Dicas de redação21/05/2012 | 14h55

Passo a passo para um bom texto

Confira dicas da professora Luisa Canella para começar a preparar seus argumentos

Enviar para um amigo

Como se preparar para escrever um texto? A dúvida é recorrente entre os vestibulandos, por isso a coordenadora de redação do Grupo Unificado, Luisa Canella, foi convidada a dar dicas sobre o assunto.

Para a professora, quando os treinos ocorrem em casa, é importante se informar sobre o tema com a leitura de livros e artigos na internet. Em seguida, o aluno deve organizar suas ideias e selecionar aquelas que melhor se aplicam ao assunto. A próxima etapa é analisar a pergunta feita na prova e definir um posicionamento, que precisa ficar claro durante todo o texto.

Depois, o estudante pode montar um esquema com flechas, relacionando as ideias (causas e consequências, comparações). Finalmente, parte-se para o momento de escrever, começando pelo rascunho. Na introdução, apresenta-se o ponto de vista a ser defendido. No desenvolvimento, escolhe-se os melhores argumentos, com o cuidado para não se afastar do tema proposto. E a conclusão precisa fechar o texto, com a posição do autor bem definida e possíveis soluções para o problema.

Ao finalizar o rascunho, é necessário fazer um breve distanciamento, para começar a passar a limpo. Ao reler o que foi escrito, o vestibulando deve examinar pontos gramaticais a fim de evitar repetições de palavras e erros de ortografia. Atenção também para a aparência da redação, com letra legível e abertura de parágrafos. E não se pode esquecer do título.

Com todas essas dicas em mente, basta começar a trabalhar. Boa sorte!

Confira cinco pontos a serem seguidos na hora de redigir:

1) Correção gramatical

Construir as frases de uma maneira clara, prestar atenção em aspectos como concordância, ortografia, acentuação e coesão textual.

2) Organização do texto

Respeitar a estrutura básica de uma dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos os parágrafos devem ter mais de uma frase.

3) Abordagem do tema

Obedecer aos comandos da proposta e evitar tangenciamentos. É fundamental responder à pergunta do tema.

4) Qualidade estilística

Apresentar um bom vocabulário, evitar chavões, coloquialismos, gírias, contrações ou conversar diretamente com o leitor.

5) Aspectos formais básicos

Escrever com letra legível e tamanho regular, respeitar as margens e as aberturas de parágrafo, observar o mínimo de 30 linhas.

*Publicado no caderno Vestibular de 15 de julho de 2011

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVeículo derruba grade e invade pátio de igreja na Capital. http://t.co/fri14oBL0thá 2 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraJá viram a charge do esporte? http://t.co/c8KCvG5o4nhá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros