Causas do acidente16/05/2012 | 14h22Atualizada em 16/05/2012 | 16h07

Falha no freio teria causado colisão entre trens no metrô de São Paulo, diz sindicato

Sistema automático de frenagem teria acelerado a velocidade da composição em vez de diminuí-la

Enviar para um amigo
Falha no freio teria causado colisão entre trens no metrô de São Paulo, diz sindicato DIOGO MOREIRA/FUTURA PRESS/AE
Funcionário que opera o metrô teria identificado problema e evitado choque mais forte Foto: DIOGO MOREIRA / FUTURA PRESS/AE

Uma falha no sistema de freio automático da composição teria causado a colisão entre dois trens da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, segundo o Sindicato dos Metroviários. O sistema, ao invés de frear o trem, teria aumentado a velocidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino dos Prazeres Melo, toda composição do Metrô conta com um sistema automático que, ao registrar a distância de 150 metros entre o próximo trem, aciona o freio. Neste caso, conta Melo, o sistema teria acelerado a composição.

O presidente do sindicato destaca ainda que uma colisão maior foi evitada porque, ao notar que o freio automático não foi acionado, o funcionário que operava na condução do Metrô, acionou um freio de emergência.

— Esta ação não freou totalmente os vagões, mas teria reduzido consideravelmente a velocidade, diminuindo os danos que a colisão poderia ter causado — conta Melo.

O Sindicato dos Metroviários não soube informar por que o outro trem estava parado na proximidade da Estação Carrão. Segundo informações da Defesa Civil, 47 vítimas foram atendidas nesta manhã após o acidente.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com o Samu, divulgou oficialmente que seus veículos atenderam 33 pessoas. A assessoria de imprensa dos bombeiros informou que houve acidentados que chegaram a ser socorridos por populares e que a estimativa da Defesa Civil deve compreender estes atendimentos.

Entre as vítimas socorridas, duas pessoas tiveram suspeita de traumatismo craniano, segundo o Corpo de Bombeiros. Elas foram encaminhadas para hospitais da região e não há informações sobre o estado de saúde destas pessoas.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraIdentificados quatro mortos do acidente com micro-ônibus de Santiago http://t.co/yWUaWe8VUdhá 22 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraMassa de ar frio perde força, e temperatura pode chegar a 29°C no RS http://t.co/zHgD1SxU7bhá 35 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros