Polêmica25/05/2012 | 22h09

Promotor reitera discurso sobre as obras do Beira-Rio: "A situação é crítica"

Fábio Sbardelotto diz que Ministério Público não se privará de fiscalizar e que quer evitar tragédia

Enviar para um amigo
Promotor reitera discurso sobre as obras do Beira-Rio: "A situação é crítica" Omar Freitas/Agencia RBS
Em obras, Beira-Rio sofre com riscos aos frequentadores, segundo o Ministério Público Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

O Ministério Público é claro: o pedido de interdição do Complexo Beira-Rio ocorre apenas por questões de segurança à população que frequenta a casa colorada. Mais do que isso: ratifica que não vai ser conivente com um laudo que gerou um alvará com pelo menos 30 restrições às normas, corriqueiras a qualquer obra. Precisa, neste caso, fiscalizar. E, conforme o promotor Fábio Sbardelotto, não vai se privar disso.

Leia mais:
Promotor argumenta pedido de interdição do Beira-Rio: "Depois de uma tragédia, não tem como remediar"

Bombeiros e policiamento garantem que Beira-Rio tem condições de segurança
MP pede na Justiça interdição do Beira-Rio durante obras para a Copa
Reformas no Beira-Rio alteram a rotina no interior do estádio
Especial: como o Inter remodelará o estádio Beira-Rio

Sbardelotto responde de maneira direta quando questionado sobre a autoriação da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, que liberam a realização de jogos e eventos sem plena segurança, conforme o MP, em meio a uma situação considerada crítica. Ele diz que, depois, caso o Judiciário julgue conveniente a presença de público em jogos e eventos, o ônus é exclusivamente do Judiciário.

— São requisitos que qualquer prédio tem que ter para ser habitado. O estádio só estará em condições depois de plenamente acabado. Então, não se pode tolerar o perigo — argumenta o promotor.

Confira a entrevista:

zhEsportes — O Ministério Público foca somente nos problemas hidráulicos e de segurança em caso de tumulto?
Sbardelotto —
A petição inicial tem todos os argumentos. Falta a carta de habitação. Ela existe, mas é do modelo antigo, de antes das reformas. Em virtude das transformações, precisa-se de uma nova carta, pois o Beira-Rio será praticamente um novo estádio. Depois de concluídas as obras, o Município que faça as vistorias necessárias para conferir se tudo foi realizado conforme o projeto. Hoje, não existiria carta para estádio novo, em obras.

zhEsportes — E a questão dos problemas hidráulicos?
Sbardelotto —
Não é só questão hidráulica. São vários equipamentos que não estão de acordo com a legislaçao. Isso foi apontado pelo relatório dos bombeiros. Mais de 30 pontos de adequação não estão conforme a legislação. Há a parte hidráulica, elétrica, segurança dos estabelecimentos como um todo. São vários aspectos.

zhEsportes — Os problemas podem atingir também, além dos torcedores e da imprensa, funcionários do clube?
Sbardelotto —
São requisitos que qualquer prédio tem que ter para ser habitado: elétricos, hidráulicos, iluminação, sinalização... Requisitos de segurança que a legislação de seguranca exige. Alguns, o estádio tem, outros estão improvisados e outros faltam. Como não há plenitude dos instrumentos e equipamentos, há o risco. A gente não pode imaginar o que vai ou não acontecer. Se o prédio precisa disso, é porque não está perfeito, não está correto.

zhEsportes — O que o Ministério Público aponta como improviso e que poderia virar um problema de maior proporção?
Sbardelotto —
Aquela vez dos banheiros químicos foi uma adaptação (episódio em que a torcida do Grêmio ateou fogo em banheiros químicos colocados na área destinada aos gremistas no Estádio Beira-Rio). Eles não deveriam ter sido colocados em meio a aquele tamanho número de pessoas. Não temos como medir uma tragédia. A Brigada dá segurança, mas não quando uma grade é serrada em meio a uma partida, como já aconteceu. Uma fagulha pode atingir o olho de um torcedor, pode queimar a roupa das pessoas. Depois que acontece, aí o Ministério Público é tachado de omisso. Não podemos ser acusados de omissão. Temos documentos na ação. Existe um laudo que é do próprio Internacional. A situação elétrica é crítica. São vários aspectos.

zhEsportes — O senhor não acredita ser exagerado esperar uma revolta em meio a 30 mil pessoas, que, normalmente, pode ser controlada pela Brigada porque, quando isso acontece, é protagonizada por uma minoria absoluta?
Sbardelotto —
A grande maioria dos torcedores são gente absolutamente correta, que não dão problema. Sempre há uma minoria que causa todos os problemas. Se já ocorreram situações muito delicadas, provocadas por uma minoria, quando há uma população maior, não sabemos qual o resultado final disso.

zhEsportes — Na hora da confusão, pode ser complicado mensurar o tamanho do risco.
Sbardelotto —
Basta iniciar uma correria e as pessoas boas começarem e fugir do tumulto. Haverá uma tragédia. O estádio se encontra em reforma, há crateras, obras, há grades. Na hora do tumulto, as pessoas querem fugir. Amassa um, cai outro... A gente não tem como lidar, contemporizar com o mínimo risco num ambiente desses. Não é uma casa qualquer, um apartamento, que temos problemas diários e menores, o espaço é muito propício ao risco.

zhEsportes — O MP vê alguma forma de liberar o Beira-Rio para eventos e jogos?
Sbardelotto —
É preciso agir com cautela. Exemplo: pergunte aos bombeiros se eles dariam um alvará de segurança plena do estádio. Isso nunca foi fornecido. Não há. Foi liberado com restrições. Há duas opções: uma é sem restrições, a outra é com. Os mais de 30 itens precisam ser implantados, adequados, e não apenas melhorados. Se o estádio tem condições, que se dê um alvará de plenas condições. Aí o Ministério Público fica tranquilo.

zhEsportes — As condições de segurança, portanto, não são plenas.
Sbardelotto —
Não podemos tolerar que a população ingresse num estádio com as restrições que, sabe-se, existem. Se alguma autoridade quer arcar com o risco, não vai ser o Ministério Público. Tomara que não aconteça nada. Até acho que não vai acontecer. Mas é muito estranha a afirmação de que o estádio está em condições se há inúmeras restrições apontadas. Basta, no mínimo, um acidente. Quem será o responsável? Quem permitiu que ocorresse? A Brigada e os Bombeiros deram condições, mas não eram plenas as condições.

zhEsportes — A situação é de fato tão crítica assim?
Sbardelotto —
Se querem liberar, que liberem, mas que arquem com os riscos. O Ministério Público não vai ser conivente com isso. Em respeito com quem habita e vai frequentar o estádio. A nossa preocupação é com a população inocente. O risco não é mínimo. A situação é crítica. Há problemas hidráulicos. Pode não acontecer. Mas pode acontecer. Ninguém pode perder um dedo, ter um corte, as pessoas são inocentes, vão junto com os seus filhos. A segurança tem que ser grande. O cidadão inocente acha que o Estado está cumprindo a sua função. E nós sabemos que isso é delicado e complicado.

Comentar esta matéria Comentários (48)

Carlos Heinze

essa estória está muito parecida com aquela envolvendo o "fifa", no campeão do mundo, que um porta de cadeia gremista recalcado criou um caso. mas todos aqui sabem quem é campeão do mundo fifa ou toyota

23/06/2012 | 07h50 Denunciar

Carlos Heinze

é evidente que este promotor(zinho) é gremista. Como tem um recalque muito grande por não ganhar nada dentro de campo ficam arrumando picuínhas fora dele. acontecimento violento no estádio só patrocinado pelos bagaceiras gremistas.

23/06/2012 | 07h46 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO

Ah , chegou o "inteligente do Valente", valente só no nome, pelo jeito. Se acha o cara... Pessoas do teu perfil são uns fracassados recalcados com alguma coisa... Conheço esses tipinhos. O Papa da opinião: Luiz Valente...

01/06/2012 | 14h59 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO

Sou Eng. Civil e Arquiteto e realmente é um risco em dias de jogos. Sou colorado e acho certo interditar mesmo. Agora, para os gremistas, reduzam-se, saiam dessa discussão, que não tem nada a ver com vcs. Vamos alugar o Olímpico, que é da OAS, nada a ver com Gremio. Vcs vão jogar em Cidreira.

01/06/2012 | 14h47 Denunciar

CAMPEÃO DE TUDO

perdemos a Copa das Confederações?? Vcs não perderam nada, pois nunca tiveram nada. Chamem o Ronaldinho pra inaugurar a Arena da Rebaixada de vcs, só cuidem com os acidentes aéreos, já que estão debaixo da rota dos aviões...

01/06/2012 | 13h40 Denunciar

PRA

Esse time é bem varzeano mesmo, já perdemos a Copa das Confederações por causa desses incompetentes, a agora vão sediar a Copa sem teto para a torcida, que obviamente vai tomar banho de chuva durante os jogos. Estão sempre envolvidos com falcatruas e malandragem, esse não é um clube gaúcho.

28/05/2012 | 10h12 Denunciar

Cláudio ntunes

É só dar uma briga dentro do estádio que pode morrer tanta gente quantas morreram nestes jogos citados aí embaixo. Será que não entendem isto? Sou colorado, mas acho que o risco é muito grande, e se a lei está aí, é pra ser cumprida. Como querem sedar a Copa se não querem seguir as normas?

27/05/2012 | 23h22 Denunciar

Ricardo

Independente do time que eu torça, não me exporia à um risco de subir em um estádio nas condições do Beira Rio...pra quem conhece alguma coisa de construção sabe que os bombeiros e brigada colocam qualquer um pra verificar essas coisas, aprovando coisas absurdas ($$$$)! Azar de quem se submeter!!!

27/05/2012 | 10h13 Denunciar

Lauro Machado

Pelos comentários, os colorados não tem a menor noção do que seja ética, responsabilidade, leis, respeito,...Preferem taxar o promotor de gremista e citar outros problemas q não tem nada a ver com o caso. Ele está cumprindo a obrigação dele, senão seria omisso! Depois da tragédia não adianta chorar

27/05/2012 | 02h15 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Parem de passar atestado de burrice! Que mico! Vcs não têm vergonha dos gremistas precisarem explicar para o pessoal do "clube do povo"? E é claro que o promotor é gremista, senão ele não teria condições de explicar tão bem pra vcs! E mesmo assim a maioria não entende! Fogo em concreto! Há! Há! Há!

27/05/2012 | 01h59 Denunciar

Luiz H. S. Valente

...(cont.)Em 1989, no jogo Nottingham Forest x Liverpool, morreram 96 pessoas e mais de 200 ficaram feridas. Não é por causa de incêndio e sim por tragédias como estas! Vcs são tão burros que não conseguem entender isto? Vcs não têm vergonha q seja preciso um gremista, como eu, explicar pra vcs?

27/05/2012 | 01h52 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Gilberto, é claro que nenhum estádio incendiou na era moderna, mas em 1964, no jogo Peru x Argentina morreram 318 pessoas e mais de 500 ficaram feridas. Em 2001, no jogo Hearts of Oak x Kumasi Ashanti Kotoko, em Gana, morreram 126 pessoas 200 ficaram feridas. Em 1989, no jogo (conttinua)...

27/05/2012 | 01h45 Denunciar

edson

Seu Daniel,obra parada é uma coisa,obra em andamento é bem diferente!Por favor deixem de ser arrogantes,só pensam no bem estar q o futebol trás, em nenhum momento pensam no perigo q é superlotar um estádio que está a cada dia + fragilizado pela demolição,estrutura debilitada é sinõnimo d desabamento

27/05/2012 | 01h36 Denunciar

Alex

Com Todo Respeito, o estádio está em obras a mais de um ano com todo tipo de evento. Esse SR do MP está querendo aparecer ou tem outras intenções que todos sabem quais são. VAMOS TIRAR A CAMISA DO COPRPO SR DO MP!

26/05/2012 | 21h01 Denunciar

Daniel

Essa gente gosta de aparecer!!!! o beira rio ficou quase um ano com obras paradas e ninguem falou nada sobre perigo nos jogos, agora que as obras retomaram vem um promotor babaca e vem falar sobre perigo!!!! Como tem gente que gosta de aparecer nesses momentos

26/05/2012 | 20h48 Denunciar

PRA

Interdita, e que joguem no Passo D`Areia, nada de emprestar o Olímpico.

26/05/2012 | 18h31 Denunciar

edson

Corretíssima a atitude do MP, a mais de 30 dias enviei um e-mail pra ouvidoria do S.C.I sobre o absurdo q eles estão cometendo...graças ao meu bom DUES q o MP tmbm enxergou o perigo a tempo,q vão disputar partidas no Haiti,mas que cuidem e zelem pelo ser humano!!! no mais da-lhe INTER rumo ao TETRA

26/05/2012 | 18h30 Denunciar

elias

É mais seguro estar no meio da multidão no beira rio - mesmos em ruinas, que não é o caso, que nas ruas de porto alegre e outras cidades do rs. Espero que os grandes promotores interditem as ruas, praças, meios de transporte e nossas casas, pois também são muito perigosas!

26/05/2012 | 18h11 Denunciar

Ricardo

isso aí, nao deixem o chiqueirão cair em cima dos chorolados

26/05/2012 | 17h21 Denunciar

Ricardo

nnnn

26/05/2012 | 17h19 Denunciar

eugenio

Este Promotor é Colorado ou Gremista?? Se é colorado eu confiaria na sua decisão, ai realmente ele estaria preocupado com as pessoas, se for gremista pode ser apenas "passional".

26/05/2012 | 17h02 Denunciar

joel moraes

É ISSO AI. ESSAS COISAS VÉLHAS É MUITO PERIGOSO AINDA MAIS TENTANDO REFORMAR, TEM MUITO PRÉGO ENFERRUJADOS NO CHÃO. AH! TEM QUE CUIDAR DEPOIS DE PRONTO TAMBEM.

26/05/2012 | 15h32 Denunciar

Fernando Neitzke

Tá bom promotor(zinho) gremista. Apareceu, atuou como torcedor mas, chega, agora desapareça, de vergonha.

26/05/2012 | 12h54 Denunciar

luiz

deve ser gremista esse promotor!!!!!!!

26/05/2012 | 12h46 Denunciar

jairoluizassmann

Se estivessemos num Pais sério até bateria palmas para este promotor,mas o indice de violencia o desrespeito da saude publica,a maquina administrativa caindo ao pedaços e não vi o nome deste cidadão em nenhum momento cobrando ou penalizando,facil enquanto reforma uma torcida somente,sem confusã

26/05/2012 | 12h34 Denunciar

Mateus

É um xiquerão mesmo !!!

26/05/2012 | 11h04 Denunciar

odone batista luzzi fortis

Não sei porque não pode e obras e jogos e torcedores,deve se te os cuidados necessários,quando um prédio esta em obras,reformas e continua sendo usado,isto é comum,em condominios,apts,o HPS,esta em reforma e não foi fechado, etc,etc,não tem sentido fechar o Beira Rio.

26/05/2012 | 09h54 Denunciar

Humberto Pires Rodrigues

Sbardeloto, vai cuidar do teu Greminho e larga de mão o colorado, que mania voces gremistas tem em querer participar de tudo q o Inter faça. Deixa para a Defesa Civil fazer o seu trabalho.

26/05/2012 | 09h38 Denunciar

Rodrigo

Esse MP se mete com tudo, tão mais para promotores de evento do que qualquer outra coisa...

26/05/2012 | 09h20 Denunciar

fabio

Sr Fábio Sbardelotto. Problemas com a reforma? sim, tem que ser resolvidos. MAS ONDE ESTA O MINISTÉRIO PÚBLICO e a FIGURA do Sr perante todos os PROBLEMAS estruturais nos HOSPITAIS e ESCOLAS publicas? QUER APARECER? se preocupe com a saúde e educação!!!

26/05/2012 | 09h16 Denunciar

SERGIO ROQUE

UM CIRCO SEM PALHAÇO NÃO TEM GRAÇA !

26/05/2012 | 09h07 Denunciar

Paulo Roberto

A ponderação desde expert em "PODE ACONTECER" é ridicula... ao lado do aeroporto tem uma casa de shows ... ao fim da pista e na rota do sobe e desse dos aviões tem 3 hipermercados e ele não esta preocupado com o PODE ACONTECER uMA SIM TRAGÉDIA. Quanta demagogia para aparecer.

26/05/2012 | 09h02 Denunciar

Jose Mauricio Kras de Medeiros

A principal pergunta não foi feita...o Sr Sbardelotto é gremista????

26/05/2012 | 08h58 Denunciar

Marcelo

Crítica é a situação do clube do qual o promotor é conselheiro. Talvez este seja o problema.

26/05/2012 | 08h39 Denunciar

ANTHENOR HUGO

CONCORDO EM PARTE COM O PROMOTOR, MAS... EM SE TRATANDO DE BRASILEIRÃO OS JOGOS PRATICAMENTE SERÃO DE UMA TORCIDA SÓ, A DO INTER. MESMO CONTRA EQUIPES DE PONTA, COMO O SÃO PAULO NA PRÓXIMA SEMANA, VAI VIR A PORTO ALEGRE NA MÁXIMO 500 TORCEDORES.

26/05/2012 | 08h33 Denunciar

Nando

E eu reitero que o promotor quer aparecer. Onde ele estava quando das mais de 1 parada para reivindicações dos funcionários que estão trabalhando na obra do grêmio? Esses mesmos funcionários foram mostrados pela TV fazendo suas necessidades fora do banheiro, quimico, por falta de estrutura...

26/05/2012 | 08h18 Denunciar

Eliseu

O Estadio Beira-Rio só teve problema de desordem quando lá compareceu a torcida do co-irmão. Lembram que eles perderam o gre-nal e incendiaram os banheiros químicos? Por que o MP não investigou e responsabilizou todos os bagunceiros? É coisa de gremista recalcado e invejoso.

26/05/2012 | 07h48 Denunciar

Itamar

E por causa destes improvisadores (inter), perdemos a copa das confederações. Valeu!!!

26/05/2012 | 07h32 Denunciar

Joao Breno Arnt

E fora os ratos, baratas, morcegos, aranhas, mosquitos da dengue, lacraias ( sim, na beira do Rio da lacraia )kkkkkkkk A Fifa deve ta arrependida até o ultimo de ter escolhido esse Remendão pra Copa.

26/05/2012 | 07h28 Denunciar

paulo fernando

Entendo que seja mais um promotor querendo aparecer na mídia, quem entende de segurança são bombeiros, a brigada militar, e o conselho de engenharia (CREA).Este promotor deveria andar nas mais diferentes obras que existem Brasil a fora e ver em muitos casos as condiçoes de segurança que oferecem.

26/05/2012 | 03h56 Denunciar

Evandro

Grande Promotor, hein?! Agora que já conseguiu dar uma entrevista para a RBS que tal trabalhar um pouco. Querer interditar um estádio que depois do início das obras já sediou jogos de Libertadores, Brasileirão, Gre-Nais e final de Gauchão é uma vergonha para o povo gaúcho e para o próprio MP.

26/05/2012 | 03h47 Denunciar

Gilmar Lima

O MP está certo! Apenas estão "tirando o seu da reta"! Lembram do episódio do desabamento dos edifícios? Mais anatigo, ainda, o episódio da laje de uma loja aí mesmo em PoA?

26/05/2012 | 02h08 Denunciar

SERGIO

Este palhaço já deu uma olhadinha no presidio central?

26/05/2012 | 01h56 Denunciar

Norton

Ótima a preocupação do MP com a segurança da população em relação a espaços (prédios) em reforma. Vamos então interditar também o Pronto Socorro, está em reforma, né? E os prédios inacabados na rua Dr Flores próximo ao chalé da praça XV onde existem lojas e pessoas morando?

26/05/2012 | 01h08 Denunciar

Gilberto

Alguém já ouviu falar de um estádio de futebol que incendiasse na era moderna?!

26/05/2012 | 00h16 Denunciar

Gustavo

AH, PARA! RECONHECE LOGO QUE VOCÊ É GREMISTA E ESTÁ QUERENDO PREJUDICAR O INTER! ESTÁ MORDIDO PORQUE SÃO MEROS COADJUVANTES NA COPA DO MUNDO...

26/05/2012 | 00h13 Denunciar

colorado

"Tomara que não aconteça nada. Até acho que não vai acontecer." Querem mídia!!! Como Bezerra dizia: Taí mais candidato para próxima eleição.

26/05/2012 | 00h07 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Entenderam agora, colorados?...Acho que não! Este promotor deve ser gremista mesmo, pois se fosse colorado, não teria explicado tão bem! E é muito comum os gremistas explicarem e os colorados não entenderem! P/exemplo, em 83 o Grêmio foi Campeão do Mundo pq aquele era o Campeonato Mundial q existia!

26/05/2012 | 00h02 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero Hora@O_Aborigene Sim. O Bloco de Luta pelo Transporte Público marcou um protesto para hoje no localhá 1 horaRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraInter envia representante à Argentina para negociar contratação de Carlos Luque. http://t.co/mSfG3N8utohá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros