1 a 016/06/2012 | 17h57

República Checa surpreende, vence e elimina a Polônia da Eurocopa

Vitória garantiu aos checos a primeira colocação do Grupo A e a vaga nas quartas de final

Enviar para um amigo
República Checa surpreende, vence e elimina a Polônia da Eurocopa ODD ANDERSEN/AFP
Checos eliminaram os poloneses pelo placar de 1 a 0 Foto: ODD ANDERSEN / AFP

A República Checa conseguiu uma classificação dramática às quartas de final da Eurocopa. Em Wroclaw, os tchecos conseguiram calar a torcida da Polônia e venceram por 1 a 0. Jiracek foi o herói da partida.

Além da eliminação em casa, os poloneses deixam o torneio sem vitórias. Isso sem falar que nos dois jogos que empataram chegaram a estar na frente no placar.

Precisando da vitória de qualquer maneira, a Polônia partiu para um jogo agressivo. Logo com dois minutos Dudka acertou a rede de Cech, pelo lado de fora, em tentativa de bicicleta.

Atacando com velocidade, os poloneses iam levando muito perigo ao gol tcheco. Lewandowski e Blaszczykowski tiveram chances claras de marcar e não o fizeram.

A intranquilidade polonesa contrastava com a calma adversária. Aos poucos o meio de campo checo foi conseguindo reter a bola. As jogadas de ataque, principalmente com Pilar, começaram a aparecer e Tyton viu sua meta ameaçada. Se o atacante Baros estivesse em seus bons tempos, de quando começou a carreira, e a República Checa teria marcado.

Até o fim do primeiro tempo o empate não era ruim para os checos. Como não havia saído gol em Varsóvia, estavam com a vaga nas quartas de final. Tudo mudou assim que o árbitro Craig Thomson apitou o término da primeira etapa. Os alto falantes do estádio de Wroclaw anunciava o gol de Karagounis. Isso significava que o segundo tempo prometia, pois as duas seleções teriam de partir para o tudo ou nada.

Mas o que se viu na segunda etapa foi um domínio da República Checa. Os poloneses foram dominados e não conseguiram criar qualquer jogada de ataque. Sivok teve a melhor chance de marcar para os tchecos, em cabeçada na pequena área e que Tyton fez uma grande defesa.

A dupla Blaszczykowski e Lewandowski ficou desaparecida no segundo tempo, e a defesa polonesa fazia várias faltas próximas à área. O arqueiro Tyton seguia aparecendo como o principal nome da Polônia no jogo.

O gol era questão de tempo, e chegou em um erro polonês. Murawski errou o passe, Baros puxou o contra-ataque e rolou para Jiracek. O meia teve calma para tirar o defensor e bater no canto esquerdo de Tyton.

A República Checa termina de forma surpreendente o Grupo A na primeira colocação. Surpresa pelo fato de ter sido goleada na estreia por 4 a 1 pela Rússia, que por sua vez terminou eliminada para a também surpreendente Grécia. Agora os checos esperam pela definição do Grupo B, neste domingo, para saber quem enfrentarão nas quartas de final.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga zhEsportes no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesBBB vermelho: Inter começa a testar sistema de reconhecimento facial de torcedores no Beira-Rio neste sábado http://t.co/bdzc9TNnMqhá 2 horas Retweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesClássico Gre-Nal termina empatado pela Copa Nike http://t.co/XiqPxwfvtg #Pratas da Duplahá 4 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros