Alívio no tempo12/01/2012 | 17h07Atualizada em 12/01/2012 | 21h14

Chuva avança no Estado e temperatura cai em praticamente todas as regiões

Instabilidade não é suficiente para reverter o quadro de estiagem, diz meteorologista

Enviar para um amigo
Chuva avança no Estado e temperatura cai em praticamente todas as regiões Porthus Junior/Agencia RBS
Em Caxias do Sul a chuva deixou ruas alagadas nesta quinta-feira Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Com o quadro severo da estiagem que castiga o Rio Grande do Sul, a chuva nesta quinta-feira não chega a aliviar os efeitos da seca. Apesar disso, aliviou um pouco o calor, levando a temperatura para baixo dos 30°C. A instabilidade atingiu primeiro a região da Fronteira Oeste, mas depois avançou para outros pontos. À noite, a chuva avança sobre praticamente todo o Estado.

— Na primavera faltou 400 milímetros de chuva. Não são dois dias de chuva que irão reverter esse quadro. Seria necessário que a chuva chegasse por alguns dias e com alguma regularidade — explicou a meteorologista da RBS Estael Sias.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

Em Santa Maria, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 22mm no intervalo de duas horas nesta tarde. O termômetro baixou dos 30°C no final da tarde. Às 20h fazia 25°C na cidade, segundo a estação meteorológica da RBS.

À tarde também choveu cidades na região de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em São Luiz Gonzaga, nas Missões. Também foi registrada precipitação no Vale do Caí, em cidades como Montenegro e São Sebastião do Caí. Em Pareci Novo choveu mais forte e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ventou.

No Litoral Norte, uma grande nuvem de temporal chegou a afugentar veranistas que circulavam pela beira da praia de Capão da Canoa. A chuva, no entanto, foi fina e fraca.

Na região Noroeste, o fim de tarde foi de chuva em cidades como Jóia, Panambi, Condor, Quinze de Novembro, Selbach, Campos Borges e Alto Alegre. Também foi registrada chuva em Caxias do Sul, na Serra.

Na Capital, o início de tarde já havia sido de chuva em pontos isolados. À noite, nuvens escuras cobriram a cidade, mas voltou a chover com fraca intensidade.

Queda nas temperaturas:

Em São Luiz Gonzaga, nas Missões, choveu 14,6 mm e a temperatura caiu de 32,4 para 22,4°C no intervalo de uma hora, segundo o Inmet.

No extremo Sul, a cidade de Jaguarão também teve queda acentuada. Os termômetros marcaram 19°C à tarde.

Na Fronteira Oeste, onde chove desde o turno da manhã, a temperatura caiu à noite, com média de 26°C na região de Uruguaiana.

A mínima registrada nesta quinta-feira foi na cidade de São José dos Ausentes, onde marcou 15,3°C pela manhã. A máxima foi de 35,2°C à tarde em São Luiz Gonzaga. Na Capital, a temperatura variou entre 23,5°C e 31,1°C.

Alerta do Inmet para o Rio Grande do Sul:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para a possibilidade de temporal com granizo, rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente no Norte e no Centro-Oeste.

Notícias Relacionadas

Além da chuva 12/01/2012 | 10h46

Temperatura máxima pode cair cerca de 10ºC no RS entre hoje e amanhã

Tendência de queda nos termômetros segue até o final de semana, após a passagem da frente fria que provoca chuva no Estado

Alívio 12/01/2012 | 06h52

Calor ameniza e pode chover em praticamente todo o RS nesta quinta-feira

Precipitação deve ser mais intensa no Noroeste, e temperatura máxima deve ficar cerca de 5ºC abaixo da registrada ontem no Estado

Comentar esta matéria Comentários (1)

Julio Andre

Manchete: Chuva atinge parte do RS mas é insuficiente para reverter quadro de estiagem. QUE MANCHETE MAIS MEDIOCRE. É LÓGICO QUE UMA CHUVA NÃO PODE REVERTER UM QUADRO DE 2 MESES DE ESTIAGEM. E O PIOR É QUE VAI SER A MESMA MANCHETE PARA TODA CHUVA ATÉ O FIM DA ESTIAGEM. QUE FALTA DE CRIATIVIDADE.

12/01/2012 | 19h27 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraRT @RdGaucha: Neste momento são 15 táxis bloqueando o cruzamento da Sebastião Leão com a Érico Veríssimo. Brigada e EPTC chegam agora.há 49 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraMinistério da Saúde afirma que estratégia para combater a gripe A vai além da ampliação da vacinação. http://t.co/o4t6Bd4Aifhá 49 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros