Chefes de família17/11/2011 | 04h11

Proporção de domicílios chefiados por mulheres cresce 58% no Estado, segundo IBGE

Dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística destacam a revolução feminina nos lares gaúchos

Enviar para um amigo
Proporção de domicílios chefiados por mulheres cresce 58% no Estado, segundo IBGE Jean Schwarz/Agencia RBS
Professora universitária e moradora da Capital, Márcia Del Corona é um exemplo de mulher que tem a última palavra na casa dividida com a pequena Luísa Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS
A voz de comando nos lares gaúchos vem mudando de tom rapidamente. Em uma década, a proporção de domicílios sob a chefia de mulheres no Estado deixou de ser raridade e cresceu 58% – somando quatro em cada 10 residências.

Porto Alegre, linha de frente da marcha feminina, tornou-se a primeira capital do país a praticamente igualar os índices de ambos os sexos como líderes domésticos.

Conforme dados do Censo 2010 divulgados na quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), perfis como o da professora universitária e moradora da Capital Márcia Del Corona, 45 anos, marcam a revolução feminina nos lares gaúchos. Em dois casamentos, ela assumiu o papel de provedora, além de dar a última palavra em decisões como a compra de um novo imóvel.

— Sempre tomei decisões, arquei com despesas, organizei a casa, escolhi onde morar — exemplifica.

Em 2000, apenas 25% das casas visitadas pelos pesquisadores se encontravam sob responsabilidade de mulheres. Elas eram apresentadas como a referência na casa, por razões que podem variar entre o custeio da maior parte das despesas familiares, a tarefa de comandar e organizar a casa ou um maior peso na tomada de decisões do dia a dia. No mais recente censo, o índice pulou para 39% – um ponto percentual acima da média nacional.

— É inegável que a presença no mercado de trabalho vem sendo fundamental para isso — avalia o supervisor de informações do IBGE no Estado, Ademir Koucher.

>>> Leia a reportagem completa na Zero Hora desta quinta-feira

Comentar esta matéria Comentários (1)

Mara Elisabeth

Nós mulheres sempre fomos em maioria. Isso talvez seja um dos motivos da mulher ter que assumir sozinha e administrar a vida da familia.

17/11/2011 | 10h00 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero Hora'Só olhávamos os helicópteros trazendo os corpos', relata catarinense que está no Monte Everest: http://t.co/XnmDoCflZxhá 3 horas Retweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraDescobertas de lua com água e planeta em zona habitável aumentam chances de vida fora da Terra: http://t.co/paTFSVBQYahá 4 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros