Versão mobile

19/11/2009 | 14h30

A maior mentira da história do futebol

Enviar para um amigo
Diogo Olivier, colunista online

diogo.olivier@zerohora.com.br



É inacreditável que algo assim continue acontecendo no futebol diante do silêncio criminoso da Fifa. Ontem, na repescagem para a Copa do Mundo da África do Sul, a França perdia por 1 a 0 para a Irlanda na prorrogação quando Thierry Henry dominou a bola com a mão. Só assim foi possível o cruzamento para Gallas marcar o gol de empate.

A imagem da TV é claríssima. O francês praticamente agarra a bola. Os jogadores viram, quem estava no estádio viu, o mundo inteiro viu pela TV.

E o que aconteceu? Nada. Absolutamente nada. A França está na Copa graças a uma mentira incontestável. A Irlanda está eliminada graças a maior injustiça da historia do futebol.

Para quem gosta de futebol limpo, um episódio assim deveria ser o estopim de uma revolução. Pacífica, é claro, mas uma revolução. Minutos de silêncio se espalhando por todos os estádios do planeta. Os jogadores usando tarja preta. Faixas de protestos dos torcedores nas arquibancadas. E mais o que a imaginação conceder. A França não pode disputar o Mundial nestes termos.

Não é nada contra a França. Não que isso seja importante, mas o Olivier aí no sobrenome do autor desta coluna me isenta de eventuais acusações de xenofobia. Minha bronca é com a ranzinzice do futebol em aceitar a televisão como recurso para impedir assassinatos ao bom senso como o de ontem, em Paris.

Os tradicionalistas insistem em dizer que o mágico do futebol é a discussão sobre a arbitragem, os erros para os dois lados, a eterna subjetividade de cada lance. Bobagem. Magia é o drible, o elástico, o lançamento preciso, a bicicleta, o golaço de fora da área.

Como pode um esporte que movimenta milhões e milhões de euros, com jogos transmitidos ao vivo para centenas de lares em todos os continentes encarar com normalidade a eternização de uma mentira como o gol que classificou a França para a Copa da África?

Se um lance como o de ontem não for suficiente para a Fifa normatizar o uso da recurso da TV em auxílio aos árbitros, nunca mais. Não existe magia melhor do que a verdade.

Siga a coluna no Twitter.

Comentar esta matéria Comentários (59)

Luiz Giaquini

A maior injustiça do futebol foi o gol do maradona com a mão.. esse ainda foi na repescagem! o do Maradona foi pior.

09/12/2009 | 23h02 Denunciar

Sandro Rodrigo

Diogo,"nem céu,nem inferno!" gostaria de ouvir uma sugestão a respeito do "olho eletrônico" durante a partida,eu por mais que tente,não consigo imaginar parando o jogo toda hora,imagina a "cera" dos ermanos?não iria ter ação.além de ser necessário ter cronometrista,coisa que eu acho que esta sim deveria ter,em faltas e em tiro de meta.de resto atitudes como essa do Henry ,suspenção de uns 12 meses já serviria de exemplo e evitaria futuros espertinhos!tipo assim,NADA DE COPA 2010 PRA TÍ ACABÔ!

22/11/2009 | 00h03 Denunciar

adelar vieira da rocha

estes caras brasileiros que estão se preocupando com o jogo e o gol irregular da França são todos burros e iguinorantes ou tem medo da França tirar o Brasil mais uma vez, porque não se preocupam com os nossos erros no Brasil per exemplo. O jogo em Sao Paulo entre inter e corinthias quantos erros um penalt p/ o inter uma falta batida com bola rolando e gol validado, jogo no beira rio dois penalt não marcado para o iner e o titulo ficou com quem. deixe de ser froxos ou vamos nular diversos jogos.

21/11/2009 | 15h25 Denunciar

LEANDRO JOSE RENNER FOGACA

A GRANDE QUESTAO EH O FATO DE NAO HAVER SANC#OES APOS CONFIRMADO O ERRO COM UM DESFECHO CATASTROFICO PARA UMA DAS PARTES (IRLANDA). PIOR AINDA EH AS PESSOAS QUE ACHAM QUE ISTO EH ACEITAVEL. ESTE EH O ATRASO DO NOSSO PAIS.

21/11/2009 | 14h51 Denunciar

Robson Quartieri Monteiro

Os Colorados não querem nem ouvir em usar "recursos de Tv". Se isso fosse usado "Eles" não teriam no currículo uma Copa do Brasil (Penalti escandaloso marcado no final do jogo), uma Libertadores da América (dois gols do Nacional escandalosamente anulados dentro do Beira-Rio), e consequentemente, um Mundial Interclubes pois não teríam chegado a final da Libertadores. Recursos de Tv ? P/ Colorados nem pensar ! Hehehe.... Algum Colorado sem memória vai me chamar de "Mentiroso" ? Duvido !

21/11/2009 | 10h15 Denunciar

Juliano Ramos Nunes

É que o futebol é um esporte de origem inglesa...ou seja, o Juiz é figura do Rei. Se fosse um esporte americano esse tipo de situação, entre outras tantas que frustam quem gosta da coisa "jogada na bola" (gol do Tinga contra o corinthians, gol do Jardel contra o palmeiras, etc..), não existiriam. Sou a favor da tecnologia apoiando o futebol, e dizer que o erro é lado "romântico" (ou qualquer outra expressão) dessa arte eu não concordo.

21/11/2009 | 10h06 Denunciar

Rogberto de Souza

A maior mentira do futebol, é dizer que é campeão do mundo em 1983 jogando contra time amador e o curintia ser campeão brasileiro em 2005, com uma vergonha daquelas em anular jogos para ser campeão. Tem é que anular o gol e colocar a Irlanda na copa.

21/11/2009 | 09h38 Denunciar

Oduvaldo Garcia Jr.

A maior mentira foi a copa de 62, Nilton Santos fez penalti contra Espanha, deu dois passos para fora da área e o juiz marcou falta, no Brasil consideraram "esperto", na cobrança da falta gol de bicicleta, anularam por pé alto, na semifinal Garrincha foi expulso por chutar um chileno sem bola, sumiram com o relatório de árbitro e ele jogou a final. A copa de 62 é a maior mentira da história do futebol.

21/11/2009 | 07h37 Denunciar

rogerio silva

a maior mentira do futebol foi contada pelo souza em entrevista na tv disse que o gremio era o melhor time do brasil e os gremistas acreditaram.senhoras e senhores.isto é incrível!

21/11/2009 | 01h40 Denunciar

Ebrair Albuquerque

Sobre o assunto concordo em genero, número e grau. Esse tipo de injustiças tem que acabar. Vale lembrar, dentre outras, como o campeonato mundial da Inglaterra que a bola não entrou e as mãos do Maradona e do jogador do Atlético PR.

20/11/2009 | 19h51 Denunciar

JOSE HABIB F JUR

Para mim, a extrema ética de esportes outros (golfe, tênis, natação) tem relação direta com o fato de que tais não são de "massa" (governados emoção e campo fértil para fanatismos, catarses e transferências psicológicas: fama, sucesso, vitória), onde há espaço para eternas discussões sobre faltas não marcadas, gols anulados, expulsões injustas e toda a malandragem que cerca o futebol, não como "esporte", mas como "ideologia" (que - ?! - dá sentido à vida de milhões), feito vilã de novela...

20/11/2009 | 19h05 Denunciar

Rodrigo

A maior mentira da história do futebol. Tu deve estar esquecendo "La mano de Dios"? A Argentina foi Campeã em 86, graças ao lendário gol de mão de Maradona. Todos os árbitros erram, não pode se culpar um só.

20/11/2009 | 17h29 Denunciar

Fernando

Esses absurdos que ocorrem diariamente nas arbitragens do futebol se devem ao dinâmismo cada vez mais elevado dos jogos, com atletas cada vez mais fortes e velozes e instrumentos igualmente evoluídos como chuteiras levíssimas e bolas sem resistência do ar. Os dinossauros da FIFA são os únicos que não seguiram o curso natural das coisas e mantém o velho e obsoleto trio de arbitragem desde os tempo da bola de couro de porco. Não espero outra coisa na copa da África do Sul. Abraço.

20/11/2009 | 15h48 Denunciar

Laura

Minha ultima mensagem: Irlanda x Georgia, classificatorias pra Copa em fevereiro 09 http://www.youtube.com/watch?v=Jf9fx4ipF4Q Gol de penalty da Irlanda apos MÃO do jogador Irlandes. O arbitro tmb nao viu. na epoca ninguem falou nada, e a Georgia nao pediu pra jogar de novo é isso ai, faz parte ;)

20/11/2009 | 15h33 Denunciar

Marcos Silva

Sou totalmente ao uso sa TV para julgar este erros, o que o juiz não viu, azar, não viu, e tambem o que não consta na sumula não poderia ser utilizado para julgar jogadores que cometem erros, brigas, e catimba. acabou a catimba no futebol, qq coisa que um jogador faz as cameras pegam e sao punidos, porque não punem uma equipe que saiu previlegiada tbm com um erro grotesco desses., se for pra punir tem que ser pra todos, jogadores e times. ou esquecem o que nao esta na sumula

20/11/2009 | 13h55 Denunciar

Laura

"A maior mentira da história do futebol" Ninguém mentiu: o Henry admitiu em campo, pro colega irlandês, que foi mão na bola. A palavra a ser usada é "Erro" e não "Mentira". Sensacionalismo desnecessário. "O francês praticamente agarra a bola. " Isto não é verdade, a bola bate no braço dele, agarrar seria se ele tivesse levado o outro braço em direção à bola, o que não ocorre. Não precisa desse exagero todo pra tentar convencer as pessoas.

20/11/2009 | 12h40 Denunciar

Luciano Cortinhas Junior

Comparo o lance ao atleta que se envolve com doping: alterar o resultado final por meio de atitudes ilícitas. Só que para estes casos, a punição vem com devolução de medalhas, reconhecimento dos 2º e 3º colocados, exclusão. No futebol, o cara é endeusado pela sua "criatividade e esperteza"

20/11/2009 | 12h04 Denunciar

Daniel

As imagens da TV servem para punir jogadores depois de finalizado o jogo, essas mesmas imagens não servem para dirimir um erro tão grosseiro...???

20/11/2009 | 11h00 Denunciar

Lucas Gonzaga

Tem certeza que esta mentira foi maior que o título da Libertadores do Inter depois do jogo com o Nacional? Afinal a França foi um gol roubado, contra o Nacional dois gols absurdamente assaltados do time uruguaio. Tem também aquele assalto histórico contra o Fluminense na Copa do Brasil do Inter.

20/11/2009 | 10h03 Denunciar

eduardo

O posicionamento da FIFA, endossando a impunidade ao Henry e à seleção francesa é inadmissível. É quase uma apologia à malandragem, à deslealdade, enfim, um enorme desrespeito a competitividade. O resultado não pode ser mudado, mas a punição deveria ser exemplar ao jogador que feriu não só uma equipe, mas um país inteiro.

20/11/2009 | 09h27 Denunciar

Laura

O futebol ainda nao aceita decisoes baseadas na TV. Essa é a regra. Nao concordo, mas é. Enquanto for essa a regra, as decisoes do arbitro sao magnanimas. O arbitro errou, nao viu. Nao importa que na TV da pra ver. O jogo nao pode ser anulado. é simples. A França nao é a primeira e nem a ultima a levar vantagem por causa de erro de arbitragem. Por que demoniza-los?

20/11/2009 | 09h17 Denunciar

Rafael Ferraz

O Diogo, o jogo iria para os penaltis esqueceu, vc's não estão exagerando um pouquinho, chega de politicamento correto cara..

20/11/2009 | 08h21 Denunciar

Edu - e o Nacional do Uruguai???

E o que tu me diz do Nacional do Uruguai sendo garfado sem dó nem piedade pela Libertadores de 2006? Pelo que eu me lembre ninguém entrou em comoção pedindo protestos pelo mundo todo. Ou será que estou enganado? Para com esse papinho hipócrita pq qdo é contigo, ou com os teus no caso dos uruguaios, tu acha bem bonitinho né!!!

20/11/2009 | 08h12 Denunciar

loco

A maior mentira? Achei que tu tava falando do gfpa e seu "titulo mundial" e seus "craques" como o tal de tcheco.

20/11/2009 | 04h09 Denunciar

JAIRO SANTOS

Finalmente, Diogo! Esse é o primeiro comentário sensato teu que leio. Sugere um pensamento coletivo, desprovido de clubismo. Tudo em nome da Lisura no futebol. Igualmente, não nos contextualiza como "medíocres" por termos opiniões divergentes. PARABÉNS! Quanto ao post supracitado, deveria haver urgentemente a utilização de recursos da tv. Há milhões em jogo e episódios como esse, geram desconfianças no esporte. Muitos "CAMPEÕES DE TUDO"estariam ainda no ostracismo não fossem os erros. abraços.

20/11/2009 | 04h09 Denunciar

Guilherme

Tchê, parem de frescura... A mais de 100 anos o futebol é assim e é paixão mundial, pra que mudar agora? Se mudar agora tem que entregar e modificar um monte de títulos ae da história, inclusive Copas da Seleção brasileira... Deixemos de rebeldia, futebol é bom assim como está... Parem de inventar moda, ja basta esse STJD enchendo o saco... Abraços

20/11/2009 | 01h26 Denunciar

Ricardo

A maior mentira do fuitebol é que esse time do Inter é o melhor do Brasil. Enganaram 100 mil com essa mentira.

20/11/2009 | 00h49 Denunciar

anderson

eu aposto que vcs, caso sejam colorados, nao se importaram de ganha a libertadores com a garfada no nacional do uruguai, né? ou os gremistas ficaram indignados como tao com o Henry qnd o ronaldinho iniciou uma jogada de um gol com o braço num gre-nal? nao quero saber da TV, quero saber de jogo de bola, de gols, jogadas, lances, erros de juiz, torcida vibrando, isso é futebol, e no dia que os "rec. tecnicos" entrrarem em campo, estarão matando o futebol: a magia e a sua humanidade.

20/11/2009 | 00h22 Denunciar

anderson

é, só sem cultura, sem duvida... estranho, ruy carlos ostermann certamente é alguem sem cultura tb, pq defende justamente isso que eu disse e concordo com ele, o futebol é humano, permite o erro, seja dos jogadores, do juiz, de qm for, permite a malandragem(o q nao significa algo ruim, pelo contrario) o futebol com uso de tv pra decidi uma partida tá morto, deixou de ser futebol, ja imaginaram cada lance duvidosa, pararem pra fica vendo na TV? nao sei, é meio brochante, nao? segue...

19/11/2009 | 23h51 Denunciar

Madalena

Minha opinião é a seguinte: Todo gol marcado no mundo, inclusive na várzea, deve passar pelo crivo do Olivier; se ele disser que é gol, é gol! Se ele disser que não é, anula-se; nem que seja depois de terminado o jogo! Que tal?

19/11/2009 | 23h42 Denunciar

LUCIANO BAYER

Sou fã dos comentários do Olivier. Pena que ele nunca me respondeu. Mais uma vez concordo com você, Diogo. Quem está aqui dizendo que a magia do futebol é a "humanidade" dele, pra começar tem pouca cultura; pra continuar, não deve saber o que são recursos técnicos; e pra terminar, não ama o futebol, que precisa, sim, de moralidade. Com a TV os árbitros voltarão a ter coragem, perdida com os erros ultimamente cometidos. A insegurança norteia a arbitragem. Valeu mesmo.

19/11/2009 | 22h36 Denunciar

Jose Bolzan

Pelo menos neste lance deu pra ver que o juiz não viu, sua visão estava incoberta, mas e o simon que viu uma falta que não existiu,e tem muita gente da imprensa defendendo ele, este nem a tv resolve.

19/11/2009 | 22h32 Denunciar

antonio

o futebol tem regras. E levar a bola com a mão não é uma delas.

19/11/2009 | 22h18 Denunciar

Beto

Por favorrrrrrrrrr!! Outro!!?? Tu e o Zini?? Que alarde!!! E qdo o Jardel fez um gol legal em 96 q levaria o Grêmio à final da C. do Brasil?? Por favor! Parem c/ essa hipocrisia d querer purificar o futebol! O futebol é assim a milhões de anos! E sempre vai ser! Bah, tá loko, q chatice! VAI COMENTAR COISAS RELEVANTESSSS: TIPO: DUDA KROEFF NÃO ACHA TÃO IMPORTANTE BOTAR O PÉ NA PORTA DO VESTIÁRIO! ISSO SIM É IMPORTANTE! ISSO É DETERMINANTEEEEE!!!!

19/11/2009 | 22h08 Denunciar

Julio Colorado

Eu não acho q seja a maior, mas é uma grande mentira, tão grande quanto aquela que diz q em 1983 existia mundial interclubes, são mentiras que devem ser apagadas do futebol.

19/11/2009 | 21h57 Denunciar

LEANDRO FEHN FISS

É simples resolver isso, bastava colocar nas regras o desafio TV. Como fazem os americanos no futebol deles, cada time pode desafiar a arbitragem uma ou duas vezes por partida. O árbitro julgaria o recurso na hora, com base no replay. Não precisa nem inventar nada, conservadorismos só atrasam o desenvolvimento do esporte.

19/11/2009 | 21h19 Denunciar

Pablo

Mas teve um aqui que perdeu uma grande chance de não escrever nada... E não falo sobre o Diogo Olivier, né Anderson...? ;) Mas o que é discutir ética num undo de "farinha pouca, meu pirão primeiro..."

19/11/2009 | 21h15 Denunciar

Vágner Ernandes

até hj não sei pq a FIFA não excluiu o impedimento do futebol, deve ser pra poder manipular os resultados quando quer, é a única explicação

19/11/2009 | 20h54 Denunciar

João

LÁ TAMBÉM TEM CARLOS SIMON!!! SÓ NÃO ENTENDO É SE ESCANDALIZAREM COM O ERRO DO CARLOS SIMON EUROPEU, SE O DAQUI INVENTA ATÉ REGRA DA FIFA E TODA A IMPRENSA APLAUDE!!!

19/11/2009 | 20h01 Denunciar

Izhim ur-Baal

recomendo pesquisa sobre o sistema de "challenges" no Futebol Americano. Rapido, efetivo e com princípios claros em suas aplicações.

19/11/2009 | 18h38 Denunciar

Fabricio Da Costa

Concordo plenamente em usar a televisao, exatamene como acontece no futebol americano. Tambem fiquei indignado com o acontecido, pois vi o jogo com Irlandeses e fiquei triste por eles. Mas gente, esquecam!! Nunca vai acontecer! Eh simples: Muita gente poderosa perderia muuuita grana com isso!! Pois a corrupcao que ha no Futebol (assim como ha por todos os lados), nunca vai acabar. Alguem sabe me dizer quantos anos o senhor Teixeira esta no comando do Futebol Brasileiro? Ja perdi as contas..

19/11/2009 | 18h08 Denunciar

Alexandre

Esta é a segunda maior mentira do futebol. A primeira é a seguinte: Roberto Carlos (aquele enganador que jogou no Real Madrid e na Seleção).

19/11/2009 | 18h08 Denunciar

Gilmar Barro

Boa tarde. Se a TV é boa usando suas imagens para punir jogadores, pq não pode ser usada para tirar dúvidas em alguns lances? Se isto acontecesse, com certeza, alguns figurões estariam fritados e menos ricos.

19/11/2009 | 18h01 Denunciar

Rogério Teixeira Brodbeck

Esse negócio de romantismo é bom entre homem e mulher. Na vida prática, não tem disso, que bobagem isso de que é o que valoriza o futebol. O que valoriza o futebol e atrai gente é a qualidade dos clubes, das equipes, da organização dos eventos. É só ver como funciona nos outros esportes (tênis e o vôlei, por exemplo) que têm um monte de árbitros e juízes de linha mais a TV. Temos que profissionalizar e modenizar o futebol senão daqui a pouco nem a TV vai querer mais...

19/11/2009 | 17h50 Denunciar

Márcio Bedin

Sugiro que seja feito algo como no Tênis, onde o jogador tem direito de pedir 3 "tira-teima computadorizados" por set. Poderia ser algo com 2 por cada tempo. Algo que na dúvida o técnico ou o capitão pudessem pedir para o juiz. Acho que é um começo.

19/11/2009 | 17h26 Denunciar

Anderson

Foi contra a Irlanda. Ou seja, esqueça que a FIFA fará algo. Caaaso fosse contra a França ou Inglaterra, por exemplo, aí sim medidas seriam tomadas... O mesmo peso, duas medidas. Esse é o mundo, infelizmente.

19/11/2009 | 17h14 Denunciar

Nelson Iahnke

O que eu vi foi a maior vergonha da historia do futebol mundial, Henry que sempre falou muita bobagem demonstrou mais uma vez o mau carater que é, a Irlanda fazia um jogo heróico, jogava mais que a fraca França, foi um absurdo, na hora eu estava na academia dando aula e nao pude conter a indignação de um adorador do futebol justo... UMA VERGONHA SR HENRY...

19/11/2009 | 17h08 Denunciar

Alvaro Lydner

Eu proponho que a imprensa e as entidades de justiça, governamentais e não-governamentais, criem uma braçadeira VERDE (em alusão à Irlanda) e PRETA, para colocar nos braços dos torcedores que forem aos jogos da França na Copa da África.

19/11/2009 | 16h48 Denunciar

Diego Soveral Cabreira

REALMENTE, NÃO DA PRA ENTENDER PORQUE NAO USAM OS RECURSOS DA TV PARA AS JOGADAS SE USAM A TV PARA JULGAR DEPOIS DO JOGO, PORQUE NAO A USAM ANTES, PARA NAO TER QUE JULGAR DEPOIS DO FATO OCRRIDO E CONSUMADO JA?

19/11/2009 | 16h12 Denunciar

Daniel

Finalmente uma opinião sensata à respeito do uso de imagens para dirimir dúvidas de arbitragem. É um absurdo esse discurso hipócrita romantizado da magia dos erros de futebol. E olha que tem gente que se diz intelectualizado, que se presta a defender uma posição retrógrada e ultrapassada dessas. Futebol é negócio, e portanto, deve ter a transparência necessária para que todos tenham iguais condições de disputa. O atraso só interessa aos mau intencionados.

19/11/2009 | 16h10 Denunciar

Marcelo Zerbes

Falou tudo, Diogo. Sempre defendi esta idéia também. ADEUS A NATURALIDADE E ESPONTANEIDADE DO FUTEBOL! Eu quero é JUSTIÇA. Que a lei seja cumprida à risca E PARA TODOS. Assinei contigo, Diogo. Um abraço!

19/11/2009 | 16h04 Denunciar

pedro

Diogo, vão esperar acontecer numa final de copa do mundo pra colocarem de uma vez a ajuda eletrônica?

19/11/2009 | 15h52 Denunciar

wagner gross

futebol é apaixonante por isso

19/11/2009 | 15h49 Denunciar

Ricardo

A frança vai disputar o mundial. Não dá pra mudar. Não queria que fossem, mas não dá prá negar:A culpa é dos árbitros que não viram o lance.O que a Fifa pode fazer é primeiro punir Henry de forma exemplar.Não houve fair play.Ele utilizou um recurso irregular e tirou proveito.Pode e deve ser punido, quem sabe até sendo proibildo de disputar o mundial. Depois a Fifa pode e deve mudar a arbitragem. Um juiz pra 100 m é pouquissímo. Em qquer outro esporte tem muito mais. Isso já iria ajudar bastante.

19/11/2009 | 15h41 Denunciar

Fernando

Meu caro Diogo! Tem um time do Rs que ganhou uma Libertadores com dois gols legítimos anulados de seu adversário e ninguém fez nada, pelo contrário, todo mundo achou lindo.Vamos parar com hipocrisia. Hoje em dia salvam-se apenas interesses financeiros, conchavos, etc. Times sem histórico de vitórias de repente são até campeões do mundo. Tem um aqui perto e ninguém viu nada!!!

19/11/2009 | 15h37 Denunciar

Rafael Zago

Diogo, menos!!! realmente o gol foi ilegal e por consequência do erro da arbitragem a França ta na copa, mas se você viu o jogo deve lembrar que Anelka(acho que foi ele) sofreu um penalty (de cartilha como diz o Mauricio Saraiva) e o mesmo juiz não deu. No primeiro jogo houve outro penalti a favor da França e a arbitragem também não deu...Resumindo, a banca cobra e paga...portanto, menos!!!

19/11/2009 | 15h19 Denunciar

anderson

ah, sem hipocrisia! o Henry foi esperto e azar o do goleiro! futebol limpo, com tv, nao é futebol limpo, é um futebol burocratizado e idiotizado, a graça do futebo,l é a humanidade dele, que o lance do Henry, (como o do Maradona em 86 e o do Túlio em 95, lembra?) é a mostra do quanto o futebol é humano, com erros, lmalandragens, espetrteza, é isso que faz o futebol ser a paixão que é. e outra, nao vem com essa de escandaloso, no angulo normal da TV nao se nota o toque.

19/11/2009 | 15h16 Denunciar

Marc Souza

"A maior mentira da história do futebol"... Não chega nem perto do gol do Maradona na final da copa do mundo. Não pela facilidade de ter visto o lance, mas pelo valor que o gol teve na competição, e por toda a repercussão que teve. "A maior mentira da história do futebol"... Por favor, né. Menos, muito menos.

19/11/2009 | 15h03 Denunciar

Fábio Collares Oyarzábal

Perfeito! Usou as palavras certas, o argumento certo! Exatamente como penso. Um 5º, 6º árbitro, só para lances assim, não os de penalidade, por exemplo, com o velho "pegou na bola, pegou na perna", mas para algo escancarado como esse, se a bola saiu no cruzamento que deu em gol, se a bola entrou ou não entrou, impedimento. Por favor, eu quero esporte justo. A injustiça não é bela!

19/11/2009 | 14h48 Denunciar

Siga zhEsportes no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros