02/01/2010 | 05h10

De que lado está o poder financeiro na dupla Gre-Nal?

Enviar para um amigo
Diogo Olivier, colunista online

diogo.olivier@zerohora.com.br



Entra ano, sai ano, as mesmas dúvidas apertam os corações e preenchem as mentes de colorados e gremistas.

Quem está formando o melhor time? Quem contratou com mais competência e esperteza? A fotografia dos supostos 11 titulares mudou em que medida na comparação com a temporada anterior? E esta mudança, prenuncia o que exatamente? A tranquilidade dos suaves ventos de verão ou a preocupante nebulosidade sombria do inverno?

Afinal de contas, em 2010: quem vai ganhar mais títulos, Inter ou Grêmio, Grêmio ou Inter? Impossível dizer.

Até porque formar um time para dar show no Cirque du Soleil com salários nababescos em nada garante taça no armário. O Real Madrid, por exemplo, não venceu nem torneio de xadrez chinês em 2009.

Então, não entro nessa de me travestir de mãe diná e prever o destino chacoalhando búzios. Mas existe uma diferença na dupla Gre-Nal. Uma diferença essencial, de fundo, determinante, que no médio e longo prazo pode garantir resultados mais luminosos.

Dinheiro. O Inter tem, o Grêmio não.

O Inter sempre arranja um jeito de ter dinheiro na mão, enquanto o Grêmio sua sangue para arrecadar alguns trocados (trocados, segundo os padrões do futebol, é claro). Houve um tempo, nem tão distante assim, que era o contrário. Não é mais. O poder financeiro, no começo da década, é do Inter.

Vejamos o Grêmio, que agora vê Maxi López saltitante de mudança para Roma, decidido a disputar o Campeonato Italiano pela Lazio em vez de encarar o estádios dos Plátanos no Gauchão. Extraindo o sumo do imbróglio todo, episódios confusos como o do argentino acontecem por falta de dinheiro.

Se o Grêmio tivesse, lá atrás, liquidez para comprar de uma vez a metade dos direitos de Maxi López, em vez de trazê-lo por empréstimo com concessões de toda ordem, nada disso estaria acontecendo. Bastaria pagar ao FC Moscou e pronto.

O Grêmio passou o ano lutando bravamente, feito guerreiros espartanos contra os invencíveis exércitos persas, para arrumar 1,5 mihão de euros. Conseguiu, mas tarde demais. Perdeu a batalha. Como diz o presidente Duda Kroeff, a herança nefasta de dívidas do passado obriga o clube a disputar apenas jogadores em fim de contrato e que aceitem parcelar luvas, casos de Borges e Hugo.

Enquanto isso, o Inter acaba de pagar R$ 4 milhões pela metade de Andrezinho ao Nova Iguaçu (RJ). Foi lá, entregou o dinheiro à vista e fim de papo. Agiu igualzinho com Giuliano, para ter 100% de uma promessa com óbvio mercado na Europa logo ali adiante: R$ 7 milhões na mão da Traffic, dona do futebol do Palmeiras.

Somado ao R$ 1 milhão pelo espetacular Wilson Mathias de Fernando Carvalho, o Inter já torrou, entre bocejos, R$ 12 milhões somente no dezembro que passou. E olha que ainda não contratou nenhuma estrela de primeira grandeza para a Libertadores.

Se tira dólares e euros do próprio cofre, recorre a investidores mecenas como Delcyr Sonda ou pega um naco dos lucros obtidos na compra e venda de jogadores, não importa: o Inter dá um jeito.

Se este poder financeiro resultará em vitórias e títulos ao final de 2010, bem, aí são outros 500, como ensina a sabedoria popular. Mas a década que se inicia exibe uma diferença concreta na rivalidade Gre-Nal.

O Inter tem dinheiro. O Grêmio, não.

 

Siga a coluna no Twitter.

Comentar esta matéria Comentários (40)

MARCELO

NÃO ADIANTA OS COLORADOS ESBRAVEJAREM OU FICAREM INDIGNADOS, MAS ELES SERÃO SEMPRE O SEGUNDO TIME DO RIO GRANDE DO SUL. DÁ-LHE GRÊMIO.

18/03/2010 | 00h44 Denunciar

Inter Clube do Povo e da Elite

Todos os clubes querem a receita do Inter. Olha o flamengo? Até sua torcida vem pro Beira-rio copiar as músicas do Movimento Popular! Alguém já reparou? Alguma torcida do Brasil já copiou alguma canção da geral? Eu nunca vi. Por que, no beira-rio é puro sentimento. E não é "viadagem" da minha parte. Eu já fui nos dois estádios e sei a diferença. Por isso que cada vez mais a torcida do Colorado cresce em todo Brasil. É amor incondicional! "Eu nunca te esquecerei, dos dias que passei..."

16/03/2010 | 11h40 Denunciar

Inter Clube do Povo e da Elite

O Inter, atualmente, é o Clube do Povo e da Elite. Vou aos jogos, e se percebe uma miscegenação de raças, credos e classes sociais. Pode ser a moda do momento? Não sei. Mas , já dura 10 anos está moda. Desde 2000 está a supremacia. E isto não vai acabar. Todo ano o Inter terá um título. Seja Gauchão, seja Sulamericana, Recopa, Libertadores, Suruga Bank, Dubai, Mundial Fifa, o que vier, se não chegar perto, vai ganhar. E todos os clubes estão querendo a "receita" do Inter.

16/03/2010 | 11h29 Denunciar

Paulo Vianei

Assim como Grêmio e Inter, tudo futebol brasileiro é uzurpado, não temos autoestima, lembro que Valdo foi pra Europa com 23 anos, quem dera nossas promessas de hoje ficar até nesta idade.

04/03/2010 | 16h49 Denunciar

luciano de oliveira filippin

e brincadeira este colunista tem que ter uma melhor inforçao a 2 semanas saiu em varios sites esportivos os clubes com maires dividas do Brasil o Inter esta em eo 8 oitavo clube eo gremio esta em 11 lugar. O inter hoj etem um poder maior de arrecadaçao mais deve mais que o Gremio . informaçao agencia lance site www.terra.com.br dia 05/02/2010

22/02/2010 | 10h50 Denunciar

Fábio Gomes

Os gremistas estão se mordendo de inveja, só porque todos sabem que quem leva o nome do Rio Grande pra fora daqui é o Inter e não o gremio, eles só sabem viver do passado, a verdade é que ja faz um bom tempo que o gremio não ganha merda nenhuma, nem gauchão !!! Se o Inter tem mais dinheiro é porque está fazendo por merecer, como um time vai ter dinheiro sem ganhar nada, a muito tempo ??? Não adianta chorar, tem que aceitar e pronto !!!

31/01/2010 | 19h00 Denunciar

Alex Alves Moreira

Não intendo o inter gastar tanta grana e so leva o gaucho!

06/01/2010 | 18h43 Denunciar

vitor eduardo rampelotti francisco

Fico totalmente indiguinado com o suposto colunista se refere ao gremio com desdenho, me parese não ter nenhum respeito pelo meu amado tricolor, sem levar em conta que está montando um exelente elenco com boas contratações, não me paresendo um clube tão falido como lhe parese. Já o inter gasta uma exorbitancia com contratações, diria eu ruins. A menos que você sejá assumidamente colorado, poderia ser ao menbos mais descreto!

06/01/2010 | 15h56 Denunciar

ana

Sidnei: mesmo assim, a vida do Grêmio é mais importante que a do Inter. Basta ver os títulos de cada um. Basta ver a posição de cada um no ranking da CBF e no ranking da Conmebol. Isso é a gangorra grenal. O Inter nasceu em 2006, mas continua atrás. Antes disso, só o Grêmio existia.

06/01/2010 | 11h13 Denunciar

João Pedro

Discordo do Luiz H. S. Valente. O Inter quando estava prestes a ser rebaixado estava todo endividado. E eu pergunto caiu??? E o grêmio?? caiu?? Não só uma como DUAS vezes. (Três: Final de 2009 o grêmio foi rebaixadoi por algumas horas por uma dívida loca la, estava na reportagem do globoesporte). Até assim consegue cai... Ta ai a prova que a sua afirmação é muito idiota e sem sentido... Time de garra todos os gauchos são.. Não só gremio e inter mas o pobre juventude também é.. (ou era)...

06/01/2010 | 10h45 Denunciar

Sidnei

Conclusão poderia ser: O inter na primeira decada do novo milenio fez feitos de importancia para toda vida, o grêmio não.

05/01/2010 | 17h08 Denunciar

José Carlos Prado Peres

A traça, o vampiro que sugou o Grêmio, que acabou com o Grêmio campeão internacional, chama-se José Alberto Guerreiro, que novo anda pela plagas do olimpico perto do cofre tricolor. São como esses politicos que não acabam nunca e estão sempre perto do cofre. Pode ser que agora o Grêmio passe outra década como nos anos 70. Essa Arena é outra utopia da arrogância do tricolor. É a treva que domina nosso futuro enquanto os colorados desfilam sua presunção e ganham títulos ou pelo menos chegam perto

03/01/2010 | 13h58 Denunciar

Márcio Becker

Excelente o texto. Só não lembro quando foi que o Grêmio teve dinheiro. Mesmo quando ganhou títulos de expressão (1995 e 1996), montava time de refugos, como continua fazendo. Não lembro de uma grande venda naquela época. Ainda que me esforce, não consigo lembrar do grêmio com saúde financeira.

03/01/2010 | 01h51 Denunciar

Luiz H. S. Valente

Pois é, Diogo! E apesar desta dívida monstruosa, causada por gente q não vale nem a pena citar, o Grêmio taí, lutando! Em 2008 foi vice do Nacional e em 2009 não perdeu nenhuma em casa! Agora imagina se fosse o contrário! Se o Inter tivesse contraido uma dívida destas! Há muito tempo já teria voltado pra várzea de onde saiu! O Grêmio é isto, bravo, guerreiro, forte e lutador! Mesmo contra todas as adversidades continua vivo e lutando! E tu sabes a estória da gangorra, né? Um dia vira...!

03/01/2010 | 01h33 Denunciar

Maurício Cruzzatti Filho

Gostaria de saber da atual direção colorada onde está/foi investido cada real/dolar/euro das últimas vendas: alex, nilmar, edinho, magrão, etc. É muito dinheiro em caixa e até agora não compramos nenhum jogador realmente "fantástico". Com esses novos contratados (Edu, Wilson Mathias, Bruno, Nei e Thiago Humberto) fico em dúvida da nossa capacidade em empilhar taças neste ano! Saudações Coloradas !!!

02/01/2010 | 18h29 Denunciar

NESTOR

ALEM DO CAMPEAO DE TUDO, TER GRANA SOBRANDO. O SEM TITULOS ANDA NUMA PINDAIBA. MAS A DIFERENÇA MAIOR E O INTER 100 ANOS NA PRIMEIRA DIVISAO ENQUANTO O DA AZENHA, NAO PASSA DE BI-REBAIXADO.

02/01/2010 | 18h15 Denunciar

Jaco

E não faz muito tempo que o Fabio Koff andou emprestando até talão de cheques para o Inter,por não ter crédito na praça e que o refertório colorado estava impregnado de ratos e outras coisas mais.E aquele Presidente que abriu o cofre na frente das câmaras de TV para mostrar que estava sem dinheiro.O chavão nessa época era:O Primo rico(Grêmio) e o Primo pobre(Inter).Não sou eu que estou dizendo,eu lia e ouvia dos próprios dirigentes colorados.Bem,isso foi no século passado.

02/01/2010 | 17h16 Denunciar

Eduardo

Não consigo entender a dificuldade do grêmio em vender seus jogadores, tem gente pronta como o Victor e o Réver, tem promessas como o Douglas costa e o Mário fernandes, mas não consegue mercado para eles. As contas batendo na porta e os compradores não valorizam o material humano gremista. Nossa direção é incompetente para fazer negócios, é tudo complicado, é tudo difícil, pobre grêmio enquanto continuar com esta diretoria.

02/01/2010 | 17h03 Denunciar

PEDRO GIRARDI

BOM EU SOU COLORADO Á 50 ANOS,,,,DESDE O TEMPO EM QUE O BRIZOLA ÉRA VEREADOR EM IGREJINHA......FAZ TEMPO HEM M M M M M , POIE É O GREMIO É E SEMPRE FOI UM TIME DAS ELITES UM TIME RICO.....E O INTER SEMPRE FOI E É POVÃO,,,SÓ QUE AGORA TEM 100 MIL SÓCIOS PAGAMNTES,,O QUE MUDA O RUMO DAS COISAS NÉ.............AMBOS TEM PODER DE COMPRA ........SÓ QUE O RONALDINHO VEM PARA O INTER ME CONFIDENCIOU UM AMIGO QUE MORA NA INGLATERRA E É AMIGO DO DENTUÇO.

02/01/2010 | 16h34 Denunciar

Delmar

Grêmio não tem dinheiro porque é incompetente!

02/01/2010 | 15h41 Denunciar

Gastão Henriques

É ISSO AEE ! É COMO EU DIGO: O INTER BANCA ! O OUTRO SE SACODE ! HAHAHAHAHAHAHA !

02/01/2010 | 15h33 Denunciar

Israel Borba

Mas com toda esta grana, o time que o Gremio está formando é melhor do que o do inter e cá pra nós, vai ser dificil o inter passar a frente, na zaga a diferença é dantesca (rever e mario fernandes são imbativeis), no meio de campo da inter por pouco e o ataque novo do gremio tem mais bola q o inter tbm... claro q no banco da inter disparado, mas 11 contra 11 da gremio de goleada... ahh não comparei os goleiros pq seria de uma covardia desumana, nesta posição, só se o inter contratar o Buffon...

02/01/2010 | 15h17 Denunciar

julio

A PERGUNTA É TÃO BABACA COMO O COLUNISTA. ESTÁ DO LADO DO INTER, Q TEM DINHEIRO O SUFICIENTE PARA PAGAR MÍDIA COMO A RBS.

02/01/2010 | 13h12 Denunciar

Marcelo

É isso mesmo, Diogo. Futebol é poder financeiro, infelizmente. Enquanto a turma do Guerreiro quase fechou o Grêmio no início da década passada, Carvalho reergueu o Inter das cinzas, transformando-o numa potencia nacional.

02/01/2010 | 12h32 Denunciar

davi alexandre

é diogo. O dinheiro não garante tmbém sapiencia, já que 2009 foi repleto de erros monumentais daquelas antas do comando do inter. Conclusão: perdemos um brasileirão que se desenhava com nossa cara. Mas espero melhores ares neste ano, se não houver mais um desmanche no time, claro.

02/01/2010 | 11h50 Denunciar

leandro

maxi lopez ja vai tarde aquele peso morto, talves se ele nao fizesse tanta falta, desfalcasse u gremio em varias partida hj nos estariamos na libertadores... FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LOPEZ...FORA MAXI MERCENARIO LO

02/01/2010 | 11h47 Denunciar

C. BALLA

se o Gremio vender Rever, Vitor, Douglas Costa, Souza, fica com $ mas sem time. A analise é superficial. Sonda mecenas?? boa piada...

02/01/2010 | 11h34 Denunciar

Rafael J

Cadê o jogador espetacular? O Inter precisa de um centroavante matador, e urgente.

02/01/2010 | 11h20 Denunciar

Maha

2 pontos: Primeiro: Grêmio pagou antes de encerrar o contrato do Máxi. Não demorou. Estava no prazo, dentro do previsto. Começa o ano com noticia desatualizada. "Mas a década que se inicia exibe uma diferença concreta na rivalidade Gre-Nal. " Próxima decada só em 2011. Não saber disto é triste. Pensava que pra ser jornalista bastava 1° Grau. Pelo visto nem isto estão pedindo mais.

02/01/2010 | 11h02 Denunciar

Bruno Coelho

[Parte 4] Maxi López é um bom jogador, mas desta vez terei que dar crédito às palavras do Meira. Não se trata de um jogador diferenciado, é um jogador comum. Gostaria que ficasse, mas se não ficar, tudo bem, seja feliz em Roma desde que acerte essa pendência com o Grêmio. Em 24 jogos, Maxi fez 12 gols. William, possível substituto, fez 11 gols em 23 jogos. Portanto, não trate a sua saída como se fosse uma perda sem precedentes, pois não é. É um bom jogador, mas longe de ser insubstituível.

02/01/2010 | 10h56 Denunciar

Bruno Coelho

[Parte 3] Quanto ao Maxi López, outra bobagem. Você disse que o Grêmio lá traz traria Maxi López sem necessidade de obtê-lo por meio de empréstimo. Mas convenhamos, mesmo com maior poder financeiro na década de 90, NEVER, o Grêmio não traria Maxi López por esse valor, porque os clubes brasileiros não recebiam tanto como nesta década. O Inter teve seu rebaixamento anunciado pela FIFA por míseros US$ 100 mil pelo não pagamento a uma das parcelas envolvendo Silas.

02/01/2010 | 10h56 Denunciar

Bruno Coelho

[Parte 2] Outra bobagem é essa maneira radical de falar que o Grêmio não tem dinheiro. Sei que se trata de uma hipérbole, mas você a repete tantas vezes, que passa a sensação de falar sério. O Grêmio tem sim uma dívida a ser paga, mas isso não impede de realizar boas contratações e se arriscar, como se arriscou com Souza (2 milhões de euros sem investidor, segundo Irany Sant'anna Jr.). O Grêmio precisa evitar grandes gastos, isso sim, mas não está sem dinheiro.

02/01/2010 | 10h55 Denunciar

Bruno Coelho

[Parte 1] Diego, desculpe, mas esse texto é totalmente sem propósito para o devido momento. Tudo bem que o poder financeiro interfere nas contratações, mas seria mais interessante debater quem contratou melhor até aqui: Grêmio com Hugo, Leandro, Borges, Maurício, Ferdinando ou Inter com Nei, Wilson Mathias e etc. Por outro lado, o espaço é seu e você faz o que bem entende. Porém, há pontos que discordo totalmente...

02/01/2010 | 10h53 Denunciar

João

VENDENDO NEWMAR,ALEX,EDINHO,MAGRÃO,SANDRO, O GLORIOSO INTER FATUROU TÃO SOMENTE 10 MILHÕES A MAIS QUE O GRÊMIO NO SEU BALANÇO ANUAL, O QUE NOS MOSTRA O SEGUINTE: O GRÊMIO QUE NÃO VENDEU NINGUÉM CHEGOU JUNTO COM O INTER QUE SE DESMANCHOU, QUE FOI SUCATEADO!!! QUANTO A QUEM SE REFORÇOU MELHOR, NÃO RESTA DÚVIDAS, FOI O GRÊMIO, QUE FEZ AS MELHORES CONTRATAÇÕES ENTRE TODOS DO BRASIL, E SERÁ FAVORITO A TUDO QUE SISPUTAR!!!

02/01/2010 | 10h15 Denunciar

luiz roberto leal vicente

Sr.Diogo Olivier, vou dar algumas dicas pra direção gremista, e tomará que eles aceitem , sejam humildes, ai vai dica pro gremio arrumar pila : 1)Fazer uma rifa de uma cabeça de porco recheada(que pode ser a do meira mesmo), 2) sortear aos socios , um fusca 66 verde limão flamante (que pode ser o q souza usa pra ir ao estadio), 3) alugar o olimpico pra cenas dos filmes do zé do caixão (atores nao faltão no olimpico) , bem ai vai umas dicas de um colorado humilde e bem intencionado.

02/01/2010 | 10h05 Denunciar

jeio

A diferença esta no Conselho e Direção do Inter / Agora observa o meu Gremio, o Conselho do Gremio aprova tudo e é muito parecido com a geral, aplaudee até derrotas, ou o Gremio muda ou vamos virar um Vasco, Botafogo e talvez um Bahia.

02/01/2010 | 09h32 Denunciar

Delcio Jose Masdiero

Só para constar há quem diga que a decada se inicia em 2011! o que lhe parece?

02/01/2010 | 08h40 Denunciar

marcio

O ESPETACULAR INTER, DÁ DE 10 X 0 NO RIVAL, ACHO Q NEM TEM MAIS. É DE DAR PENA.

02/01/2010 | 07h50 Denunciar

luiz carlos pauli

Ué, Diogo, os lá da Azenha não se acham o time da elite? Como é que nunca tem dinheiro, então?

02/01/2010 | 07h24 Denunciar

Carlos Dörffer

Topico pra colorado ler e se iludir, esquecer dos vices. Sonho da imprensa gaúcha é ter um clube superativario no RS, os por menores nunca sao divulgados. O unico fato concreto nisso é que existe um time no RS pagando suas dividas enquanto outro as acumula.

02/01/2010 | 06h54 Denunciar

Siga zhEsportes no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros