Fúria canina22/02/2012 | 04h26

Cão impede família de entrar em casa em São Sepé

Urso deixou a família fora de casa por quarto dias

Enviar para um amigo
Cão impede família de entrar em casa em São Sepé Jean Pimentel/Agencia RBS
Para tirar Urso de dentro de casa, Lizane pediu ajuda aos bombeiros Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Mistura das raças pitbull e rottweiler, o cão Urso deixou a família para fora de casa por quatro dias no bairro Kurtz, periferia de São Sepé. O incidente começou na quinta-feira da semana passada, quando Lizane Benites, 47 anos, chegou em casa e percebeu que Urso, havia se soltado.

Ao tentar amarrá-lo de novo, o cachorro avançou em direção a Lizane. Com medo, ela se trancou na casa onde mora, nos fundos do terreno da residência da mãe:

— Eu pensei: tenho que prender esse cachorro, que ficou solto no pátio, antes que ele morda alguém. Saí, sem olhar para ele, entrei na casa da minha mãe, peguei a ração, coloquei no pote. Chamei e ele entrou. Aproveitei a distração dele, saí da casa e fechei a porta, deixando ele trancado lá dentro.

Quando a mãe de Lizane e a outra filha que moram na casa onde o cachorro ficou preso chegaram e não conseguiram entrar, os bombeiros foram chamados, mas não tinham equipamentos para retirar o cão.

Apenas na segunda-feira, três bombeiros e Lizane realizaram uma força-tarefa para retirar o animal da casa. A ação durou cerca de uma hora. Para dominar Urso, os profissionais contaram com um enforcador.

Major Gerson da Rosa Pereira, que responde pelo 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, diz que a roupa e a focinheira são equipamentos usados para adestramento, e não pelos bombeiros. A unidade que tem treinamento específico para resgate de animais é a de Santa Maria, que é acionada em casos como esse.

Para o adestrador Roque Hermínio Colognese, Lizane agiu certo prendendo o cão dentro da casa. Ele explica que casos como esse ocorrem quando os donos não têm domínio sobre o animal. O adestrador é contra a cruza de raças de cachorro, e alerta:

— A cruza desvia o comportamento natural de cada raça, e os donos acabam não sabendo como lidar com eles.

Comentar esta matéria Comentários (46)

Luciano

Pitbull e rottweiler???? Da onde??? Nem o tataravô do urso era de raça. Que coisa feia inventar raças para ataques de cães. Pq não dizem que era labrador com boxer??? Pudleo com york??? É tudo vira-lata!!!

23/02/2012 | 13h33 Denunciar

Cássia

Getulio, eu tenho "só" 11 cães e mais 3 que estão comigo em caráter de "casa de passagem" até serem adotados. Um cão desses precisa de um espaço só para si, onde possa se deslocar e ter uma VIDA.

23/02/2012 | 10h51 Denunciar

regina

é lamentável que se culpe um cão por demonstrar apenas o sentimento que conhece. a atitude do animal é uma reação ao meio, se não recebe amor, atenção, carinho não pode retriubuir o que nao conhece. são visíveie as péssimas condições em que o urso vive. ele só retribuiu ao que vem recebendo!

22/02/2012 | 23h32 Denunciar

Vinicius

E nesse tempo todo o cachorro ficou sem alimentação? Coitado do cão. Duvido que se fosse bem cuidado não ameaçaria os próprios donos.

22/02/2012 | 23h16 Denunciar

Margareth Oliveira lima

Há uns cinco anos atrás minha neta e eu fomos atacadas por um casal rothewailer que criamos desde um mes de nascidos. Ela tentou matar a menina, mordeu no tornuzelo, joelho, e quando foi pra garganta, abracei-me a ela, onde fiquei com o rosto e braço todo babado. O outro pegou-me pela panturrilha.

22/02/2012 | 22h29 Denunciar

enio cesar

concordo com a sra. elizabeth pacheco, os animais tem sentimento, e sentem medo, dor, solidão, tristeza, quando não aguentam mais o sofrimento eles partem para a agressão. a culpa é realmente de quem tem e não sabe cuidar. tenho 3 salsichas e 1 pastor alemão. todos bem cuidados. meus melhores amigo

22/02/2012 | 20h29 Denunciar

Cristian

Assim como nos países mais desenvolvidos,como onde moro,deveria haver um registro e controle rigoroso de todos os cães. Cães de rua tem q ser doados ou sacrificados,essa é a verdade.Os demais tem que ser devidamente registrados e, no caso de um acidente, o dono é o responsável. Sem registro=multa!

22/02/2012 | 20h17 Denunciar

Jerônimo

Enquanto o assunto sobre animais (bravos, abandonados, atropelados, etc.) não for tratado com profissionalismo (equipe treinada para recolher, médico veterinário presente, veículo apropriado e equipado, local apropriado e equipado), nós comentaremos ainda muitas matérias. falta vontade política = $$

22/02/2012 | 17h29 Denunciar

patricia bolesta

Veja se naquelas condições, alguma pessoa poderia ter um cachorro de grande porte!!!

22/02/2012 | 17h27 Denunciar

denise

É lamentável como as pessoas são ignorantes e idiotas achando que um revólver resolveria o problema,acho que essas pessoas deveriam passar pelas mesmas condiçoes,sentir na pele,só pra ver sua reação...

22/02/2012 | 17h08 Denunciar

fábio alves

Claudia Oliveira Nunes, concordo totalmente contigo. Postei o mesmo comentário sobre o caso que aconteceu em Capãp semana passada.Nada contra os animais. Adoro todos. Mas essas raças não deveriam existir. Cruzadas então...nem se fala.

22/02/2012 | 16h57 Denunciar

Gabriela

Como vao deixar um cachorro, ainda mais desse porte, amarrado? Caes necessitam caminhar pelo menos 40 minutos por dia. Depois os cachorros ficam loucos, e matam os coitados. Se nao sabem cuidar, nao sei pq tem cachorro.

22/02/2012 | 16h46 Denunciar

joao

A culpa de tudo isso é do ser humano, que deixa um animal em precárias condições amarrado em 30 cm de corrente numa árvore, sem cobertura, sem piso adequado, sem nada!! A fera é o próprio dono que cria!! Acho que o cão tinha que ser retirado dessa pessoa e doado para quem cuide de verdade!!

22/02/2012 | 16h02 Denunciar

Claudia Oliveira Nunes

Estão esperando o cão atacar e matar um inocente para virar manchete de jornal.Um cachorro destes deve ser sacrificado antes de fazer mal a alguém.Que me desculpem os protetores de animais mas esta raça deveria ser banida do planeta.Pelo bem da Humanidade.

22/02/2012 | 15h28 Denunciar

Adriana Lima da Costa

Fiquei muito triste ao ver as condições deste animal. Só de ver o tamanho da corrente dele já dá para entender porque da reação agressiva. Um animal deste porte necessita espaço e exercício. Para quê mante-lo preso em uma corrente minuscula? Como ele poderá proteger a casa? Não entendo!Tenho dó.

22/02/2012 | 15h16 Denunciar

melissa da cruz

o próprio adestrador disse que nao se deve cruzar essas duas raças.....as pessoas são muito idiotas mesmo, e blablablabla q o cachorro nao pode ficar preso e isso e aquilo.....so sei dizer, que se fosse um mero viralata, garanto que jamais faria isso.....

22/02/2012 | 14h37 Denunciar

melissa da cruz

Olha sinceramente, eu ainda não entendo porque as pessoas ainda tem esse tipo de animal. Me diz pra que ter em sua casa uma cruza de pitbull e rotweiller????? não cabe na minha cabeça isso.....imagina tu conviver com um cachorro que tu tem medo?

22/02/2012 | 14h34 Denunciar

Renato

Alguns comentários alegam maus tratos, irresponsabilidade dos donos, etc. Porque não adotam os cães dessa raça que estão abandonados em canis? Já vimos tantas notícias com casos em que esses tipos de animais atacam seus próprios donos, mesmo quando bem tratados e ainda vemos gente defendendo-os.

22/02/2012 | 14h34 Denunciar

vanessa

Não é preconceito, mas na gde maioria dos casos de ataque de cães, os donos são de baixa renda, e os cães vivem em condições precárias, ou seja, não têm nenhuma informação sobre criação, e tb não procuram, e depois é muito fácil colocar a culpa no cão, a culpa é do dono sim, não do cão.

22/02/2012 | 13h54 Denunciar

Edsoni

Cães como: Rotweiler, Pit Bul, American starfordshire, Akita, Mastim e Doberman não servem como cão de Companhia, precisam ser adestrados e os dosnos tem que ter o controle sobre os mesmos. Nunca deixar um cão destes numa cordinha de meio metro, eles precisam de espaço para se movimentarem.

22/02/2012 | 13h38 Denunciar

Pamela

Se eu ficasse amarrada o dia inteiro em uma corrente minúscula, também viraria uma fera e iria atrás de quem fez isso. Todo cachorro que fica preso em corrente deveria agir da mesma forma contra esses donos irresponsáveis.

22/02/2012 | 13h31 Denunciar

Elisabeth Pacheco

Se criarmos um cão confinado, sem convivência e carinho de seres humanos preparados, ele será de humor instável independente da raça, cachorro é um ser vivo que sente, medo, frio, fome, solidão,vai atacar toda vez que se sentir ameaçado, tenho um igual e nunca tive problemas!!!!

22/02/2012 | 13h26 Denunciar

Rafael Vasconcelos

O cão é criado acorrentado isso ninguém vê! Criem uma pessoa acorrentada e vamos ver se ela não irá enlouquecer também... Quantas pessoas morreram em acidentes de trânsito neste feriado de carnaval? Muito, mas muito mais do que em acidentes com cães! Então, quem são os assassinos?

22/02/2012 | 13h13 Denunciar

Leonardo

Olhando a foto já dá para tirar muitas conclusões. Um cão criado sempre preso, não disciplinado, com uma bacia de água suja e sem um lugar decente para ficar. Soltou-se, teve uma explosão de liberdade incontrolável. Não tem nada a ver com raças, até um vira-lata faria algo assim.

22/02/2012 | 13h01 Denunciar

daiane gomes

Este tipo de animal deveria estar com fucinheira e 1 local + apropriado. Ou poderia o dono do animal ter tomado uma multa pelo descuido. Aquela velha mania, esperar atacar p depois fazer algo a respeito. Será q os acontecimentos não servem de exemplo ou pimenta nos olhos dos outros é refresco?

22/02/2012 | 12h54 Denunciar

getulio

Hoje tenho um poodle,que eu ganhei nunca compraria um cão, se um dia ele se defender ou por algum motivo atacr alguém não passará de um arranhão e não vai dar hospital como no outro caso,aliás a Cassia tem razão adote um vira lata são os melhores e ela poderia adotar esta fera aí.será?

22/02/2012 | 12h50 Denunciar

getulio

Mais uma vez eu escrevo, qual o propósito de se ter um cão? Para companhia? segurança? mas que droga de segurança que causa insegurança? eu ja tive um cão letal, um doce eu nunca achei que causaria um dano, uma Akita maravilhosa, um belo dia provocada arrebentou o rosto do sobrinho do meu irmão

22/02/2012 | 12h46 Denunciar

Leandro

Impressionante o que é a desinformação das pessoas, chamarem a raça de "raça estúpida". Eu não tenho pitbull nem rotweiller, mas é fácil entender que qualquer cão bem cuidado, com a posse RESPONSÁVEL, esse tipo de situação não acontece, lembrando que os cães são os menos culpados nessa histórias.

22/02/2012 | 12h39 Denunciar

Zoiudo

O Paulo Sant'anna está correto quando afirma que essas raças de cães são assassinas. Sou de opinião que sejam todos exterminados para proteção de dezenas de crianças e até de adultos mortos por essas feras. Neste caso, um revolver resolveria, mas o cão foi devolvido ao dono. Que Deus nos proteja.

22/02/2012 | 12h21 Denunciar

Valder

A foto é esclarecedora e definitiva: nenhum cão pode ser criado desse jeito. Quando foge, ele morde, ataca a primeira pessoa que aparece pela frente... Cães ferozes são como armas, precisam ter donos preparados e capazes de mantê-los. Só assim são seguros. Prefeituras deveriam fiscalizar isso!

22/02/2012 | 12h13 Denunciar

Joao C. Herrmann

As autoidades deveriam criar leis que proibam estas raças de cães de viverem, NÃO É POSSÍVEL QUE OS DONOS DESSES ANIMAIS não tenham conciêcia do perigo. imagenem se os donos não conseguem capturar o cão o q acontece a uma criança estranha....só no Brasil isso acontece.

22/02/2012 | 11h59 Denunciar

Cássia

Como alguém disse aqui sobre "retirar o cão para um local...". Que lugar? Para um canil onde o animal vai ter uma vida medíocre sem liberdade, sem nada? Sou voluntária de organização em prol dos animais e digo: as pessoas querem cachorros de raça, mesmo que seja de "raças perigosas".

22/02/2012 | 11h47 Denunciar

Cássia

Ok, e manter animal acorrentado sem mobilidade não configura maus tratos? Alguém parou para se perguntar em que condições vivia esse animal? E outra, uma pessoa que opta por um cão de cruza de duas raças sabidamente ferozes deve ter em mente que o mesmo tenderá a um comportamento de ataque.

22/02/2012 | 11h30 Denunciar

RICARDO RHODEN

Mais um CÃO ESTÚPIDO, pertencente a essa raça ESTUPIDA...A família teve muita sorte...Imagina, o cão é tão perigoso, que foi necessário acionar os BOMBEIROS...Não sei quem é mais estúpido: O CÂO ou o CRIADOR....Não existe motivo plausível para criação destas máquinas mortíferas de crianças !!!

22/02/2012 | 11h26 Denunciar

Alceu Medeiros

O jornalista Paulo Sant'Ana tem razão quando afirma que essas raças assassinas de cães pitbulls e os rottweilers nem deveriam ter nascidas.O que aconteceu agora com essa família, impedida de entrar em casa pelo seu cão, comprova a tese do Paulo.Quem pensar diferente dele, que durma com os seus cães!

22/02/2012 | 10h18 Denunciar

Carla Basso

Não acredito que um cão com estas características esteja em posse de uma pessoa desprovida da devida estrutura, pois parece que logicamente um animal com esta genética deve ter uma supervisão no mínimo bem acompanhada, lamentável o corpo de bombeiros tê-lo devolvido a família.

22/02/2012 | 10h11 Denunciar

Alvarino

ola! tudo bem? ve se estas pessoas tem condições de cuidar de uma fera! uma besta! aí mata uma criança e a culpa é de quem morreu! vou pedir para os defensores destes cães que apareçam que fale com o dono deste cão que tomem providencia! para que amanha ou depois a noticia não seja trágica!

22/02/2012 | 09h55 Denunciar

Valder

Mais um perigoso caso de cão criado em condições erradas, sem o domínio do dono, situação que transforma o animal numa forte ameaça a todos, inclusive os donos. O cão não pode ficar amarrado e abandonado. Ele precisa de um espaço bem fechado, isolado, onde possa correr e ser cuidado com segurança!

22/02/2012 | 09h32 Denunciar

Hilmara

Vivendo nesse cubículo com pouca liberdade, ou, nenhuma, até eu, se fosse cachorro, me revoltaria. Quem sabe vcs me deem um pouco mais de condiçöes de vida e higiêne.

22/02/2012 | 09h27 Denunciar

Hilmara

ok

22/02/2012 | 09h24 Denunciar

marcos jeferson pangare

Veja as condições socioambiental que este pobre cão esta inserido,uma vergonha!!!! Leia a coluna do Dr. Cauê Vieira,deste domingo dia 19/02/2012 em Zero Hora "O CÃO REFLETE SEU DONO" PAGINA 13.

22/02/2012 | 09h17 Denunciar

JRicardo

Sou pelo confisco pura e simplesmente, de cães que estejam sob cuidados de quem não tem a menor noção ou condição de ter um animal deste porte. Olha as condições do local, olha o que é o cão. Meu Deus, parece daqueles tirados de filmes de terror

22/02/2012 | 09h12 Denunciar

Guilherme Augusto

THIS IS SPARTAAAAAAAAAAA!!!!

22/02/2012 | 08h51 Denunciar

melissa

Cão sempre preso à corrente, provavelmente com pouca convivência com os donos, tratado como fera, o que queriam? O animal deve ser respeitado e tratado com dignidade, ou então, se tornará fera e expulsará seus próprios donos.

22/02/2012 | 07h25 Denunciar

André

Está na hora de pensar este assunto com uma lógica de segurança pública. Um revólver teria resolvido este assunto bem mais rápido... E definitivamente!

22/02/2012 | 07h18 Denunciar

Izane

O cão, é o melhor amigo do homem, até quando o cão deixar. Os racionais, esquecem que, o animal, é irracional. Não tem tempo de convivência, tipo de tratamento, ele vai atacar ou estranhar, quando tiver que ser, pois nem ele sabe a hora.

22/02/2012 | 07h09 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros