Retorno ao trabalho15/05/2012 | 03h40

Após nove meses de tratamento contra câncer, Rosane Marchetti volta à RBS TV

Jornalista foi recepcionada pelos colegas com orquídeas, doces e incontáveis abraços no retorno ao trabalho

Enviar para um amigo
Após nove meses de tratamento contra câncer, Rosane Marchetti volta à RBS TV Diego Vara/Agencia RBS
Rosane foi recebida com novo visual ontem à tarde, na emissora Foto: Diego Vara / Agencia RBS
— Não é bem-vinda, é “bem-vida” de volta — saudou a gerente executiva de programação da RBS TV, Alice Urbim, ao reencontrar a jornalista Rosane Marchetti na redação da emissora na tarde de ontem.

O simpático trocadilho fez coro às dezenas de felicitações recebidas por Rosane desde que adentrou a recepção do prédio no morro Santa Tereza, na Capital.

Nove meses após sair em licença para tratar de um agressivo câncer de mama, a repórter especial da RBS TV retornou ao trabalho. Foi recepcionada com orquídeas, doces e incontáveis abraços.

— Estou com o peito cheio de alegria e muito frio na barriga — afirmou, emocionada, a jornalista de 52 anos, há 25 na RBS TV. — Não é um retomar a carreira. É mais: é uma nova vida. Simbolicamente, foram nove meses, é uma gestação. Sou uma nova Rosane.

O tumor de 8 milímetros no seio esquerdo foi descoberto por acaso, na mamografia anual, feita em 4 de agosto, quatro meses antes da data prevista. O exame foi complementado por uma ecografia, seguido por uma biópsia.

No dia em que recebeu o resultado, Rosane pensava em como daria a notícia à mãe, Lourdes, que, há 12 anos, também teve a mesma doença.

— Ela encarou com muita coragem, assim como minha filha, Camila, e meu marido, Luiz Roberto, que sempre estiveram ao meu lado.

Doze dias após o diagnóstico, Rosane passou por uma cirurgia de retirada do tumor. Uma série de quimioterapia a cada 21 dias (no total de oito sessões) e radioterapia (33 sessões) ocupou o período crítico após o procedimento. Agora, Rosane submete-se a injeções para aumentar anticorpos específicos para o tipo de câncer que tem, o HER2 positivo.

— Estou engajada na luta de quem depende do SUS para utilizar este remédio. As injeções são caríssimas, e o sistema público não cobre. É preciso entrar na Justiça para obter o tratamento — ressalta Rosane, que tem os dados sobre a doença na ponta da língua. — O HER2+ é encontrado em 25% das pacientes que têm câncer de mama do tipo invasivo. E Porto Alegre é a cidade do país com maior número de casos de câncer de mama.

Em vídeo, Rosane fala sobre o tratamento de câncer:



O que você achou desse vídeo? Avalie, com notas de 0 a 5, na enquete

Jornalista agora irá se dedicar a produzir um “Globo Repórter”

Outro ponto que chamou a atenção nesse período foi a vaidade feminina. Rosane conta que decidiu raspar os cabelos antes que caíssem. Surpreendentemente, “não doeu”, brinca. Tampouco teve problemas em ficar careca ou usar boné quando saía de casa. A dificuldade foi encontrar uma peruca que combinasse com seu estilo.

— Este é o sexto modelo que uso. Foi o único em que olhei no espelho e não me achei estranha. O corte é moderno e pode ser remodelado — conta Rosane, que sempre teve cabelos longos. — É a primeira vez que estou com fios curtinhos. E, mesmo assim, as pessoas me reconhecem.

Rosane conta que o carinho dos telespectadores foi essencial:

— Ganhei tudo quanto é livro, fitinhas do Bonfim, águas milagrosas, pedras de cura, santinhos, orações. Farei um pequeno altar com tudo – afirma a descendente de italianos, católica não-praticante, mas que, desde a descoberta da doença, jamais desprezou qualquer apoio espiritual. — Nessas horas, a gente se agarra em tudo.

Como repórter especial, ela fará reportagens para a RBS TV e a Rede Globo. Rosane já tem um projeto de Globo Repórter sobre viagens. O programa, cuja produção foi interrompida, deve ir ao ar ainda neste ano. A jornalista, que tem participado de ações do Instituto de Mama do RS (Imama), também não descarta fazer pautas especiais sobre a doença.

Comentar esta matéria Comentários (49)

Rejane

Bom retorno. Muitas bênçãos! Parabéns!

15/05/2012 | 22h39 Denunciar

josé aroldo

Nove Meses Nova Vida, Parabéns.

15/05/2012 | 21h53 Denunciar

José

To louco para te ver.

15/05/2012 | 21h25 Denunciar

Rudimar

Rosane, o que diferencia as pessoas não é o que está acima do couro cabeludo, mas o que se faz com o que se tem embaixo dele. Ótimo retorno pra vc. Estávamos com muita saudade de suas reportagens e entrevistas.

15/05/2012 | 20h53 Denunciar

Jose

Que você seja muito feliz e tenha boa saúde.

15/05/2012 | 19h56 Denunciar

Tiago José

Teu testemunho é precioso e vai ecoar para que as pessoas se conscientizem sobre a importância dos exames preventivos e saber que vc está engajada na luta para que desafortunados tenham a medicação necessária é comovente.Teu jornalismo "sério" fez muita falta.Deus te abençoe!

15/05/2012 | 19h47 Denunciar

Estela Lautert

Rosane Me emocionei ao ler essa matéria, fico muito feliz ao ver que vc está bem, retornando ao trabalho, pois estou passando pelo mesmo problema que você enfrentou,aliás, a maioria das caracteristicas são as mesmas. Sua vitória significa a minha também, se Deus quizer.

15/05/2012 | 19h36 Denunciar

Julio

gosto muito desta guria!!! não a conheço pessoalmente, apenas acompanho seu trbalho jornalístico... sei lá, acho que é o seu carisma... que bom que está de volta, tipo da pessoa linda por dentro e por fora...rss

15/05/2012 | 17h51 Denunciar

inez regina

Entre...pois você é e sempre será bem-vinda em nossa casa!!!!

15/05/2012 | 17h40 Denunciar

Marcelo

Parabéns Rosane pela determinação e feliz retorno ao seu trabalho. Mas a história se repete: quem se preocupa com o SUS é quem menos precisa. A maioria que realmente precisa está certamente comemorando outras coisas, como a Copa 2014 no Brasil e o Bolsa Família sem limite de filhos. Viva o Brasil!

15/05/2012 | 17h16 Denunciar

GIZELI

Parabéns Rosane, estou louca pra ver as tuas matérias, força, muita saúde e muitas alegrias nessa nova vida. Beijos

15/05/2012 | 17h15 Denunciar

Lucila Teresinha

Parabéns Rosane. Sucesso no retorno ao trabalho, no retorno a TV e especialmente no retorno a vida. Apesar do teu sofrimento, foste alento para muitas pessoas. Um grande beijo.

15/05/2012 | 16h37 Denunciar

ademir da silva bandeira

Rosane bom retorno , e saiba que vc fez muita falta a nós gauchos!!!!!

15/05/2012 | 16h31 Denunciar

dete

PARABÉNS ROSANE VOCÊ É UMA VENCEDORA,SENTIMOS MUITO A TUA FALTA VOCÊ É UMA GRANDE JORNALISTA,BOM RETORNO,ABRAÇO.

15/05/2012 | 15h51 Denunciar

Jose Fernando da silva

Seja bem-vinda de novo querida Rosane, como tu sabes rezamos muito por ti, como se fosse um membro da família, afinal estávamos acostumados com você em nossa sala todos os dias. Estou muito Feliz com sua volta.

15/05/2012 | 15h29 Denunciar

Neimar

Rosane, fiquei feliz em saber de seu retorno, além de guerreira és uma referência no jornalismo. Que Deus lhe abençõe você merece. Parabéns

15/05/2012 | 14h15 Denunciar

Otavio

BEM-VIDA Rosane!! Tudo de bom!

15/05/2012 | 13h09 Denunciar

AIL

Cara Rosane! Como é bom estares de volta. A partir de hoje nossa TV fica mais iluminada , mais bonita, mais inteligente. Sinta meu abraço apertado.

15/05/2012 | 12h20 Denunciar

MARIA ELISA

Sejas bem-vinda Rosane para sua antiga e nova vida e que Deus guarde na sua memória o que é mais importante e coisas que levaremos para sempre. Um grande beijo e foi um presente para mim te encontrar no shopping moinhos e receber teu abraço. Força em todos os teus caminhos. Lisa Avila

15/05/2012 | 12h19 Denunciar

Maira Rosa

Seja bem-vinda Rosane! Sentimos falta de tuas excelentes reportagens e ,em especial,do teu carisma.

15/05/2012 | 12h04 Denunciar

Rosany

Rosane só que passou pelo q vc passou sabe das dificuldades p/tratamento ajude-as quem precisa como buscar ajuda na justiça as pessoas são carentes de informação, divulgue erga a tua bandeira, poucas pessoas sabem q o H, sarah trata paciente de graça é obrigação do gov divulgar mas, ñão o faz.

15/05/2012 | 12h04 Denunciar

Fred

Cara Rosane com certeza todos nós rezamos por você, claro que sentimos muito a tua falta. Uma Jornalista que cativou a todos nós Gaúchos. Seja Bem-Vinda. Abraço

15/05/2012 | 11h49 Denunciar

Cristina

Estava sentindo falta desta maravilhosa jornalista da RBS. Certas coisas acontecem para que possamos aprender a dar valor a vida, pelo que nós temos e nunca esquecer de agradecer. Estamos na mesma corrente de oração, também temos um caso assim na família. Seja muito bem vinda!

15/05/2012 | 10h39 Denunciar

ALDAIR AGUIAR

SEJA BEM VINDA ROSANE,AS NOSSAS CASAS!!!!

15/05/2012 | 10h37 Denunciar

cristina vargas

Tens uma luz especial, o importante é lutar e vencer, e tu é uma vencedora, parabéns pela força e garra, seja bem vinda na telinha, e que bacana que pensa em lutar pra que outras tenham acesso a essa medicação também, que Deus te abençoe...sempre

15/05/2012 | 10h34 Denunciar

Marco

Muitas felicidades...muitos anos de vida. Parabéns a você!

15/05/2012 | 10h15 Denunciar

Diego

Opaaaa. Que notícia espetacular. Desejo a Rosane muita sorte, paz e uma ótima volta ao trabalho.

15/05/2012 | 10h14 Denunciar

evaldo juniuor

Cara Rosane! Como é bom tê-la de volta. Quando passas a notícia para o telespectador tu te enches de emoção como poucos jornalistas fazem. Não é apenas uma notícia. É "a notícia". E dada por uma jornalista, ou seja, "A JORNALISTA". Que continues transmitindo a emoção da vida para todos nós.

15/05/2012 | 09h44 Denunciar

Cris Monteiro

Rosane querida! Que ótimo saber que estas retornando... sentimos tua falta na tv.. Ès uma mulher guerreira e merecedora de toda a felicidade do mundo!

15/05/2012 | 09h38 Denunciar

Marília Regina Lopes Boa Nova

Rosane, me emocionei ao ouvir na Rádio Gaúcha a notícia sobre teu retorno. Pra mim, tu és uma referência no jornalismo e agora, na vida. Deus te abençoe. Marília

15/05/2012 | 09h38 Denunciar

Gloria

Parabéns, Rosane. Sentimos muita falta da sua voz marcante, do sorriso franco e do seu olhar carinhoso. Todos vencemos!!!

15/05/2012 | 09h37 Denunciar

Ronaldo

Grande Jornalista, Seja bem vinda de volta!!

15/05/2012 | 09h36 Denunciar

carlos alberto correa paz

Ao ligar hoje de manhã no programa do MACEDO e ouvir dele a noticia que voce estava retornando ao convivio dos amigos fiquei muito contente PARA NOOOOOOSSA ALEGRIA, PARA NOOOOOSSA ALEGRIA voce voltou Bjos..... DEUS existe!!!!!!!!

15/05/2012 | 09h29 Denunciar

Luiz

Seja bem-vinda de volta Rosane. Sempre é bom ver a vida triunfar.

15/05/2012 | 09h27 Denunciar

Ana Brancher Amaral

Rosane querida, estávamos com muita saudade de você na telinha. Lá em casa todo mundo é seu fã, a telinha ficou muito vazia sem a sua competência e carisma. Bem "vida" de volta, que Deus te ilumine e que sejas muito feliz. Felizes estamos nós com a sua volta!

15/05/2012 | 09h24 Denunciar

Adão Durand

Sejas bem vinda querida Rosane.Deus realmente abençoa, as pessoas que merecem.

15/05/2012 | 09h21 Denunciar

MATOS

Cara Rosane, Que Deus te abençoes e a tua família, tua ausência deixa a RBS/TV incompleta, pois além de competente profissional és de um carisma singular. Certamente irás te recuperar plenamente, digo isto por exemplos na família que passaram pelo mesmo drama e hoje vivem a

15/05/2012 | 09h01 Denunciar

Roany

hj tento ajudar outras famílias que queira tratamento no Sarah DF me ofereço para entregar os laudos médicos de pacientes p/solicitar vaga para pessoas acidentados em transito.um não, não basta, se precisar bato na porta de diretor e presidente de hospital,tem 1 lei que obriga SUS a pagar despesas.

15/05/2012 | 09h01 Denunciar

Ana Cristina Barcellos Pereira

Seja muito bem vinda! És uma vencedora! Ainda mais sucesso pra ti! Um grande beijo!

15/05/2012 | 08h53 Denunciar

Roany

sofri muito com minha sobrinha até saber que o hospital Sarah em brasília poderia trata-la, pois o SUS POA não disponibilizava médicos como NEUROLOGISTA, até que consegui vaga no sarah e fazer com que a secretaria arcasse com as despesas aérea, hopedagem e alimentação, hoje tento ajudar outras f

15/05/2012 | 08h52 Denunciar

Roany

Rosane encontre uma maneira de ajudar com informações, abre um blog ajude-as como fazer para entrar na justiça, as pessoas são pobres de informações de muitas de conhecimentos e ainda a doença para atormenta-las. Eu tenho ajuda no que posso, moro em Brasília e sofir muito com minha sobrinha até que

15/05/2012 | 08h45 Denunciar

Roany

Rosane seja bem vinda! vc é pessoa certa para o povo gáucho no tratmento contra o câncer, agora vc sabe o as mulheres passam SEM o medicamento que SUS NÂO disponibiliza, graças a Deus vc teve condições e informações suficiente para valer seus direitos, muitas nem se quer saber que existe meios.ajude

15/05/2012 | 08h40 Denunciar

Cirilo

A Tv não estava completa sem você.Assim como você fez falta na "telinha",também fez falta em nossas vidas,pessoas que você nem conhece mas que admiram,gostam e sempre torceram para você superar mais um grande obstáculo.Parabéns você conseguiu.Um Grande Abraço.Deus sempre lhe abençõe! Cirilo.

15/05/2012 | 08h24 Denunciar

lucianne

Rosane querida! Admiro teu trabalho e sou tua fã! Desejo que tua vida nova seja repleta de muita saúde, paz , alegrias e mais sucesso ainda! És um exemplo de superação e uma grande guerreira!

15/05/2012 | 08h15 Denunciar

jussara

Senti muito tua falta e estou feliz por voltares!Seja muuuuuuuiiito BEM VINDA!!!

15/05/2012 | 08h13 Denunciar

SERGIO

Para a nossa alegria! Que bom que você está de volta, Guerreira!!!

15/05/2012 | 08h12 Denunciar

Luzia

Estou feliz por ver que a Rosane está de volta. Força, Rosane! Te amamos!

15/05/2012 | 07h38 Denunciar

Marcelo Maciel

Querida seja bem vinda e muita saúde !!!!!!

15/05/2012 | 07h19 Denunciar

Silvia

A volta de Rosane ao trabalho simboliza a esperança de muitas mulheres que passam por situação semelhante. Durante entrevistas e reportagens neste período, Rosane só ficava chorosa quando falava da falta que o trabalho lhe fazia. Grande mulher merecedora de um retorno triunfal. Todos nós ganahmos.

15/05/2012 | 05h53 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraGrêmio reverteu desvantagem no segundo jogo quatro vezes na história da Libertadores. http://t.co/j52uiLkynShá 5 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraO que acha melhor: comprar um imóvel financiado ou pagar aluguel até juntar dinheiro para uma entrada maior? Opine: http://t.co/N9sKmxMe0zhá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros