Mistério desvendado07/05/2012 | 12h08

Professor diz que fenômeno estranho no céu em Distrito de Joinville é uma nuvem

Chefe do departamento de física da Udesc explica que forma espiralada foi formada por adensamento de vento

Enviar para um amigo
Professor diz que fenômeno estranho no céu em Distrito de Joinville é uma nuvem Sidnei Gonçalves Dias/Arquivo Pessoal
Feixe de luz assustou moradores de Pirabeiraba Foto: Sidnei Gonçalves Dias / Arquivo Pessoal

Os moradores de Pirabeiraba, Distrito de Joinville, no Norte de SC, podem deixar o medo de lado. O espiral luminoso que apareceu no céu no domingo de manhã não é um fenômeno sobrenatural.

Segundo o professor e chefe do departamento de física da Udesc, José Fernando Fragalli, a forma estranha nada mais é do que uma nuvem. Pela coloração dela, mais esbranquiçada, trata-se de um adensamento de vento.

Vídeo: Assista aqui às imagens no céu de Pirabeiraba  

Conforme o professor, de um modo bem simplificado, é como se houvesse um ciclone no céu. Os ventos circulam e se adensam. Por isso a forma mais prolongada. Segundo ele, não é algo comum de acontecer.

— Mas não é sobrenatural. Não tem motivo para preocupação —, destaca.

Ele também descartou qualquer relação do fenômeno gravado em vídeo com os tremores sentidos também no distrito de Pirabeira.

Notícias Relacionadas

11 abalos em 24 horas 07/05/2012 | 08h12

Moradores de Pirabeiraba relatam momentos de susto e medo por causa dos tremores

Defesa Civil de Joinville fará nesta segunda-feira nova visita à região

Mistério 06/05/2012 | 20h36

Já são onze os tremores registrados no Distrito de Pirabeiraba em menos de 24 horas

Hipótese mais forte, por enquanto, é de que tenha ocorrido uma acomodação do solo

Joinville 06/05/2012 | 19h30

Morador do Distrito de Pirabeiraba, Norte de SC, registra fenômeno estranho no céu

Feixe de luz foi visto na direção da Serra Dona Francisca

Comentar esta matéria Comentários (5)

SILVIO L

MENTIRA! Isso é uma trilha de abdução.

08/05/2012 | 10h28 Denunciar

thiago

Mesmo com a resposta do professor, acho que isso se trata de um raastro de avião se dissipando...mas vai entender a imaginação das pessoas... http://bastidoresdovoo.blogspot.com.br/2010/10/curiosidades.html

08/05/2012 | 09h24 Denunciar

José Agustoni

Por que as pessoas derivam para coisas sobrenaturais se é bastante óbvio que se trata de uma nuvem? É muita agitação para coisas tão banais.

07/05/2012 | 16h34 Denunciar

Marcos

Ninguém me convence que não é o véu da virgem!

07/05/2012 | 15h47 Denunciar

Flávio Wiegand

Que me desculpe a RBS, mas será que nenhum meteorologista desta empresa, ou mesmo de outra, não poderia explicar melhor este fenômeno? A explicação deste professor está simplesmente horrível, e não corresponde a nenhum fenômeno conhecido.... era melhor ter ficado em silêncio.

07/05/2012 | 15h32 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraNúmero de radares mais que triplica neste feriadão de Páscoa no Rio Grande do Sul http://t.co/5SQC4hoPBThá 19 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @EPTC_POA: 9h10 - Colisão entre duas motos na Ant. Pompilho da Fonseca, próx. Túlio de Rose. Ferimentos leves. EPTC no local. http://t.c…há 26 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros