Cena inusitada11/05/2012 | 12h11Atualizada em 11/05/2012 | 12h54

Caminhão transporta avião da Brigada Militar e congestiona vias de Porto Alegre

Ação para manobrar aeronave parou o trânsito próximo ao viaduto da Nilo Peçanha

Enviar para um amigo
Caminhão transporta avião da Brigada Militar e congestiona vias de Porto Alegre Ricardo Duarte/Zero Hora
A brigada interrompeu a operação para retirar as asas do avião Foto: Ricardo Duarte / Zero Hora

Uma cena inusitada complica o trânsito de vias importantes de Porto Alegre. Uma aeronave da Brigada Militar é transportada por um caminhão em direção à Zona Sul e deixa congestionado trecho da Avenida Carlos Gomes e da Augusto Meyer. Na altura do viaduto Doutor Nilo Peçanha, o caminhão precisou ser manobrado para que a asa da aeronave não atingisse a mureta do corredor de ônibus.

No momento, a aeronave está na avenida João Obino (paralela à Nilo Peçanha) que segue bloqueada para uma operação improvisada. As asas do avião deverão ser retiradas para facilitar o transporte em vias difíceis, como o viaduto.


Foto: Mauro Saraiva Jr.

O caminhão com a carga inusitada saiu nesta manhã do aeroporto Salgado Filho em direção à Academia da BM, na avenida Coronel Aparício Borges.

Na madrugada desta sexta-feira, uma imagem semelhante, porém em maior porte, foi flagrada nas ruas da capital paulista. Um caminhão carregando um avião antigo da Vasp segue em direção ao interior de São Paulo.

Comentar esta matéria Comentários (51)

Nilseu

"Que beleza"!!! E que "SIRVAN NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA". Essa é a Briosa, com mais de "600 coroneis" (ativos e inativos), recebendo mais de 15.000, cada um, cuidando do "planejamento e da segurança dos gaúchos". Esse é o Rio Grande "do Brasil, do Mundo". Que orgulho!

12/05/2012 | 11h09 Denunciar

carlos

Chover no molhado é falar da burrice e da falta de planejamento pois tudo o que se tinha de dizer foi dito. O que eu quero é um esclarecimento da Brigada e saber se seus comandantes sabiam dessa palhaçada e estavam de acordo. Recomendo a leitura do

12/05/2012 | 10h50 Denunciar

Diego

Salve a incompetência! Além de realizar a atividade sem qualquer planejamento, descumprem todas as normas de transporte de cargas. A falta de visão sistêmica e senso crítico é inaceitável. E a segurança tá na mão desses gênios sem "celebros". Esperar o que de bom?

12/05/2012 | 10h48 Denunciar

Cristiano

BURROS! BURROS!

12/05/2012 | 09h54 Denunciar

DKOFF

QUE FALTA DE BOM SENSO DA BRIGADA! MAS ENTÃO ELES NÃO SABEM QUE O TRÂNSITO É UM CAOS?? POR QUE NÃO FIZERAM ESSA OPERAÇÃO NA MADRUGADA??

11/05/2012 | 19h29 Denunciar

LISANDRO CALIR

Isto aí é só um detalhe. Em dia de semana, na hora do rush, a EPTC autoriza e escolta manifestações de protesto, passeatas e etc., vide Dia de Inicio do Fórum Social Mundial. Autorizam concerto de ruas e canos nas horas de maior tráfego e blitz em horários inapropriados. Isto é uma Metrópole!

11/05/2012 | 17h02 Denunciar

nina

que falta de noção...

11/05/2012 | 15h12 Denunciar

astor wartchow - advogado

As autoridades responsáveis devem sérias explicações e justificativas para os usuários da avenida(e para a cidade)por realizarem o respectivo transporte no horário mais inconveniente para uma metropole. Porque não de madrugada?

11/05/2012 | 15h06 Denunciar

Karina

Se fosse um cidadão comum, transportando sua humilde mudança, teria problemas com os

11/05/2012 | 14h36 Denunciar

Vanderlei Sarmento

Só queria entender porque não programaram o transporte para sábado ou domingo! Será alguma jogada de marketing?

11/05/2012 | 14h35 Denunciar

Everton

Por que não realizaram o transporte na madruga ou no final de semana. Causaram diversos transtornos aos motorista. Se podia tirar as asas, por que não o fizeram antes de sair do aeroporto. São muito inteligentes este pessoal da brigada.

11/05/2012 | 14h27 Denunciar

amadeu

Mas e a EPTC não foi comunicada do transporte da aeronave por via terrestre e urbana? Porque não projetaram o trajeto antes, por vias em que fosse permitida a passagem sem grandes transtornos e sem a necessidade da retirada das asas da aeronave? Onde estavam os planejadores de trânsito? E a COPA?

11/05/2012 | 14h24 Denunciar

CARLOS ALBERTO

Vem cá, vamo combiná né. Que idéia mais luzitana. Por que não levar o avião.....SIMPLESMENTE VOANDO? E essas p. dessas letrinhas abaixo. Outra luzitaneada. Pô, se não é pra mandá o recado, nem peça. Ou coloque letrinhas legiveis para preencher o espaço.

11/05/2012 | 14h22 Denunciar

Douglas

Que absurdo causar todo esse transtorno ao meio-dia na 3ª perimetral. Sigam o exemplo da cidade de SP e façam essas "brincadeiras" no período da madrugada. Pois o transito ficou caótico na região da Carlos Gomes.

11/05/2012 | 14h21 Denunciar

luiz fernando

Ininteligível a remoção dessa aeronave da BM; qualquer um desmontarias as asas fazendo o transporte com o avião semi-desmontado, o que todos fazem, até Boeing via rodoviária. Gestores públicos que desprezam a responsabilidade e a dificil mobilidade da Capital. Absurdo!!!

11/05/2012 | 14h09 Denunciar

Henrique

Coisa de gênio, tenho que tirar o chapéu...

11/05/2012 | 14h08 Denunciar

Fabiano Oliveira

A incompetência impressiona.

11/05/2012 | 14h04 Denunciar

Ricardo

Sou gaúcho e me envergonha da BM, continuam nos tempos da ditadura, repressivos e desrespeitosos com a população, polícia treinada para reprimir, nunca respeitaram e nunca irão respeitar a população, bando de totalitários, irresponsáveis. Por quê não fizeram isso durante a madrugada?

11/05/2012 | 14h00 Denunciar

Luiz Otávio Santos

Quanta incompetência. Fazer um transporte deste porte sem antes verificar se havia alguma questão especial no trajeto. Os motoristas que se virem!

11/05/2012 | 14h00 Denunciar

Alexsandro Finco

Temos que dar os PARABENS para o comando de transito da CIDADE...PARABENS por trancar todo o transito da cidade em um dos horarios de maior fluxo! Para gente do governo, nao existe madrugada ou sabado a tarde/domingo para fazer isso...tem que ser no meio do dia durante a semana mesmo...é revoltante!

11/05/2012 | 13h58 Denunciar

viviane

Um absurdo fazerem isso em horario de maior transito na capital.Pq nao fazer isso a noite?Muito inconsequentes pra nao dizer muito burrosssss........

11/05/2012 | 13h58 Denunciar

Paulo

Se fosse um mero transportador teria que adiar pagar taxas aguardar autorização p/um final de semana emuita burocracia mas a brigada não.E oefetivo usado poderia estar nas vilas evitando crimes/mortes e marcando maior presença.

11/05/2012 | 13h56 Denunciar

Paul

É muito amadorismo ! Estas são as pessoas que gerenciam a segurança pública no RS, que fazem blitz na sexta final de tarde e bloqueiam todas as saídas para Viamão, causando transtornos para milhares de pessoas durante horas. São "otoridade", fazem o que querem, podem ser burros sem responsabilização

11/05/2012 | 13h56 Denunciar

Paulo

Dai eu pergunto :Pq não transportar domingo?Ao invésde trancar o trânsito, assim tbem foi feito ontem ao carregar os carros roubados do desmanche na Sertório,qndo interditaram a via nasaida do trabalho de todos a Brigada e órgãos do governo só mostram falta de organização logística e operaciona

11/05/2012 | 13h51 Denunciar

Luis Felipe

Mas é MUITA incompetência!

11/05/2012 | 13h50 Denunciar

RODRIGO

Que falta de planejamento... não previram que as asas bateriam nas muretas? Que falta faz uma "trena".

11/05/2012 | 13h49 Denunciar

ariel

Vai um cidadão fazer isto.. Fala sério, que incompetência, a incompetência também deve ser punida. A onde esta os azulzinhos, a administração municipal, tem medo da brigada. Poderia ser escolhido outro dia com menos fluxo, outro horário, outra forma de transporte ( desmontar partes). Chega de policiais treinados somente para ação, fortes e disciplinados é importante inteligência. Vamos contratar pessoas formadas em logística, administração, técnicos científicos, uma corporação com o treinamento que tem hoje com um pouco mais de trabalho de inteligência. Parabéns .....

11/05/2012 | 13h48 Denunciar

Eder

Gênios!!!! Pq não fazer isso como foi feito em SP......de madrugada. Seria o mais coerente. Agora falam em desmontar o avião....isso deveria ter sido feito antes de colocar no guincho.... Por essas e por outras vemos absurdos todos os dias. Os burros estão tomando conta!!!!!

11/05/2012 | 13h45 Denunciar

JACKSON

Porque não desmontaram o avião para o transporte? porque durante o dia? O mentor desta operação está de parabéns !!! Acho que nunca ouviu falar de logística planejada.

11/05/2012 | 13h43 Denunciar

marcelo

é lamentavel o grau de irresponsabilidade por esta movimentação. O responsavel pela logistica e um incompetente bem como todos aqueles que liberaram o transporte durante o dia. Paralizaram uma cidade por pura incompetencia. Este tipo de operaçao tinha que ter sido realizada a noite. PROVINCIANOS!!

11/05/2012 | 13h40 Denunciar

Felipe

tipo... não é mais fácil ir voando? hehe

11/05/2012 | 13h38 Denunciar

Renato

Sinceramente, quando um colega meu disse que tinha um avião parando o trânsito da 3a. perimetral, eu pensei que fosse a Marylin Monroe que tinha ressucitado e que estava passeando por aqui. Seria bem mais fácil de acreditar.

11/05/2012 | 13h32 Denunciar

Eduardo E. Martins

ISSO É UMA PIADA !!!

11/05/2012 | 13h31 Denunciar

piloto

Poderiam ter feito isso durante a noite para evitar tamanho tumulto. Parabéns

11/05/2012 | 13h24 Denunciar

Danilo

Que "gênios", se o avião nem mais será usado por que não o desmontaram antes? Nao facilitaria ? Ou fizesses isso de madrugada. Talvez a idéia fosse causar transtorno mesmo.

11/05/2012 | 13h24 Denunciar

Marcelo

Falta de planejamento no transporte, em plena sexta-feira ao meio-dia. fiquei trancado no congestionamento e perdi meu horário do amloço. Mais uma vegonha da nossa Brigada Militar

11/05/2012 | 13h18 Denunciar

gustavo

Sempre defendo a Brigada de eventuais críticas. Mas trancar uma via como a Carlos Gomes na hora do almoço para transportar um avião foi a atitude mais burra que já vi na vida. Fiquei meia hora parado no corredor de ônibus esperando resolverem esta ignorância. Porque não fizeram isso de madrugada?

11/05/2012 | 13h17 Denunciar

Itamar Fortuna

Que coisa mais inusitada. Fui obrigado a tirar umas fotos do avião. Mas que horariozinho ruim pra fazer esse transporte aqui na Carlos Gomes. Falta de bom senso.

11/05/2012 | 13h13 Denunciar

jonas

Será que não poderiam ter realizado esta brilhante operação à noite como se fez em São Paulo?

11/05/2012 | 13h11 Denunciar

Adalberto

Enquanto em SP, o transporte de um avião só foi autorizado de madrugada, aqui em POA, o fazem durante o dia. Depois dizem que o gaúcho é um povo diferenciado... só se for pela burrice e teimosia! Realmente, Porto Alegre é demais!

11/05/2012 | 13h06 Denunciar

Julia

Quem que teve a ideia de fazer isso em pleno horario de almoço de sexta-feira? Fazer isso pela manha ou de madrugada me parece bem mais apropriado...

11/05/2012 | 13h03 Denunciar

Netrixmd11

Gostaria de saber porque este transporte não foi realizado a noite para evitar tumultuar o transito.

11/05/2012 | 13h03 Denunciar

Netrixmd11

Agradeço a oportunidade

11/05/2012 | 13h00 Denunciar

CARLOS RIBEIRO

Que absurdo! Por quê não levaram esta aeronave durante a madrugada? Que falta de respeito com os contribuintes!

11/05/2012 | 12h58 Denunciar

Marcos Roberto

BAHita atraso, Helicóptero de carga resolveria, agora imagina se esse hábito pega? :P

11/05/2012 | 12h55 Denunciar

juliana

Não tinha ninguèm na BM para sugerir que esse procedimento fosse feito durante a madrugada?????é espantoso!!

11/05/2012 | 12h49 Denunciar

Jorge

Horário totalmente inoportuno, setor de logística da BM falhou drásticamente.

11/05/2012 | 12h40 Denunciar

CARRO COM 2 PESSOAS OU MAIS

Daqui a pouco os aviões estarão andando pelas ruas tbm, hehehhe... Hj em dia ta TÃO facil de ter carro,que TODO MUNDO tem,daí fica essas "tranqueiras" na hora do trabalho,tenho carro,e sou a favor de lei de rodizio de placas,ou algo assim,do jeito que ta,só tende a piorar...Brasil, um país de TODOS

11/05/2012 | 12h36 Denunciar

José Agustoni

Além do horário inadequado, parece que esqueceram de verificar se o trajeto comportava tal carga pois acabo de escutar na rádio Gaúcha (12:25) que um trecho da Carlos Gomes é mais estreito que a aeronave e o caminhão parou.

11/05/2012 | 12h32 Denunciar

Otávio

Um verdadeiro absurdo isso. O engarrafamento que se formou na cidade não tem explicação. O que esse avião vai fazer na Brigada da Aparício ? Por que não transportaram sem as asas ? Como vão fazer para ele passar no viaduto da Protásio Alves ? Ali não tem espeço ! É uma incompetencia sem tamanho !

11/05/2012 | 12h30 Denunciar

Julio Carlos Schreiber

Que absurdo, isso. De que cabecinha partiu essa "ordem"??? Deve ter muito poder. E os custos desta operação??? Enquanto isso faltam policiais para proteger a população. Sempre soube que, para transportar aeronaves via terrestre, deveria se retirar as suas asas... Bem coisa de brasileiro burro!

11/05/2012 | 12h28 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCotidiano de omissões, carência e frieza culminou na morte de Bernardo Boldrini. http://t.co/G7jokisWS6há 1 horaRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraBernardo pode ter sido enterrado vivo, relata amiga da madrasta à polícia: http://t.co/V5ky3pfJndhá 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros