Polêmica na igreja20/06/2012 | 18h45Atualizada em 20/06/2012 | 20h31

Catequese de adolescente autista deve ser reiniciada em Bom Princípio

Bispo intervém pelo fim da polêmica e pretende reunir padre e a família

Enviar para um amigo
Catequese de adolescente autista deve ser reiniciada em Bom Princípio Miro de Souza/Agencia RBS
Cássio Maldaner, 13 anos, com os pais Foto: Miro de Souza / Agencia RBS
Uma reunião nos próximos dias deve colocar em contato o padre Pedro José Ritter, de Bom Princípio, no Vale do Caí, e a família de Cássio Maldaner, 13 anos. Definido pelo bispo de Montenegro, Dom Paulo de Conto, o encontro deve servir para acalmar a polêmica criada depois que o pároco retirou o adolescente autista da fila para a primeira comunhão, na missa do último domingo, causando indignação na família.

Na última segunda-feira, dia 18, foi lembrado o Dia do Orgulho Autista, comemorações que estão sendo estendidas ao longo dessa semana. Também por isso, o caso chamou a atenção de entidades, como Associação dos Pais e Amigos do Autista do Rio Grande do Sul.

A repercussão surpreendeu a igreja. A partir das redes sociais, parte dos moradores da cidade conseguiu chamar a atenção para o que acreditam ser um ato discriminatório do pároco da igreja Nossa Senhora da Purificação. Nesta quarta-feira, o padre reiterou que não houve exclusão, mas sim, o adiamento da eucaristia de Cássio.

Passada a polêmica, o adolescente deve reiniciar o processo de catequese. Para o bispo, pode ter acontecido uma falha no processo, que agora, deve ter o acompanhamento da igreja. 

—  Não podemos como isso vai acontecer. A primeira comunhão dele é uma coisa que vai ser conversada e remarcada, ainda sem prazo — afirma Dom Paulo de Conto.

Comentar esta matéria Comentários (16)

Rafael de David Nunes

Concordo com o que diz Israel Lamb: a atitude do padre está correta! Só quem é católico entende porque o menino não pode receber a hóstia. Quando estiver devidamente preparado poderá recebe-la. As pessoas que criticam o padre e a igreja católica deveriam se informar melhor antes de emitir juizos.

21/06/2012 | 16h56 Denunciar

Getúlio Carlos Werminghoff

A pergunta que faço é o que Jesus faria nesta situação do menino?o fato do padre dizer que ele não estava preparado é puro julgamento da carne e não do Espirito Santo.

21/06/2012 | 15h58 Denunciar

badalotti

Quanta inabilidade deste padre.Se não queria que o menino se comungasse, então, iria na casa dos pais e falaria em off, iria expor suas ideias e o porque de não aceitar. Pq deixou de última hora? Expos a igreja num ridiculo desse e ele tbm.Acredito no meu Deus, mas não nos padres.e sou católico.

21/06/2012 | 14h19 Denunciar

Israel Lamb

A atitude do Padre está correta. Não há nada de preconceito: qualquer pessoa que não esteja preparada será impedida de receber a Eucaristia. A mãe poderia ter evitado o constrangimento preparando o filho ou não colocando-o na fila. Ela sabia muito bem o alvoroço que estava gerando.

21/06/2012 | 11h52 Denunciar

eduardo

Isso aí é falta do que fazer mesmo! Vão vestir o guri de anjinho tbm pra agradar a mamãe e o papai? Fiz catequese com 12 anos na base da obrigação... E já achava aquilo ridículo. Nada contra a crença das pessoas, mas na minha opinião a escolha de fazer ou não deve ser do indivíduo e não da família.

21/06/2012 | 10h48 Denunciar

Israel Lamb

Hoje se tem uma falsa noção de justiça, herdada do iluminismo: pensa-se que justiça é tratar a todos com igualdade, como se não houvessem diferenças. Na verdade, justiça é dar a cada um o que lhe é devido. Se o que vale é a igualdade, sugiro que os cegos lutem para poderem dirigir, por exemplo.

21/06/2012 | 10h09 Denunciar

Paulo

Não esperem uma atitude da Igreja...

21/06/2012 | 10h07 Denunciar

ASSIS SETEMBRINO DOS SANTOS

Penso que o Pe.Pedro fixou-se na regra e não na religião. Só porque faltava uma parte do curso de Catequese,impediu uma alma de receber o Sacramento. Como agente da Igreja Católica devia saber que o corpo pode ter deficiências mas a ALMA é a mais perfeita criação de Deus.

21/06/2012 | 10h07 Denunciar

Israel Lamb

Se ele não entende que está recebendo a Eucaristia que É o corpo de N. Sr. Jesus Cristo - e não apenas representação - então não deve recebê-lo. Parabéns ao Padre pelo zêlo à Sagrada Eucaristia!

21/06/2012 | 10h06 Denunciar

ricardo

que vergonha PADRE PEDRO.é o cúmulo essa atitude tomada pelo Sr.espero que a IGREJA CATÓLICA tome as devidas providências,pois para DEUS PAI,ninguem é diferente de ninguém.e isso o Sr. prega na MISSA.mas não coloca isso em prática.VERGONHA PARA BOM PRINCIPIO ter um PADRE assim como o Sr.

21/06/2012 | 07h08 Denunciar

Alvaro Kervald

Acho uma vergonha que isso ocorra no brasil que a igreja sempre fala em amor ao proximo e que todos devem ser cristão é inadimicivel ele participar novamente de catequese pois acho que aquele dia sim seria muito especial para essa familia e esse garoto pois tinha 70 crianças fazendo comunhão.

20/06/2012 | 23h26 Denunciar

P.A.C

Que pobreza de espírito deste padre!

20/06/2012 | 23h08 Denunciar

marcelo pereira (male)

É incrivel que ainda exista este tipo de atitude.

20/06/2012 | 23h04 Denunciar

janice sassett

Minha total indignação sobre a atitude deste padre,que deveria ser um pouco mais humano e ter mais compaixão para com esta família, que já sofre com o problema do filho, e mais ainda com o preconceito da sociedade.Por atitudes como deste padre as Igrejas cada dia ficam mais vazias.

20/06/2012 | 22h33 Denunciar

rogeriodels

Parece que as pessoas esqueceram o que significa a hóstia. para que não lembra :Até mesmo ao padre : a hóstia representa o sangue e o corpo de cristo. e ,até onde se sabe cristo veio para salvar os doentes e oprimidos ! Então porque negar a este?.

20/06/2012 | 21h31 Denunciar

Derli

ONDE FICA A FRATERNIDADE? SEM FALAR EM EDUCAÇÃO,RESPEITO AO PRÓXIMO,QUE TIPO DE PADRE É ESSE? QUE VERGONHA PARA A IGREJA.

20/06/2012 | 20h22 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraBM monitora casa dos Boldrini após moradores ameaçarem incendiar o local http://t.co/PR4wcbU3qhhá 4 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFim de jogo! Inter bate o Vitória por 1 a 0 na estreia no Brasileirão http://t.co/Xysr5mszM5há 6 horas Retweet
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros