15/09/2010 | 18h10

Abastecimento de água para 16 bairros de Porto Alegre deve ser normalizado nesta quinta-feira

Problema ocorre desde a tarde de terça-feira, depois que o Estado foi afetado por fortes ventos

Enviar para um amigo
Abastecimento de água para 16 bairros de Porto Alegre deve ser normalizado nesta quinta-feira Ricardo Duarte/
Técnicos concentram esforços na estação Moinhos de Vento para solucionar problemas no abastecimento na Capital Foto: Ricardo Duarte
Desde a tarde de terça-feira, pelo menos 16 bairros da Capital enfrentam falta de abastecimento de água. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), técnicos estão trabalhando para resolver o problema. O serviço, no entanto, só deve ser normalizado ao longo desta quinta-feira.

Durante a ventania de terça-feira, a série interrupções no fornecimento de energia elétrica provocou sobrecarga na estação de bombeamento de água bruta Moinhos de Vento. O problema afetou três flanges (peças que unem as tubulações), o que gerou vazamento de água e obrigou o departamento a interromper o bombeamento.

São afetados pela falta de água os bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro (parte), Cidade Baixa (parte), Farroupilha, Floresta (parte), Independência, Menino Deus (parte), Mont'Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília, Santana (parte), São João (parte), Moinhos de Vento, Bela Vista.

A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado ao longo da quinta-feira, podendo demorar mais nas partes altas e nas áreas localizadas nas pontas de rede.

Dê seu relato sobre os problemas com a falta de água:

Notícias Relacionadas

15/09/2010 | 15h

Cerca de 31 mil residências seguem sem luz em função do mau tempo no RS

Companhias pretendem normalizar abastecimento até o fim do dia

15/09/2010 | 10h56

FOTO: vento arranca árvore pela raiz na Redenção

Ontem, outros casos de queda de árvore marcaram a Capital

15/09/2010 | 02h17

Falta de luz em estações do Dmae deixa bairros sem água na Capital

De acordo com o Departamento, não há previsão para o restabelecimento do serviço

14/09/2010 | 20h02

Vento derruba árvore sobre residências na Vila Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre

Uma das casas teve que ser interditada pela Defesa Civil

14/09/2010 | 18h55

Região de Pelotas é a mais atingida pela falta de energia elétrica

Cerca de 68,1 mil clientes continuam sem energia no Estado

14/09/2010 | 17h23

Falta de energia elétrica prejudica abastecimento de água na Capital

Não há previsão para o retorno do serviço

Comentar esta matéria Comentários (20)

Vanessa

Pessoal, não esqueçam que o prefeito que fez muita coisa (ironia), quer ser governador. Deixou Porto Alegre no estado que está, nunca fez manutenção em nada, vira e mexe falta água. Abram os olhos, prefeito mais fantasma que já tivemos. Quem não consegue governar uma cidade, não fará nada pelo Estado.

17/09/2010 | 16h21 Denunciar

Fernando

Absurdo geral, falta de consideração com os moradores que pagam pelo saneamento básico. São 13:45 do dia 17 e nenhuma gota aqui onde resido na Cel Genuino (centro). Como pode um ventinho moderado ter causado tal situação? Para mim o sistema é precário e colocaram a culpa no vento e falta de energia elétrica. Não existe um sistema para emergências, paleativo para tais situações??? Fica aqui registrada a minha revolta por estar há 3 dias tendo de mudar todos meus hábitos diários.

17/09/2010 | 13h46 Denunciar

Emilio Mario

É um absurdo o que acontece. Sao 10:03 do dia 17 e até agora nada de água. é um verdadeiro absurdo o que está acontecendo. é inadimissível para uma cidade deste porte que estas coisas ainda contecam. e o pior de tudo é que ninguém sabe informar nada e ninguém é responsável por nada, além de os consumidores náo terem amparo nenhum.

17/09/2010 | 10h04 Denunciar

Mateus

O diretor geral do DMAE é que nos deve satisfações. Como é que estações ficam sem energia elétrica? Elas deveriam ter geradores próprios, que quando entrassem em operação fosse interrompido o fornecimento de água na estação, assim não sobrecarregaria a estação de bombeamento bruta. Evitaria o que estamos passando. São 20:12 do dia 16/09 e estamos sem água ainda em algumas regiões. A direção geral de um departamento de infraestrura básico deve ser comandado por pessoas competentes.

16/09/2010 | 20h16 Denunciar

Daniela

O que mais nos deixa fulos da vida não é a falta de água, e sim a falta de atendimento e informações precisas sobre o problema. Afirmar, através de uma máquina num gerundês irritante - que "estaremos resolvendo" e ler no site da companhia que "as equipes estão trabalhando" é um total desrespeito. Todos querem saber de previsões exatas - afinal, não estamos falando de algo supérfluo. Eu moro em Petrópolis, tenho bebê pequeno e estou há quase 72 horas sem uma gota de água. Revoltante.

16/09/2010 | 13h48 Denunciar

aline

Porto Alegre está uma selva! Sujeira nas ruas em toda parte da cidade, carroças e carros de tração humana na hora do rush (qualquer hora - mas, experimente ligar p/ EPTC às 18h: só músicas, ninguém nem ao telefone). Sem água, sem luz, sem segurança. Alguma autoridade fala alguma coisa? Deviam demitir-se em bloco e acabar c/ esta participação na Copa do Mundo até resolver o básico. Vão ter vergonha na cara!

16/09/2010 | 10h17 Denunciar

aline

Na Independência, o fornecimento está interrompido há 48!!!!!! Veio uma água amarela, c/ baixa vazão, nesta manhã de quinta, durante poucas horas. Só os reservatórios domésticos não dão conta? O que dizem os candidatos? O que falam - de concreto - sobre a ausência de investimentos e qualificação na CEEE, na CORSAN (no DMAE do Município), na EPTC? Estão satisfeitos? Se não estão, o que - concretamente - pretendem mudar? Querem votos, comprometam-se com propostas claras! Mas disso eu já desisti!!!

16/09/2010 | 10h12 Denunciar

xamih

Aposto que muitos dos que reclamam dos garis que varrem ruas de madrugada voltam durante o dia para jogar mais lixo nelas...

16/09/2010 | 07h48 Denunciar

Amarildo

QUE ABSURDO!! ESSE EVENTO APENAS DEU P/ VER COMO O SERVIÇO DO "DMAE" É INOPERANTE. "PS" RELEMBRANDO ESSE ATROLHO COMEÇOU COM UM MINUANO, QUE OCASIONOU UM FALTA DE LUZ? IMAGINEM SE O EVENTO É UM FURACÃO EXTRA-TROPICAL HEIN? SOU A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO, P/ QUE OCORRÊNCIAS IGUAL A ESSAS NÃO SE REPITAM?

16/09/2010 | 06h28 Denunciar

EDIMAR

E ainda tem uns bairristas que acham Porto Alegre a melhor coisa do mundo! Cidade ridícula! Administração medíocre!Província! Capital do interior!

16/09/2010 | 01h41 Denunciar

angélica

Em vez de se procurar responsáveis pela esporádica falta de água (consequencia de um fenomeno natural e não necessariamente de incompetencia dos dirigentes) a ocasião deve servir para que cada um reflita sobre sua dependencia deste recurso. Nos dias normais, quantos desperdiçam litros e mais litros, escovando os dentes com a torneira aberta,tomando banho ou lavando calçadas? Talvez situações de privação como esta sejam a melhor campanha para a preservação da água.

16/09/2010 | 00h13 Denunciar

CRISTIANE

É uma situação delicada. A eletricidade com certeza em nossa sociedade atual é muito,mas muito mais necessária do a água, olha a situação que nos encontramos, chegamos cansados em casa e nem podemos tomar banho, tomar água,porque ocorreu avarias nas tubulações devido a falhas no abastecimento de energia.

15/09/2010 | 23h54 Denunciar

JOCELIA MATILDE

Parabéns a esses profissionais do DMAE, principalmente para os funcionários assalariados, que deixam suas casas e permanecem várias horas expostos ao frio e a umidade, para realizarem de forma eficiente o seu trabalho, com dignidade e competência.

15/09/2010 | 23h30 Denunciar

Jose

É um absurdo que estejamos sem água a mais de 24 horas, aqui nbo bairro Auxiliadora. E dizer que um certo candidato disse que hoje era o dia da virada e da grande mobilização. Com esta falta de água deve ser virado de balde sem água. E o atual prefeito que só quer faturar com as obras da copa, fazendo campanha eleitoral e metade da cidade sem água. Zé Reis

15/09/2010 | 23h22 Denunciar

Vanessa

O prefeito da falta de água frequente quer ser governador!! Vamos elegê-lo, assim vai faltar luz por três dias também, não sabe administrar uma cidade, quer cuidar do Estado!! Aff!! Concordo com Rodrigo, os garis varrem minha rua no Centro as três da manhã com aquelas vassouras de aço, como fica o sono do trabalhador que paga impostos?

15/09/2010 | 22h22 Denunciar

jurema

GENTE.....HOJE NÃO PRECISO DIZER QUE ESTOU COM "DOR DE CABEÇA"....HAHAHAHAHA

15/09/2010 | 21h35 Denunciar

Rodrigo

É absolutamente revoltante ter de passar por uma situação pré-histórica dessas... Sem água há mais de 24 horas? Convenhamos! Esse governo municipal poderia ser mais responsável pelo menos com o básico. Já não basta recolherem o lixo de madrugada (acordando cidadãos que pagam em dia a maldita taxa de IPTU) ainda deixam sem água vários bairros da Capital. Pelo amor de Deus! Ultrajante e bizarro que em pelo século 21 ainda exista isso... Rodrigo Cardoso Comunicador e empresário Porto Alegre | RS

15/09/2010 | 20h39 Denunciar

Ronaldo

Lamentável o fato de metade de Porto Alegre estar sem água em razão de um vento mais forte. E nem foi uma tempestade, furacão ou ciclone. É preocupante saber que a infra-estrutura portoalegrense pode entrar em colapso por qualquer coisinha. Um acidente corriqueiro tem a capacidade de engarrafar quilômetros de vias; um ventinho mais forte deixa vários beirros sem luz e sem água por dias. Acho vergonhoso os habitantes de uma capital passarem por uma situação tão precária. Pobre Porto Alegre triste

15/09/2010 | 19h29 Denunciar

Felipe

Como uma cidade que fica 24h sem água quer sediar uma Copa do Mundo, e nenhum órgão competente emite comunicados a população? onde esta nosso prefeito essa hora?

15/09/2010 | 19h11 Denunciar

Carolina

Eu acho um descaso isso com o usuário. Poderiam ter alertado sobre a falta d'água para que a população se preparasse para isso.

15/09/2010 | 18h36 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @mefortuna: Colisão traseira entre dois veículos no km 140 da BR-290. Dois motoristas se agrediram, um deles embriagado #GauchaTransitohá 6 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @rodoviariapoa: Movimento é intenso neste momento no setor de compra de passagens. Hoje devem viajar 18 mil pessoas. Há passagens para t…há 6 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros