Futebol23/05/2012 | 18h04Atualizada em 23/05/2012 | 20h20

STJD suspende o início das série C e D do Campeonato Brasileiro

Caxias e Juventude teriam rodada inaugural neste final de semana

Enviar para um amigo
Devido às questões judiciais que envolvem os campeonatos das séries C e D, especialmente envolvendo Brasil-Pe e Santo André-SP, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Aprobatto, determinou a suspensão do início das competições.

Nas duas, a rodada inaugural seria neste final de semana, com o Caxias recebendo o Macaé, sábado, pela C, e o Juventude enfrentando o Metropolitano, domingo, em Santa Catarina, pela D. Segundo Aprobatto, apenas quando as pendências na Justiça Comum forem resolvidas as disputas se iniciarão.

Além do time paulista e da equipe pelotense, Treze/PB, Rio Branco/AC e Araguaína/TO brigam por vagas na Terceira Divisão. Depois que a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C, o Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, briga para não se ver fora da competição nacional.

Uma decisão da Justiça paraibana, publicada na última sexta-feira, também determina a inclusão do Treze na competição, no lugar do Rio Branco/AC. Mas a equipe do Acre conta com decisão estadual da Justiça garantindo o seu lugar. Além da preocupação com o andamento das competições, o presidente do STJD se mostra preocupado com as normas da Fifa.

—É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados — destaca Rubens Approbato em seu despacho desta quarta.

Preparada para entrar em campo neste final de semana, a dupla Ca-Ju lamenta a paralisação e aguarda os desdobramentos do caso:

— Alguém não teve competência para resolver seus problemas e a corda vai estourar em quem não tem nada a ver. Temos investidores e empresas que nos auxiliam e querem ver o time jogar para as marcas aparecerem — afirma o presidente do Juventude Raimundo Demore.

— É uma situação desagradável. Mas não vai nos prejudicar, nos contaminar. Será importante para ambientar os novos atletas que chegaram. Nossa preparação estava voltada para atuar no sábado e não podemos baixar a guarda — destacou o goleiro do Caxias Paulo Sérgio.

Comentar esta matéria Comentários (6)

Luiz

Sou Gremista, mas apoio o Xavante. Mandem essa canalhada da CBF/FIFA se colocar no seu lugar. Organizem as competições adequadamente com grande antecedência p/ que os clubes possam programar-se. Ninguém contrata nem arranja patrocínio da noite para o dia. E que a Dilma faça valer nossa soberania!

24/05/2012 | 22h00 Denunciar

Silvio

Força Xavante !! Ta na hora de começar aparecer justiça no futebol nacional, chega de corrupção da CBF!!!

24/05/2012 | 17h57 Denunciar

Tiago

Já nem sei mais o que pode acontecer com o processo do Brasil x CBF e STJD. O que eu tenho certeza é de que o Brasil escolheu o caminho certo. Deu de ter medo dessa gente que manda e desemanda no futebol. Gente q se comporta como donos do futebol, que não respeitam a CF, furtam medalha. Força Brasil

24/05/2012 | 14h53 Denunciar

Junior Andre Hofmeister

O Brasil-Pe não tem competência nem pra jogar a segundona gaúcha, quer jogar a série C nacional na base do canetaço?! Se não ajuda, tenta não atrapalhar, por favor! Logo agora que a CBF resolveu distribuir migalhas aos clubes das séries C e D, tem que aparecer uns metidos a esperto pra tumultuar!

24/05/2012 | 11h21 Denunciar

Silvio Edmundo

Vai aparecer algum colorado, eternamente magoado com a imortalidade tricolor reconhecida mundialmente para querer alfinetar

24/05/2012 | 10h38 Denunciar

Eduardo

Vai aparecer gremista dizendo que Rubens Aprobatto tem parentesco em 10º grau com algum Conselheiro do Brasil de pelotas.

23/05/2012 | 19h00 Denunciar

Siga zhEsportes no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesCom Gilberto e Wendell, Seleção Brasileira sub-21 goleia o Palmeiras http://t.co/4Q9M4Z6g8u #Pratas da Duplahá 31 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesFocado na Libertadores, San Lorenzo deve escalar time reserva no Campeonato Argentino http://t.co/rkSPDi068z http://t.co/959bdr53fAhá 41 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros