Maus exemplos25/06/2012 | 23h30

Inter teme prejuízos com o Beira-Rio interditado, como ocorreu com Atlético e Cruzeiro sem o Mineirão e Independência

Mineiros foram prejudicados no quadro social e em campo. Colorado recorrerá para liberar estádio

Enviar para um amigo
Inter teme prejuízos com o Beira-Rio interditado, como ocorreu com Atlético e Cruzeiro sem o Mineirão e Independência Omar Freitas/Agencia RBS
Segundo decisão judicial, estádio está proibido de receber jogos Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Vêm de Minas Gerais dois péssimos exemplos de como o fechamento do estádio pode interferir no caixa e nos jogos. Caso não consiga reabrir o Beira-Rio, com liminar, o Inter pode sofrer prejuízos ao quadro social e também em campo, assim como Cruzeiro e Atlético-MG sem o Mineirão e o Independência, ambos fechados para obras da Copa nas temporadas 2010 e 2011.

No Cruzeiro, é voz corrente que o clube perdeu o Brasileirão de 2010 para o Fluminense devido à falta do Mineirão. Dois pontos separaram cariocas e mineiros. Começava, ali, um drama. 
— Suportamos o primeiro ano, mas depois foi muito pesado. Nos tornamos ciganos — conta Guilherme Mendes, diretor de comunicação do Cruzeiro.

No começo de 2010, o clube contava com 20 mil sócios. Um ano depois, sem o Mineirão, restaram apenas 2 mil — hoje, conseguiu recuperar mais 5 mil. Em 2011, quase foi rebaixado no Brasileirão (ficou em 16º) e teve prejuízo de R$ 38 milhões. As rendas, que antes batiam na casa do R$ 1 milhão, foram reduzidas à metade – e somente em grandes partidas.
 
— No ano passado, jogamos contra o Ceará, em Uberlândia, com um público de apenas 6 mil pessoas. Nosso prejuízo financeiro e técnico foi imenso — afirma Mendes.
Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético-MG, lembra que o clube perdeu pelo menos R$ 13 milhões em renda em 2011. Quase foi rebaixado.
— Jogamos o Brasileirão inteiro como visitantes. O futebol mineiro foi o grande prejudicado com a Copa até aqui — disse Maluf.
 
Por isso, o presidente Giovanni Luigi sequer analisa um plano B. Até esta quarta-feira, o Inter deverá recorrer à Justiça, a fim de obter a liberação do estádio, interditado para jogos na noite de sexta-feira. O dirigente não descarta conversar com o Ministério Público, que pediu a interdição, para fechar todo o anel inferior, em obras, deixando apenas a arquibancada superior e as cadeiras à disposição dos torcedores.

— Nem pensamos em jogar em outra casa. Cumprimos todas as exigências, temos uma torcida ordeira e já disputamos três jogos no Brasileirão sem problema algum — apela Luigi.

O juiz João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível da Capital, responsável pela interdição, segue convicto:
— Percebi o esforço do Inter, mas não há como garantir a segurança de uma multidão de 20 mil.

O Inter tem até o começo de julho para obter a liberação do Beira-Rio. Ou precisará mudar o endereço do jogo contra o Cruzeiro, no dia 7. 

Comentar esta matéria Comentários (37)

Marcelo

Ao leitor Paulo eu faço questão de responder a dúvida: lembra o amigo o que a torcida do Coritiba fez há 2 ou 3 anos quando foi rebaixada? quase MATARAM dezenas de policiais militares. Se aquilo fosse no Beira-rio, com todos aqueles entulhos, a tragédia teria acontecido.

26/06/2012 | 20h53 Denunciar

Jair

Aos desinformados gremistas a AG explorará durante 20 anos APENAS as áreas novas que criar no estádio (novos camarotes e estacionamento) e após este período passará para o Inter que mantém os seus espaços de arquibancadas como lucro. Já na Arena Playmobil terão que subsidiar os ingresso aos sócios.

26/06/2012 | 18h03 Denunciar

Lucas

Interdição sim!!O presidente vem falar: -ah mas a nossa torcida é ordeira". Claro que o time do inter é bom, mas vamos supor que num determinado jogo dê tudo errado e o time comece a ser goleado em casa, juiz roubando, gols e mais gols...os ordeiros facilmente se tornariam desordeiros!

26/06/2012 | 15h05 Denunciar

leandro

Muito pelo contrário, o comentário do Antonio diz que o inter possuirá estádio próprio e o grêmio pagará aluguel, ambos dividirão cotas com as construtoras, a A.G não tá fazendo caridade apezar de parecer pois ninguém aceitou pegar esse abacaxi para descascar.

26/06/2012 | 14h19 Denunciar

Paulo

Com a parte inferior totalmente fechada para o publico, não poderia o INTER manter seus jogos somente com a superior (em torno de 20 mil pessoas) e com acesso apenas pelas rampas? Tá me parecendo que tem alguem querendo aparecer demais!

26/06/2012 | 14h08 Denunciar

ubiratan

E comparar Cruzeiro e Atlético com o Inter é piada. Os mineiros são sócios do que?? De algum clube de piscinas? A reforma do Mineirão não vai render NENHUM benefício patrimonial aos 2 clubes enquanto a reforma do Beira-Rio vai valorizar o seu patrimônio e reafirmar o orgulho de quem é colorado.

26/06/2012 | 14h05 Denunciar

Paulo

É decepcionante ler os argumentos para interdição do BEIRA RIO. Será que eu li que 20 ou 30 mil pessoas enfurecidas poderiam fazer sei lá o que??Digam que tenha havido pelo menos uma vez na vida uma situação destas! A pessoa que falou isto pensa que mora onde? Chega a ser insano e veio de um juiz!

26/06/2012 | 14h05 Denunciar

ubiratan

Quem frequenta o Beira-Rio e fala com conhecimento de causa sabe que NÃO TEM problema nenhum de se assistir as partidas no Beira-Rio. Me expliquem como é que alguém teria acesso à parte de baixo se os portões estariam fechados e o acesso se dá pelas rampas? Quanta bobagem.

26/06/2012 | 14h01 Denunciar

Beta

Paulo Fortes - Se te sobram estádios, faz tempo que não podes dizer o mesmo de títulos. Segundinos vão cuidar do time medíocre de vcs do remendão cuidamos nós, pois pode até ser "remendo" mas é NOSSO!!!

26/06/2012 | 13h59 Denunciar

Beta

Renato - Se realmente achas isto, então tens que concordar que o co- irmão não é campeão mundial, já que naquela época o nome era outro. Ganhamos TUDO que um clube Brasileiro pode ganhar. E mesmo sem poder jogar no Beira Rio eu acredito que podemos ser campeões brasileiros!! Rumo ao tetra!!!

26/06/2012 | 13h55 Denunciar

Carlos Camargo

Prestem a atencao...Esquecam rivalidade. Se o Beria Rio e liberado e acontece um acidente, quem e o responsavel? O juiz que liberou ou o inter que insistiu em ficar aberto? Quem indenizara os mortos e feridos? Porque e uma Hipotese que nao pode ser descartada.

26/06/2012 | 13h51 Denunciar

Vitor

Sempre fui contra essa Copa ser no Beira-Rio... aliás: sempre fui contra essa Copa ser no RS... aliás: sempre fui contra essa copa ser no BRASIL!!!

26/06/2012 | 13h46 Denunciar

José

E tem colorado que ainda arrota dizendo que o B. Rio é deles e a Arena não é do Grêmio. Pior cego é o que não quer ver. AG vai explorar por 20 ANOS o B. Rio. Qual a diferença para a Arena? Respondo: a Arena é nova e o Grêmio já está lucrando com ela. Em 30 dias mais de 2000 novos sócios. É isso.

26/06/2012 | 13h38 Denunciar

cléo

cruzeiro e atletico tiveram prejuizo por que nao tinham time pelo jeito o senhor presidente não acredita em sua equipe

26/06/2012 | 13h38 Denunciar

krika

Mas olha a categoria do arena e olha o beira rio como vai ficar, vão se enxergar seus colorados ridiculos, que ficam colocando sal pra dar azar em jogo pro gremio

26/06/2012 | 13h37 Denunciar

airton

O Antonio tu está muito mal informado o inter vai ficar na mão da empreitera 20 anos pelo o que eu li, igualmente o grêmio.

26/06/2012 | 13h30 Denunciar

Antonio

é uma questão de tempo e teremos o nosso e digo o nosso estádio novinho e o gremio que nem estádio eles terão pq vão entregar o chiqueiro e depois vão ter que pagar aluguel na arena. coitados...

26/06/2012 | 12h48 Denunciar

PAULO

ADMINISTRAÇÃO SEM PLA-NE-JA-MEN-TO. É O QUE ESTA DIREÇÃO NÃO TEM. PARA OBRA DA AG PRECISOU O GOVERNO PARA SALVAR A PELE DO LUIGI. OS REFORÇOS DA ZAGA VÃO ESPERAR. TUDO. A FALTA DE UM PLANEJAMENTO PARA JOGAR DURANTE A OBRA É A MAIS PURA PROVA DE IM-COM-PE-TEN-CIA.PRENUNCIO DE TRAGEDIA.

26/06/2012 | 12h37 Denunciar

Helder Hernani Hartmann

É muito interessante,até parece que o Inter é diferente de Atletico e Cruzeiro, querem por que querem suspender a interdição do estádio em obras. Ora,todos sabem dos riscos,mas como é no Brasil,só depois de acontecer uma tragédia é que vão lamentar.Interdição SIM.

26/06/2012 | 11h24 Denunciar

Rudnei Sabedra Medeiros

Eu sou colorado,mas sou a favor de nao ter jogos no Beira Rio,campo de futebol em obras nao pode ter jogos, e time que e bom se e que o Inter e mesmo,joga em qualquer campo.

26/06/2012 | 11h02 Denunciar

Rodrigo Fagundes

Um gestor que se preze, teria PLANEJADO e PREVISTO toda e qualquer situação que envolve uma obra dessa magnitude, ainda mais havendo no país dois bons (maus) exemplos recentes vindos de MG. Mas, o que esperar de alguém que administra a VELHA rodoviária, outro descaso com a população da Capital.

26/06/2012 | 10h31 Denunciar

André

Mas basta o inter fazer um acordo com o Grêmio, pelo menos até dezembro o inter poderia jogar no Olimpico ai depois que procure outro lugar pq na Arena colorado não entra uahauhuaha

26/06/2012 | 10h29 Denunciar

Daniel

Bem feito, nada disto teria ocorrido se os jogos da copa se realizariam no ARENA do Grêmio. Querem ser os bons, vão jogar lá na boco do lobo, ah ah ah.

26/06/2012 | 10h24 Denunciar

Junior

"O futebol mineiro foi o grande prejudicado com a Copa até aqui". Fala sério. Dois clubes de tradição que não tinham estádio e querem reclamar. Me poupe. E vamos combinar, o Cruzeiro tinha apenas 20000 sócios! Dupla grenal dá de 10x0 nesses caras.

26/06/2012 | 10h22 Denunciar

Rodrigo Fagundes

Essa direção do Inter é no mínimo irresponsável. Querer liberar um canteiro de obras para sediar jogos, pondo em risco sua própria torcida, por temer prejuizos aos cofres do clube, é um absurdo sem precedentes.Despreparo e incopetência dessa diretoria. Que falta faz o Fernando Carvalho, heim?

26/06/2012 | 10h20 Denunciar

Fabio Tricolor!!!!!

Bem feito aos colorados ficam tirando sarro com a arena vão ter um baita prejuizo, bem que nós gostariamos de ter ajudado fazendo a copa na Arena e vcs remendando o chiqueirão aos poucos mas não foram se meter a besta....kkkkkkkkk agora choraaaaa

26/06/2012 | 10h13 Denunciar

André Bernardelli

Engraçado, como tudo nesse país, no futebol e em razão da copa do mundo, os envolvidos (que lutaram para estar nessa condição) só querem o bônus! O ônus, que sempre pega no bolso, querem longe! Rasguem o estatuto do torcedor! Deixe o torcedor correr o risco e rezem para que não ocorra uma tragédia!

26/06/2012 | 10h12 Denunciar

Eduardo

A diferença entre o quadro social do Cruzeiro e do Inter é muito grande, o Inter tem mais de 100 mil o Cruzeiro tinha 20 mil, a maior diferença é que o sócio colorado é fiel e ama o clube. Mesmo jogando fora do Mineirão os clubes mineiros estão em primeiro e segundo lugar neste brasileiro.

26/06/2012 | 10h03 Denunciar

edu

TEM QUE MANTER FECHADO!!!!!!! A DIREÇÃO ESTA PENSANDO APENAS EM GRANA,SE DESABAR E MILHARES MORREREM, COMO FICA???? SERÁ UMA ATITUDE MUITO IRRESPONSÁVEL, SE ESTE CANTEIRO DE OBRAS FOR LIBERADO!!!

26/06/2012 | 10h01 Denunciar

cristian

Bem feito.Ninguém mandou a direção anterior entrar nessa briga de grandeza com o grêmio para tentar sediar jogos da copa.Agora sejam 'homens' para assumir o erro e admitir que mais um ano foi perdido pois, não tem um time decente e agora nem estádio para mandar seus jogos.Maldita mania de grandeza.

26/06/2012 | 09h56 Denunciar

Mauro Santos

Em nenhum comentário vindo do Beira Rio até agora eu vi alguma preocupação com a segurança da torcida, somente com as finanças. Lamentável. E mais, não existe torcida ordeira no Brasil, Sr. Luigi. Ou tu vais me dizer que integrantes da Popular foram presos por perseguição? Fecha os portões e pronto.

26/06/2012 | 09h56 Denunciar

Lucas

Em qualquer obra, regras mínimas de segurança precisam ser seguidas, como o uso de capacetes, etc. Como estão mexendo no estádio, pequenos materiais podem se soltar e atingir a cabeça dos visitantes. Ninguém poderá garantir que não haverá acidentes. Deveriam ter pensando nisto antes. Arriscar jamais

26/06/2012 | 09h52 Denunciar

luciano

mais um erro da direção, nunca imaginaram que isso poderia acontecer? se tivessem panejado as coisas teriam encontrado outro lugar pra jogar (teriam sim um plano B) fariam campanha para chamar novos socios da proximidade desde plano B e os inadimplentes voltariam com a volta dos jogos no B

26/06/2012 | 09h30 Denunciar

Paulo Fortes

O MEU GREMIO NÃO TEM QUE SE PREOCUPAR COM ISSO AFINAL ESTAMOS COM DOIS ESTÁDIOS...KKKKKKKKKKKK

26/06/2012 | 09h22 Denunciar

Renato

Que história é essa que os colorados querem eternizar que são campeões de tudo ? Mentira deslavada. Na década de 60 jogaram a Taça Brasil. Ganharam ? Não. Depois, no final dos anos 60, jogaram o Robertão. Ganharam ? Nâo. Depois, nos anos 90, jogaram a Copa Sul, ganharam ? Não. Mentirosos.

26/06/2012 | 09h12 Denunciar

ENEDI

Total falta de experiência na administração de um clube como o Inter. Desde o início deveriam ter conduzido a obra pra que ocupassem somente o anel superior, adequando tudo de acordo com o que é exigido , e não agora fazer tudo as pressas depois de ter sido interditado.Como tudo fazem depois !

26/06/2012 | 09h12 Denunciar

ADIR PAULO

Mas também com uma diretoria incompetente como esta queriam o que, primeiro foram inventar de remendar o Beira Rio, se fossem competentes saberiam que isso uma hora iria acontecer, agora ficam ai correndo igual uns panacas e pode ter certeza não irão conseguir, depois levam chumbo e não sabem porque