Contra aumento das passagens27/02/2012 | 20h23

Em protesto, estudantes entram em confronto com a polícia na Capital

Manifestação também causou congestionamento em vias centrais de Porto Alegre

Enviar para um amigo
Em protesto, estudantes entram em confronto com a polícia na Capital Adriana Franciosi/Agencia RBS
Pelotão de choque da Brigada Militar cercou o prédio da prefeitura Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Estudantes entraram em confronto com policiais militares e incendiaram contêineres de lixo na noite desta segunda, na Capital.

Em protesto contra o aumento no preço das passagens de ônibus, o grupo também causou congestionamentos em vários pontos da área central da cidade.

O protesto começou em frente ao colégio Júlio de Castilhos, no bairro Santana. Quando chegaram na prefeitura, depois das 20h, os estudantes se desentenderam com brigadianos e seguranças. Um deles chegou a sofrer um ferimento na cabeça.

Em video, veja como foi o protesto

Policiais do pelotão de choque da Brigada Militar cercaram o prédio da prefeitura para impedir a aproximação dos estudantes. Os policiais chegaram a usar spray de pimenta para conter os manifestantes, que pretendiam entrar no prédio.

Os bombeiros foram chamados para combater o fogo nos contêineres de lixo.

Trânsito

O protesto também causou lentidão na avenida João Pessoa, sentido centro-bairro. A Avenida Osvaldo Aranha, no sentido bairro-centro, além de pontos das avenidas Loureiro da Silva, Independência e Borges de Medeiros, também foram afetadas.

A situação atrasou o trânsito público e alguns passageiros aguardaram mais de uma hora por linhas de ônibus nas avenida João Pessoa e Salgado Filho.

No dia 9 de fevereiro, depois de outra manifestação contra o aumento no preço das passagens, a fechada da prefeitura foi pichada.

Comentar esta matéria Comentários (28)

Anônima

... Agora, crer que uma manifestação não é necessária é ridículo. 0,15 é muito! Está na hora de repensar, meus queridos.

28/02/2012 | 19h39 Denunciar

Anônima

Em primeiro lugar, FORAM FEITAS MANIFESTAÇÕES ANTES DO AUMENTO. Ninguém é idiota, leitores assíduos da ZH. É que não publicaram os outros atos para vocês, porque eles foram pacíficos e estavam seguindo uma ÓTIMA linha. Não concordo com o que foi feito no último ato. Não mesmo...

28/02/2012 | 19h37 Denunciar

Nabuco

Errado estão os governos (PT, PMDB, PDT) que aumentam criminosamente a passagem. O aumento afeta todos os habitantes. Quem dera que toda POA estivesse protestando. Mas não, as pessoas devem ter coisas mais importantes pra fazer, como ver TV, brincar no facebook. O absurdo é o aumento, não o protesto

28/02/2012 | 15h23 Denunciar

Leonardo

Concordando com o Timóteo Pinto, acho que dessa maneira nunca vamos conseguir conquistar as coisas, somente quando todos começarem a realmente se interessar por politica, vamos conseguir ter decisões concretas, talvez um pouco menos de Big brother e Futebol, que não nos leva a nada e mais politica!!

28/02/2012 | 12h47 Denunciar

Leonardo

O problema do Brasil no geral é que tudo se esconde da palavra"estudante", não se pode chamar de estudante pessoas que ateam fogo em containers, por sinal esta sendo pago por impostos pagos por eles mesmos.Eu sou estudante e não faço baderna, e nenhum dos que eu conheço faz,então quem são eles???

28/02/2012 | 12h26 Denunciar

Timoteo Pinto

É impressionante ver os comentários sobre vandalismo por pessoas que não tem a mínima propriedade do que estão falando. Já fizeram um monte de protestos e ninguém responsável pelo aumento se apresenta... até quando os ingênuos vão achar que é só ir pra rua que se ganha o que reivindica?

28/02/2012 | 11h16 Denunciar

Angélica Ritter Solari

estudantes é o que menos tinha nakela manifestação... bando de politicos da oposição, deprendando, agredindo... e o pior que varias pessoas apoiam este tipo de movimento, onde vamos parar???? POR FAVOR!!!!

28/02/2012 | 09h18 Denunciar

Daniel

"Estudantes" deveriam gastar energia participando do processo democrático, não agindo de forma marginal e unilateral diante de alguma mudança. Deveriam ensinar consciência politica nas escolas publicas, ou produzir projetos que façam as coisas mudarem. Deveriam fazer politica!

28/02/2012 | 08h40 Denunciar

Sandro

Eaí Sr. Governador esses manifestantes mascarados escondendo o rosto são estudantes, é desse jeito agredindo policiais que vão conseguir alguma coisa ou eles são imune de impunidade vão tentar identificar os agressores?

28/02/2012 | 07h54 Denunciar

gentil aguiar

A manifestacao deveria ter ocorrido antes da aprovacao da nova tarifa e nao depois. De qualquer maneira ela tem que ser pacifica e ordeira, sem baderna.

28/02/2012 | 02h08 Denunciar

Daniel Franskoviak

Parabéns aos estudantes que estão se movimentando por toda a população, agora só falta o resto junto nessa luta.

28/02/2012 | 01h00 Denunciar

BIANCA

Manifestação ok... mas no momento que começam a depredar patrimônio público vira VANDALISMO! Assim não funciona!

28/02/2012 | 00h55 Denunciar

Rodrigo

O protesto dos estudantes é 100% válido. Agora, queimar os contâineres de lixo é uma atitude super inteligente, né? CADEIA pra esses vândalos. Bando de delinqüentes.

28/02/2012 | 00h07 Denunciar

edelvi

30% das cidades gauchas não tem o contigente usado pela BM para estas situações. E o povo apanha denovo!!!!!!

27/02/2012 | 23h41 Denunciar

edelvi

Como pode a BM que é valorizada e respeitada pela população se contrapor contra o povo em prol de politicos que não a valorizam.

27/02/2012 | 23h39 Denunciar

P@ulo

Eles já pagam só a metade do valor! Estão reclamando do que?

27/02/2012 | 23h38 Denunciar

Michele

A gurizada voltou das férias e resolveram protestar agora,pq não fizeram isso antes??? Por favor né!!!

27/02/2012 | 23h05 Denunciar

paulo eduardo

Quantas coisa mais importantes p/ reivindicar e esses "abobados ficam de arreganho por causa de R$0,15" . Como se não medissem esforços pra puxar um crivo na faculdade. IDIOTAS FALSOS.

27/02/2012 | 22h58 Denunciar

mota

Estes estudantes, perdem total controle e respeito com os demais, querem fazer baderna e destroem patrimonio publico, vejo agora que o vandalismo é coisade certas pessoas, ligadas a politica de esquerda, veja o caso das dezenas de lixeiras q ja foram queimadas.

27/02/2012 | 22h39 Denunciar

renata

O áudio não dá para entender o que os manifestantes dizem. Também acho generalista dizer que são "os estudantes" tem de tudo ali...

27/02/2012 | 22h35 Denunciar

Angélica Ritter Solari

Protestantes botando fogo em container de lixo??? dinheiro publico, que bonito... Vão procura emprego bando de desocupado!!!!!

27/02/2012 | 22h32 Denunciar

LF

Muito mais cidadãos deveriam estar lá, eu também deveria estar. Mas deixamos sempre as questões públicas de lado em nome das particulares. Felizmente restam nobres indivíduos a nos representar contra este abuso que é o suscessivo aumento anual do valor das passagens! Até quando?

27/02/2012 | 22h31 Denunciar

André Luiz

No dia 16 Fev passado, eles também jogaram tomates e frutas contra a guarda municipal e tentaram invadir a prefeitura. A manifestação é um direito fantástico da democracia mais a destruição, o incendio, o desrespeito às Instituições e à Sociedade é usar este instrumento contra a democracia.

27/02/2012 | 22h28 Denunciar

Paulo Boeno

... sem condições de segurança, com vazamentos de ar, sem alavancas de saída de emergência, e sem licitação. Ou seja, o transporte urbano em várias cidades está sucateado e sem condições de transportar passageiros, e só nos resta os protestos mesmos.

27/02/2012 | 22h04 Denunciar

Paulo Boeno

Existem cidades que a situação é pior, pena que não conseguimos ser ouvidos pacificamente, somente através de protestos mesmo. Moro na cidade de Camaquã, e aqui é um pouco diferente, pois pra começar a empresa não faz manutenção nos carros, o que seguidamente quebram, andam superlotados...

27/02/2012 | 21h57 Denunciar

O VERDADEIRO

POIS BEM! POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS AUMENTAM O VALOR DAS PASSAGENS E A BOMBA SEMPRE EXPLODE NA POLÍCIA MILITAR. A CIDADE DE PORTO ALEGRE ESTÁ SEGUINDO UM CAMINHO PERIGOSO NO CAMINHO DOS PROTESTOS PÚBLICOS. MASSA CRÍTICA É UM GRUPO ARRUACEIROS, UNE, PULA CATRACA: TODOS ESCUDADOS POR BANDEIRAS NEGRAS.

27/02/2012 | 21h38 Denunciar

Filipe

Que rídiculo...será que eles ainda não se tocaram que só estão servindo de massa de manobra para o desesperado do PT e para os insignificantes PSTU e PSOL?

27/02/2012 | 21h23 Denunciar

Angélica Ritter Solari

GENTEMMMM, por favor, o que adianta atrapalhar a vida de "toda Porto Alegre", protestando, quando a passagem ja ta sendo cobrada faz quase um mes... SE LIGEM protestantes, a hora de vcs protestar é quando esta sendo definido/votado/ajustado o valor.... e outra todos precisamos comer inclusive motori