Gre-Nal de seleção03/08/2012 | 00h20

Dupla tem 14 jogadores já convocados por Brasil, Argentina, Uruguai ou Bolívia

Selecionáveis dão consistência a times de Grêmio e Inter, que ganham crédito no mundo da bola

Enviar para um amigo
Dupla tem 14 jogadores já convocados por Brasil, Argentina, Uruguai ou Bolívia Repdrução/ArtesZH
Em pé: Kleber, Gilberto Silva, Guiñazu, D'Alessandro, Juan, Forlán e Marcelo Moreno; agachados: Leandro Damião, Dátolo, Zé Roberto, Bolatti, Fábio Aurélio, Elano e Bertoglio Foto: Repdrução / ArtesZH
Jones Lopes da Silva

jones.silva@zerohora.com.br

Na última terça-feira, dia 31, o assessor de imprensa Rafael Antoniutti, que trabalha com Guiñazu, enviou-lhe uma mensagem pelo celular.
– Parabéns, Guina, pela convocação!
O volante se surpreendeu e retornou o torpedo:
– Sério? Que alegria! Non sabia. Que buena notícia!

A convocação recente de Guiñazu pela sua Argentina ilustra bem o momento de Inter e Grêmio. Entre velhos e novos convocados pelas seleções principais do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia há oito jogadores no Beira-Rio e outros seis no Olímpico (veja a relação abaixo).

A contratação de figurões dá consistência ao time e garante crédito ao clube. Não à toa, a dupla Gre-Nal concorre na fila de cima do Brasileirão e acrescenta centenas de sócios a cada grande aquisição. Com a chegada de Forlán, o Inter amealhou mais 1.430 sócios e vitaminou a venda de produtos, como aliás ocorreu quando o Grêmio trouxe Kleber e Elano.
 
— O Forlán tem um universo de 6 milhões de seguidores no Facebook e Twitter, que hoje reproduzem a marca do Inter no mundo inteiro — exemplifica o vice de marketing do Inter, Jorge Avancini.

Atrás do sucesso do atacante uruguaio está a sua imagem de melhor jogador da Copa da África do Sul. Atrás da boa acolhida de Elano, está o fato de ter sido o melhor da Seleção de Dunga. Gilberto Silva, Juan e Fábio Aurélio também foram contratados e assimilados pelas torcidas com o crédito de suas participações na equipe nacional.

Mas há o outro lado, o do desfalque. As ausências de Damião são as mais frequentes. Após a Olimpíada, jogará amistoso contra a Suécia e será mais um dos desfalques do Inter diante do Corinthians, dia 16. Como Guiñazu, que enfrentará a Alemanha, em Frankfurt.

Moreno ainda aguarda o chamado de sua Bolívia para a próxima data Fifa. Seu Natalino, pai de Damião, também aguarda telefonema do filho. No ônibus, a caminho de um jogo da Seleção, Damião sempre lhe liga:
– Olha na TV: vou fazer o bigode.


A última vez deles

Kleber (INT) –  Superclássico das Américas 2011 (28/9, Brasil 2x0 Argentina)

Gilberto SilvA (GRE)– Copa do Mundo 2010 (2/7, Holanda 2x1 Brasil)

Guiñazu  (INT) – Amistoso em 2012 (9/6, Brasil 3x4 Argentina)

D’Alessandro (INT) – Amistoso 2010 (17/11, Brasil 0x1 Argentina) 

Juan (INT) – Copa do Mundo 2010 (2/7, Holanda 2x1 Brasil)

Forlán (INT) – Eliminatórias 2012 (10/6, Uruguai 4x2 Peru)

Marcelo Moreno (GRE) – Eliminatórias Copa 2012 (9/6, Bolívia 3x1 Paraguai)

Leandro Damião  (INT)– Olimpíada 2012 (1/8, Brasil 3x0 Nova Zelândia)

Dátolo (INT) – Eliminatórias 2009 (9/9. Argentina 0x1 Paraguai)

Zé Roberto (GRE) – Copa do Mundo 2006 (1/7, Brasil 0x1 França)

Bolatti  (INT) – Superclássico das Américas 2011 (28/9, Brasil 2x0 Argentina)

Fábio Aurélio (GRE) – Olimpíada 2000 (23/9, Brasil 1x2 Camarões)

Elano (GRE) – Copa América 2011 (19/7, Brasil 0x0 Paraguai)

Bertoglio (GRE) – Amistoso em 2010 (5/5, Argentina 4x1 Haiti)


1) Em 2005, Gabriel (GRE) disputou amistoso na despedida de Romário da Seleção.

2) A lista não inclui jogadores das seleções de base

Comentar esta matéria Comentários (21)

Luis Fernando

novamente osvermelhinhos,querendo tirar onda.lembrem-se q damiao e oscar so' estao la,pois o mano e' gaucho.nem o dunga convocou tantos jogadores do inter qusnto ele.emerson, deleon, jardel, paulo nunes, everaldo, anchieta,alcindo, danrley, paulo roberto coelho, tita, etc etc etc.jogaram onde?bao

04/08/2012 | 01h04 Denunciar

luciano-augusto

O Renan também foi convov]cado pelo Dunga.Se considerear préolímpico, Dagoberto também foi.

03/08/2012 | 19h34 Denunciar

Luis Fernando

O Penalti (fiasquento) do Elano, foi numa copa america, e lembra a falta que ele fez na copa do mundo de 2010, quem sabe se ele não tivesse se machucado numa joagada violenta no primeiro jogo, a seleção tivesse ido mais longe.

03/08/2012 | 16h50 Denunciar

Renan

ao caro Leocir, que a princípio não leu a matéria, não consta na lista jogadores que jogaram na base da seleção. O Gladiador de vocês e o Souza, só jogaram sub-20. Aí se formos contar seleções de base, inclui mais colorados aí também ;)

03/08/2012 | 15h37 Denunciar

Marcelo

Muito estranho essa mão do Fabio Aurélio no Bolati

03/08/2012 | 14h40 Denunciar

assimtabom da silba

É forçar amizade...Fabio Aurelio em 2000? Convocado a doze anos atrás? Então inclui o o Fernandão que foi convocado depois disso.

03/08/2012 | 14h36 Denunciar

Fábio

Mas é burro esse Leocir. Quando que o Klaber gladiador foi convocado aguma vez na vida ??? Só podia ser gremista mesmo, pra ser desenformado desse jeito...

03/08/2012 | 13h42 Denunciar

EDSON

Melhorando ainda mais a estatística temos: Com jogadores do Inter o Brasil perdeu uma (com o Juan que ainda nem estreio no Inter), a Argentina perdeu duas (uma contra o Brasil) e o Uruguai não perdeu. Com jogadores do Grêmio o Brasil perdeu quase todas (empatou uma com o "Paraguai").

03/08/2012 | 13h41 Denunciar

Carlos Eduardo

gladiador só jogou na sub-20, isso não conta pelos critérios estipulados!

03/08/2012 | 13h32 Denunciar

Carlos Eduardo

esqueceram do Renan, titular da seleção olímpica em Pequim 2008!

03/08/2012 | 13h29 Denunciar

Marco Colorado

Até eu seria convocado para jogar na Seleção da Bolivia.Lá não existe futebol, o esporte principal deve ser sumô,volei.A Seleção Olimpica 2012,vejam vem ano 2012 a base é jogadores do Inter ou ex-jogadores formados no Inter,o jornalista cita convocação de 1999 aí fica fácil chegar perto do Inter.

03/08/2012 | 13h15 Denunciar

maiquel

Só pra responder ao Leocir, o Cleber nunca esteve na seleção, o máximo que ele conseguiu foi estar no mundial sub-20 da seleção, mas como já falaram no texto seleções de base não conta, só a principal... ele não tem bola pra isso.

03/08/2012 | 12h39 Denunciar

maiquel

pra variar um pouco, mais jogadores do INTER do que do grêmio... isso mostra a competência colorada pra contratar e formar jogadores, basta ver a atual seleção, quantos jogadores que são ou foram do inter tem... parabéns colorado por ganhar mais um grenal!!!

03/08/2012 | 12h25 Denunciar

Leocir

Ba, fiquei triste, acho que o Gladiador foi vendido pois não aparece nessa lista...

03/08/2012 | 11h08 Denunciar

Marcolorado

No caso do gremixo, só velhos convocados... ou ex-jogadores, para ser mais claro.

03/08/2012 | 10h30 Denunciar

Leocir

E cade o Gladiador nessa lista? Ou só por que é nervosinho vão deixar ele de fora???????

03/08/2012 | 10h24 Denunciar

SEMPRENAPRIMEIRA

MAIS UMA VEZ O CAMPEÃO DE TUDO E MAIS UM POUCO, ESTA NA FRENTE DOS NOSSOS FREGUESES BI-REBAIXADOS, JÁ FALEI PERDEU A GRAÇA......

03/08/2012 | 10h03 Denunciar

WANDER GASPAR

Esqueceram de colocar o Souza. Ele participou de uma convocação feita pelo Dunga.

03/08/2012 | 09h58 Denunciar

Mauro

Forçaram a barra para tentar nivelar o Grêmio com o Inter. Atual e recentemente o Inter tem mais jogadores em seleção do que o CLUBECO DE SEGUNDA DIVISÃO. Os do Grêmio ficaram para o tempo do avião à lenha!

03/08/2012 | 09h09 Denunciar

Diego

Convenhamos, o Inter tem 3 jogadores em seleção e o Grêmio 1. Agora ficar lembrando de jogadores que fizeram fiasco em Copa é dose. Só de lembrar daquele pênalti ridículo do Elano já me chateio.

03/08/2012 | 08h59 Denunciar

eliane

E o nosso grande tecnico, prefere o insubstituivel ELTON e o Ygor no lugar do Bolatti. Ele nao gosta de volante que sabe jogar. Trocou o Dorival mas a mentalidade continua a mesma.

03/08/2012 | 08h05 Denunciar

Siga zhEsportes no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesPela internet, Everton Costa recebe apoio de torcedores e companheiros --> http://t.co/ujz3B0UPGHhá 15 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesPós-jogo ZH: Enderson precisa vencer na Libertadores para manter emprego --> http://t.co/z03hwaOBhthá 20 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros