pai começou a gritar por socorro na porta de casa. O vizinho, o assistente administrativo Eduardo João Xavier, 30 anos, ouviu os gritos e pela janela, teve a pior visão de sua vida.

- Ele gritava apavorado, e segurava o bebê nu, nos braços, molinho,  parecia um boneco sem vida - contou.

Com ajuda do vizinho, Fernando Ibaldo dos Santos, 25 anos, ligou para a Brigada Militar. O relógio marcava 19h40min, quando a sala de operações da Brigada Militar recebeu a ligação desesperada. Santos, informava que o seu filho de um ano e dois meses havia se afogado no banho e não respirava mais. Enquanto o socorro era enviado ao local, a policial militar Patrícia da Silva, 27 anos, que atendia ao telefone sentiu que o tempo para percorrer a distância entre o quartel e a casa da criança poderia ser fatal para o bebê.

Pedindo que o homem se acalmasse, a policial  passou a orientar o pai para que colocasse a criança de bruços sobre suas pernas, segurando o peito do filho com a mão esquerda e com a direita pressionando as costas em direção à nuca, com movimentos leves. O pai seguiu a orientação até que a criança começasse a expelir a água e voltasse a respirar.

- Eu pedi que não parasse nenhum minuto e que o vizinho olhasse se o bebe estava de olhos abertos. Quando ele gritou que os olhos do menino abriram e já ouvi o choro dele, muito forte e senti uma emoção incrível - conta.

Quando a viatura da Brigada Militar chegou à casa da família, o pai, aliviado, mantinha a criança de bruços. O bebê Fernando Ibaldo dos Santos Filho, foi levado ao Hospital São Vicente de Paulo, onde foi medicado e passa bem. Fernando teve alta do hospital e já está em casa, com a família.

- Se não fosse pela policial, meu filho não estaria hoje nos meus braços, tenho muito a agradecer à Patrícia e a Brigada Militar - conta Maritiele.

Comentar esta matéria Comentários (13)

Patriciele

Vc é uma Heroina,Sou irma da SD PATRICIA DA SILVA,todos nos da família estamos lisonjeados,orgulhosos pela atitude serenidade pelo amor ao próximo,pela coragem e confiança em suas atitudes,que fez com que fosse firme em ajudar alguém que que estava desesperado por ajuda.Que isso seja de exmplo p/tds

20/06/2012 | 23h24 Denunciar

Gabriel

Muito legal mesmo, parabéns a todos, história realmente emocionante.

20/06/2012 | 22h35 Denunciar

Angelo

Por essas e outras que ainda vale a pena acreditar! Realmente os bons ainda são maioria! Eles (nós) somos a salvação deste mundo...

20/06/2012 | 19h20 Denunciar

Nadia

Emocionante! Fiquei muito tocada, aconteceu algo parecido comigo quando minha filha era pequena... Parabéns para Patricia, um anjo que atendeu ao chamado naquele momento de desespero.

20/06/2012 | 17h43 Denunciar

Bruna

Que história maravilhosa!!! Principalmente pelo final feliz!!! Além do excelente trabalho da policial Patrícia, a matéria foi escrita com riqueza de detalhes e capaz de comover o leitor!! Parabéns a todos!!

20/06/2012 | 17h26 Denunciar

Janaina

Pois é.. meu marido é policial.. e quando nosso filho nasceu já me ensinou muitas coisas que eu poderia fazer caso acontecesse algo e ele nao estivesse em casa. Me sinto preparada, mas sei que o coracao aperta nessas horas.. li a materia com lagrimas nos olhos..

20/06/2012 | 14h47 Denunciar

JANE SANTOS DE PAULA

EMOÇÃO PURA, QUE BOM PODER CONTAR COM ANJOS ASSIM!!!!PARABÉNS PATRICIA, VOCÊ É DEMAIS!!!!!!

20/06/2012 | 14h41 Denunciar

Paulo

O interessante é que o caso na verdade é um problema da área de saúde. Mas após as 1800, no RS, contamos mesmo com a velha Brigada Militar!!! Uma ótima brigadiana!!!

20/06/2012 | 14h41 Denunciar

Rafael

Eu sou pai e li a materia muito angustiado, imaginando o desespero. Fiquei aliviado em ver que teve um final feliz devido a tranquilidade da policial que soube ser "fria" e orientar um pai desesperado. Bom saber que temos estas pessoas, em algum lugar e a todo momento prontos para nos ajudar.

20/06/2012 | 13h25 Denunciar

Alexandre

Nao podia nao deixar meus sinceros parabens a mais uma acao de nossa brigada militar, salvando a vida de alguem por telefone, algo raro de ser ver hj em dia a dedicacao em servir bem ao povo,essa familia em desespero e alguem do outro lado com calma e presteza conseguindo ajudar.

20/06/2012 | 13h16 Denunciar

Claudio Marcio Ritta Moreira

Parabéns a esse anjo chamado Patricia da Silva ( Policial Militar ), é isso que nos faz sentir muito orgulho da nossa Policia Militar, e principalmete da nossa querida e amada terra Gaúcha. Um grande abraço a todos os Gaúchos e Gaúchas de todas as querências..

20/06/2012 | 12h55 Denunciar

Vânia Cristina

RESSALVO A IMPORTÂNCIA DE TERMOS POLICIAIS BEM FORMADOS, PREPARADOS PARA AGIR COM DESTREZA, FIRMEZA E EQUILÍBRIO NESTAS SITUAÇÕESCRUCIAIS EM QUE PODEMSALVAR VIDAS! PARABÉNS PELO DESEMPENHO!

20/06/2012 | 12h53 Denunciar

lauro cesar

Um grandioso trabalho dos soldados. Uma vida poupada! Parabéns!

20/06/2012 | 12h50 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFim de jogo! Inter bate o Vitória por 1 a 0 na estreia no Brasileirão http://t.co/Xysr5mszM5há 1 horaRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraNo centro, aulas de música contemplam cerca de 100 crianças e adolescentes. Agora, há turmas na periferia também :) http://t.co/FPIl7IldW3há 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros