30/10/2009 | 04h32

Autuori não é mais unanimidade no Grêmio

Direção não gostou das últimas atitudes do técnico

Enviar para um amigo
Diogo Olivier, colunista online

diogo.olivier@zerohora.com.br



 Valdir Friolin








Não é nada que signifique atrito incontornável ali adiante, mas a relação do técnico Paulo Autuori com os dirigentes não é mais a mesma. Repito: não falo de crise, briga, não é nada disso. Mas posso assegurar que não existe mais aquela idéia de que Autuori é um santo a ser mantido em um pedestal, em posição inatingível, de quem tudo se deve aceitar por conta do currículo vencedor.

A primeira inconformidade atende por um nome: Douglas Costa. A direção ainda não engoliu a retirada do meia da seleção sub-20 no Gre-Nal.

No primeiro tempo, Douglas foi o melhor em campo do Grêmio, mas saiu para a entrada de Herrera, enquanto Fábio Rochemback permaneceu no time apesar do seu desempenho irreconhecível. O ex-volante do Inter pode não estar no auge da forma física, mas nem isso justifica um atuação tão abaixo da média. "Roca", como o técnico constuma chamá-lo, ficou no time. Douglas, sempre Douglas, uma rotina no Olímpico, foi sacado.

Depois do Gre-Nal, ainda no vestiário, o vice de futebol Luiz Onofre Meira fazia esforço para não manifestar sua irritação, por uma questão de respeito ao treinador. Mas quem estava lá viu muito bem a sua expressão quando indagado sobre a substituição de Douglas. Estava indignado.

O segundo fator que desagradou aos dirigentes do Grêmio foi a inusitada ausência na entrevista coletiva após a vitória sobre o Avaí. Do ponto de vista contratual, tudo certo. Autuori havia admitido esta possibilidade quando selou o acordo com o Grêmio. O errado é uma certa desconsideração com o torcedor, que quer ouvir explicações e opiniões do técnico cujo salário ajuda a pagar comprando ingresso e mantendo a mensalidade de sócio em dia.

Este não foi o único episódio envolvendo contato com a imprensa que causou desconforto entre a "intelligentzia" gremista. Houve outro.

A direção já havia estranhado quando o técnico preferiu não argumentar acerca das primeiras críticas que recebeu desde a sua chegada ao Grêmio, após extenso período de fartura de elogios. Ele encerrou o assunto ao afirmar que bastaria mandá-lo embora caso não gostassem de suas atitudes. Ficou uma impressão de que, para ele, pouco importa ficar ou não ficar no Grêmio.

É fato. A relação de Autuori com a direção do Grêmio já não é como antes.

Ainda está longe da incompatibilidade, da crise, da briga. Mas a unanimidade acabou. Seria bom o Grêmio começar a vencer fora de casa.

Siga a coluna no Twitter.

Comentar esta matéria Comentários (48)

Nielsen

A vinda do Autuori para o Grêmio foi uma decisão dos dirigentes não da torcida. Eles disseram que era o nome certo e praticamente esnobaram o torcedor que pedia Renato Portaluppi. A peso de ouro Autuori chegou e filosofou até agora...o Grêmio foi o espelho dele um time burocrático com pecha de intelectual "ser ou não ser eis a questão". O nome do Portaluppi está na mente do gremista que tem certeza que a volta do ídolo será coroada de grandes conquistas. Sai Autuori entre Renato, é o natural.

09/11/2009 | 11h12 Denunciar

Manoel Lopes

Tenho ido a todos os jogos do Grêmio quando vem a São Paulo e concluo que Autuori não é o perfil de técnico que o Grêmio precisa. Neste jogo contra o Santo André pude perceber que ele é um mero espectador (só não é tele porque tá no campo). O Grêmio sente falta disso, de gente que grita, que sangra, que comanda. O Grêmio só ganha no Olímpico porque a torcida faz este trabalho. Tivemos muita sorte de não ser rebaixado este ano. Altuori, um abraço.

03/11/2009 | 13h17 Denunciar

moacyr jungblut

Mudança total, mudança de técnico, jogadores, mentalidade, etc. Autuori foi a maior furada. Renovar com Theco, nem pensar, nem gol de falta faz mais. Goleador Maxi, dá onde? Tragam um Nunes que faz mais gols e não precisa badalar tanto só porque tem mulher modelo. Time se forma assim...Bom goleiro, temos, Xerifão na zaga,não temos, um veterano no meio, bom de bola, ao estilo do Pety e um matador na frente e o resto com prata da casa que tenham vontade e amor à camisa. Receita de Campeão(1977).

03/11/2009 | 10h31 Denunciar

Victor

Tem que ir embora,JÁ. Auruori recebeu o Grêmio na Libertadores .Tirou... desarrumou o time c/sua prepotência e falta de capacidade de mobilizar e apoiar o grupo.Ao contrário,chegou mandando embora jogadores que bem ou mal estavam dando resposta.Não sabe mexer no time,quando mexe deixa pior.Ganha um monte de dinheiro e não faz nada.Triste...muito triste.Mandem ele embora,por favor senão não chegaremos a Nada. Ele é prepotente, pensa que é melhor que todos,inclusive melhor que o Grêmio...FORA!!

02/11/2009 | 10h24 Denunciar

Renan Sanes

Quem sabe não deixamos o Auturoi trabalhar? Ele comete seus erros, com certeza, mas ver algun pedindo a volta do Roth é absurdo!! O aproveitamento do Celso é melhor? Sim, e daí? Não ganhamos nada! Quem sabe se mantivermos um trabalho o Grêmio volte a ganhar alguma coisa!

01/11/2009 | 14h42 Denunciar

Lucas Ferrari

Técnico medroso, joga pra trás, montou um time sem garra, sem vontade, apático em campo. Não tem ousadia de ir pra cima do adversário, por isso que não ganha de ninguém fora de casa, e pra completar não sabe mexer no time, é um tipico palhaço. E pra completar sacou o Herrera, unico jogador que joga com raça e vontade, teria que afastar o Souza, Léo, Lucio, Adilson etc....Volta Felipão!!!

01/11/2009 | 13h14 Denunciar

luis c.oliveira

Quando vejo Autuori na sala de entrevistas explicando sobre o resultado da partida,me pergunto que motivação ele tem pra dirigir este time?Ah,que saudade do GREMIO de HUGO DE LEON,aquela foto levantando a taça com a testa ensanguentada mostra raça,algo que falta time atual.Por favor srs jogadores assistam o vídeo daquela conquista e talvez surgirá de dentro de cada um aquela força mágica que precisamos.Ainda dá pra acreditar,se voçes resolverem jogar só um pouquinho do que sabem!

01/11/2009 | 09h04 Denunciar

Helo´´isa Pires

Olho para as "notícias relacionadas" no bloco acima,à direita,e constato que a pouco mais de 35 dias o Olivier elaborou uma matéria intitulada:"Por que os colorados odeiam o Tite e os gremistas amam o Autuori". Naquela ocasião,os comentários dos gremistas já haviam derrubado a tese do jornalista,tentando atualizá-lo melhor sobre esse tal "amor". Pois agora o mesmo ainda vem,tentando passar uma informação que já é do conhecimento de todo mundo. Mas quanto atraso,meu Deus!!!...Conta algo novo,né?!

01/11/2009 | 00h39 Denunciar

SRS

Não consigo entender um treinador que não enxerga o que está acontecendo ao time!!! Esse "Roca" não fez nada até agora e foi preciso ser expulso para o treinador ver que o Grêmio é melhor sem ele. O Lucio é outro que até agora não mostrou a que veio!!! Eu só lamento que um guri que nem o M. Fernandes fique tão pouco no Olímpico. TÁ FALTANDO ORGULHO DE VESTIR A CAMISA DO GRÊMIO, NESSA CAMBADA!!!

31/10/2009 | 17h49 Denunciar

André Luciano

Deixem o cara trabalhar! Ao Gremio devia dar outro suporte para motivar a equipe. Acho que a equipe técnica tem feito tudo que pode.

31/10/2009 | 13h05 Denunciar

nicolino antonio brun

caiu a mascara autuori. ele não esta nem ai pelo gremio e pelo futebol gaucho. ele esta esperando uma vaga de tecnico no rio ou em sao paulo e vai embora. ele quer que o gremio se esploda.

31/10/2009 | 10h35 Denunciar

Supergremista

Os dirigentes do GFPA ainda são arcaicos em manter a ideia de preparar 1 time p/ daqui 1 ou 2 anos, equipe se monta para uma temporada, hoje em dia a coisa é dinamica, c/ esse abre e fecha de janela e 1 monte de urubu em cima dos melhores jogadores, pouco se mantem p/ o ano seguinte. Só q aqui se espera 1 ano p/ saber se presta ou não o jogador, coisa q se percebe já nos primeiros 45 minutos de 1 partida. Fábio Rochemback, Paulo Autuori, Thiego, Tulio, estes já podem seguir p/ outra equipe.

30/10/2009 | 22h11 Denunciar

Paulo Moreira

Só agora??? Esse cara passou o ano todo "trabalhando com seriedade" e nao se vê nenhum resultado! Tecnico do Grêmio tem q ser da escola Gaucha, senão nao dá certo.

30/10/2009 | 20h32 Denunciar

vinicius tricolor

Tem q sair... o kara n sabe mexe no time, perdi um GREnal, e so venci uma parida fora de kza??!! tem q sair!!

30/10/2009 | 18h18 Denunciar

pandolfo

O Autuori nunca foi unamidade entre a torcida (que preferia claramente o Renato Gaucho, naquela oportunidade). A Diretória está apenas sendo fraca novamente mas está certo, o AUTUORI não é unamidade. Só falta quebrar a unanimidade da cronica Gaucha que segue bajulando o Carioca. Ele é increnqueiro, veja o que está fazendo com o Herrera (prefere escalar dois jogadores do meio campo no ataque). Ele é inventor(mandou os laterais embora para esclara zagueiro na lateral) Treinador de Baixo desempenho

30/10/2009 | 16h25 Denunciar

Guilherme

Caro Diogo Olivier Apenas quero colocar a minha opinião em seu blog, pois, realmente acho o conteudo de suas postagens de pessima qualidade. Até hoje, não concordei com nenhuma de suas noticias postadas. Claro que posso ser um caso a parte, porém, acho que é de seu interesse como profissional trazer um conteudo melhor para quem consome a sua midia. Obrigado pela atenção.

30/10/2009 | 16h00 Denunciar

valter fernandes

Eu insisto. com esta folha de 3 milhões ficar em oitavo é inadmissivel, estão queimando dinheiro. Poderiamos economizar 2,940 milhões, por mês. é só gastar 60 mil de folha com o time do Americano aqui de Canudos-Novo Hamburgo (campeão sulbrasileiro de amador), time que ja joguei, com o treinador Zé. Botasse a camisa doo gremio neste time do Americano, ficava em oitavo do mesmo jeito e iria economizar mais de 29 milhões de reais. Me escutem: se for preciso este time do Americano ganha a Sulameric

30/10/2009 | 15h31 Denunciar

Paulo Ricardo

Diogo, só um comentário a respeito deste post: DEUS TE OUÇA!!! Que os dirigentes do Grêmio acordem! Abs.

30/10/2009 | 14h36 Denunciar

THALES OPITZ MACHADO VIEIRA

Há muito as diretorias do GREMIO vem errando feio,tanto na contratação de jogadores,dispensa e contratação de técnicos.O Gremio estava indo muito bem com MARCELO ROSPIDE,aí a direção para aparecer teve que trazer Autuori.Vejam as estatísticas com Rospide e com Autuori.Esses dirigentes do Gremio dariam bons politiqueiros,só trovam.

30/10/2009 | 14h09 Denunciar

ângelo

"Autuori não é mais unanimidade no Grêmio": peraí, agora que tu descobriu isso????

30/10/2009 | 14h06 Denunciar

Madalena

Não foi a torcida que ficou na bronca pela ausência na entrevista coletiva. Foram os jornalistas; estes que acham que todo mundo tem que estar à disposição, na maioria das vezes para responder perguntas repetitivas, e/ou cretinas, e/ou capciosas. Só isso! Quando um jornalista percebe que alguém não está nem aí para as suas perguntas, ele trinca o bago em 1000 pedaços! (E passa a falar mal do cara; mesmo sem razão!)

30/10/2009 | 14h04 Denunciar

Gremistão

Essa mumia já demonstrou que não está nem ai pra torcida,é um detalhe sem importância. Tanto faz ganhar ou perder, pra ele o que interessa é seu salário, garantido no fim do mes. Muito esforço pra trazer essa nulidade e agora ? se mandar embora tem que indeniza-lo e o clube não suporta mais dividas. Apesar de os fracassos do time não serem só culpa do técnico,os jogadores são ruins mesmo e a diretoria pior ainda

30/10/2009 | 13h12 Denunciar

Giovanni Santos

por mim ele já pode ir. não disse a que veio até o momento. O que ele tem feito, Rospide teria feito melhor.

30/10/2009 | 13h05 Denunciar

Sergio Roberto Lopes Coelho

Nem mesmo o Felipão foi unanimidade. Nenhum treinador é unanimidade, seja pelos torcedores, seja por conselheiros, diretores, nem falo em imprensa que sempre tem um contestando.Agora em razão do Autuori não conceder entrevista vão começar a fazer onda.Aliás ja começaram.Acho q vcs deveriam cuidar o time vermelho q é o da casa(RBS).Deixem q nosso treinador nós cuidamos.Unanimidade não existe em futebol,estão falando o obvio para tumultuar.

30/10/2009 | 12h56 Denunciar

Caio

Ainda bem que os dirigentes imbecis, estão recobrando a consciência, tiveram um período de diarréia mental ao contratarem este charlatão.

30/10/2009 | 12h04 Denunciar

Marco Aurelio

"A unanimidade é burra". Acho que tem muito mais a comentar neste trepidante campeonato, do que a falta de unanimidade sobre treinador. Treinador no Grêmio tem longevidade pois há um projeto, talvez ganhemos fora as partidas finais, quem duvida.

30/10/2009 | 11h22 Denunciar

Roberto

Existe um grande abismo entre a humildade e o orgulho: a humildade gera a coletividade e a coletividade a unanimidade. O orgulho gera egoncentrismo e individualidade, e isto acaba criando uma barreira instransponivel entre a convicção pessoal e os objetivos de um grupo. Sinceramente, há de se respeitar o profissional, mas é preciso também questionar suas idéias e seus métodos. Enganar Sheik é fácil, mas fazer brasileiro de otário é complicado. Soberba é típico de quem não tem convicções.

30/10/2009 | 11h21 Denunciar

Jussandra Duarte Moraes

DIOGO O AUTUORI ERA UNANIMIDADE SÓ JUNTO A DIRETORIA POIS + OU - 80% NUNCA ENGOLIU ESTE CARA DISCORDO DE TI O GREMIO TEM QUE PERDER FORA E QUARTA TEMOS QUE VAIAR AINDA MAIS ESTE INUTIL.O ALMOFADINHA NÃO AGUENTA PRESSÃO E VAI MOSTRAR QUE REALMENTE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O GRÊMIO QUEM SABE ESTA DIRETORIA MAIS INUTIL AINDA SE LIGA E MANDA ELE PRA PQP.COM ELE EM 2010 É 2ª DIVISÃO NA CERTA. NÃO TEMOS MAIS NADA A PERDER NESTE ANO ENTÃO PERCAMOS ESTES JOGOS PARA O LESMÃO IR EMBORA,NÃO SONHEM + COM G4

30/10/2009 | 11h07 Denunciar

Vilso

Concordo, mas o problema é que houve muitos elogios da própria imprensa baseada somente no curriculo do técnico, e todos sabemos que hoje em dia em qualquer profissão, o que vale é o presente, e este esta muito abaixo do esperado.O Tcheco devia ter ficado de fora contra o Avai, pois foi covarde a atitude de forçar o cartão e ficar fora do GRENAL, e francamente escalar Rochembak e deixar Douglas no banco, deve haver algum outro interesse que não é o futebol.

30/10/2009 | 10h46 Denunciar

Zilmar Antonio Pereira de Abreu

A unanimidade é burra, esta frase ocupa lugar comum em qualquer idioma, portanto somente uma IMPRENSA MORANGUINHA imaginaria AUTORI acima da realidade. Ninguém pode ignorar o curriculo do homem. Chega de amadores.

30/10/2009 | 10h30 Denunciar

Rodrigo Mércio

Porque será que estão sempre procurando "notícias" de discórdia no Grêmio? Vão plantar notícias no Beira-rio. Ninguém é insubstituível, nem o Roth com todo apadrinhamento da mídia o foi, mas inventar historinhas é demais. Sr. Diogo: senão o tem o que comentar ou noticiar na coluna escreva um conto.

30/10/2009 | 10h20 Denunciar

LUIZ ANTONIO TUON ROSSO

Já venho manifestando a minha opinião a muito tempo sobre este treinador, este senhor não serve para o espirito guerreiro no Grêmio. O time não evoluiu e nem mudou nada, com relação ao time do Roth. É treinador para time carioca. É muito dinheiro para um treinador ficar de braço cruzado ao lado do campo.

30/10/2009 | 10h16 Denunciar

gilberto

Oque que esta faltando para mandar o BURROTUORI embora ? sera que esses BURRIGENTES do GREMIO ainda não se ligarão que esse cara e uma farsa!!!!!!!!!

30/10/2009 | 10h15 Denunciar

Luiz A

Sò um paspalho nào enxerga o desastre que é o Autuori no Gremio.No Sala dà nausea ouvir o Cacalo, um representante de um Partido polìtico do Gremio! Agora ele tenta tirar o dele fora, mas ele foi na fila pedir votos aos associados. Pena que a RBS diponibiliza um microfone para um "falso" gremista, que acima de tudo coloca seu egoìsmo e a sua prepotencia. Cito isso porque é o retrato do Gremio-2009 e srà pior em 2010. Fora Autuori, Meira e Mauro!!!

30/10/2009 | 10h06 Denunciar

Cereta o Gremista

Criaram um mito, da estatua errada,autuori pode ser muito bom técnico más aqui para o RS, ele não serve, gosta de toquezinho,firula e efeitos colaterais, isso é só para craque,como o time do Grêmio é limitado, o forte é a pegada.Ele é arrogante isto sim, não gosto dele.

30/10/2009 | 10h02 Denunciar

Germano

Diogo, Aproveita a oprtunidade, deixa de semear intriga no Grêmio, de fazer fofoca e indica o Autuori, de quem és fã, para treinar o Inter, time para o qual torces (Junho Vermelho e .campeão do Brasil) Ele tem o perfil e a arrogância do "time da imprensa".

30/10/2009 | 09h57 Denunciar

Ivan Quadros Machado

Caro Diogo por mim esse Projeto de Técnico, mais para Filósofo de Butiquim na Lapa, NÃO DEVERIA TER VINDO NUNCA, mais imcompetentes SÃO ESSES DIRIGENTES, caricatura, em ficar 50 dias sem treinador e trazer isso para o tamanho do Grêmio. É só nós perdermos no final de semana, é mais certo que acertar na mega-sena, que no jogo contra o São Paulo vai aparecer DEZENAS DE FAIXAS e será vaiado muito mais que foi, ai não adianta ficar irritadinho, vai embora por favor.

30/10/2009 | 09h57 Denunciar

luiz

Começaram novamente os secadores e plantadores de crise. Porque não comentas que Fabiano Eller não quer jogar na lateral esquerda? Ou será que lá n9o Beira-Rio está tudo uma maravilha. Vocês colorados da RBS ficaram notadamente secando o Grêmio contra o Avaí, torcendo por um resultado negativo. Foi visivel a secação na jornada da Gaúcha. Agora vcs vem com esta. Ainda diz: "não é crise, mas..." Seus urubus, larguem disto. A crise vai voltar lá no Beira-Rio, cuidado.

30/10/2009 | 09h55 Denunciar

Tiago

Ja quer criar crise? Bem típico de Diogo Olivier. Ta certo que o Autuori errou algumas vezes. Mas qual técnico não erra? "Ah...mas o Grêmio não vence fora!" E será que é o técnico q dá sonífero para os jogadores? POR FAVOR! O time do Grêmio é LIMITADÍSSIMO!! Tira Rochemback e coloca Túlio? Pode até melhorar um pouco. Mas Túlio, ainda assim, é muito RUIM. Querem culpar alguém? Culpem a direção! Jogador não tem culpa de ser ruim. A direção tem culpa em contratá-los.Fora duda e o resto dos ladrões!

30/10/2009 | 09h46 Denunciar

Samuel Ritter

Rochemback dá pau até na sombra da bola, e era justamente isso que a imprensa e alguns papagaios da torcida estavam pedindo. Por isso o treinador insiste no jogador. Contra o Avaí o Autuori mostrou sua superioridade quando os catarinenses resolveram sair para o jogo. Contra o Inter, que deu a sorte de fazer um gol "cagado" aos 2 min., o time não conseguiu jogar pq o Grêmio tem dificuldade de penetrar retrancas. Vamos vencer, seja dentro ou fora de casa.

30/10/2009 | 09h45 Denunciar

Fernando

O treinador não é o único culpado pelo má momento do Grêmio. Talvez não seja nem culpado. O que falta no Grêmio é plantel. Basta um jogador titular não jogar, por qualquer motivo, não há substituto a altura. Ademais, há jogadores titulares que nem poderiam ser. Falta de capacidade da diretoria para convocar jogadores. O que a direção prometeu para Autuori quando foi contratado ?

30/10/2009 | 09h24 Denunciar

Helo´[isa Pires

Não precisa ir tão longe para chegar à essa constatação. Basta olhar para o Autuori e escutá-lo nas entrevistas para percebermos o tédio dele!...O Autuori tem um jeitão "enfatiado", que nos apresenta como um homem calmo,manero,tranquilo!...Mas o que nos parece,agora,é que nem ele está acreditando muito naquilo que está dizendo. Acho que ele também se decepcionou!...A expectativa que ofereceram a ele era maior do que a realidade. Mas ele não sairá. Nem que o contrato com ele fosse só verbal!...

30/10/2009 | 09h24 Denunciar

Fábio Coutinho Rosado

Estava mais do que na hora de abrirem os olhos para os erros de escalação e posicionamento do Sr.Autuori.Que motivo leva o técnico a eternizar o Rochemback como titular?Lucio não joga sem um companheiro, seu rendimento é bom em um esquema de cobertura para seus avanços.Mas parece que ninguém sabe disso.Douglas Costa não é atacante, deslocá-lo vai queimar o garoto.Afora isto, o sistema defensivo está mal posicionado, em que pese a qualidade dos zagueiros.Autuori é a grande decepção de 2009.

30/10/2009 | 09h02 Denunciar

Egon Hilario Musskopf

Já vai tarde, falastrão! Só ainda não foi por sempre ter parecido ser um cara educado, "de fino trato". Como sempre rendia boas entrevistas, pra que pegar no pé dele, né? Já agora, quando se negou a isso... De minha parte, nem que seja por isso, que se vá e que seja feliz, de preferência no Inter. Nunca deveria ter vindo e o erro é da direção, que não tem nem mesmo um projeto de futebol para o Gremio, ou melhor, nem conhece a cultura futebolística do Gremio!

30/10/2009 | 08h51 Denunciar

Nereu

E o Roth, hein? Vai ser campeão, né, Diogo? Claro, perdendo pro último colocado do campeonato, está com tudo pra levantar a taça!

30/10/2009 | 08h47 Denunciar

Marcelo

O Roca, homem de confiança do treinador, deve ter muita vergonha de ver um jogo em que foi expulso e o time melhorou, o que ocorreu contra o Avaí. Será que existe maior prova do erro ao não substituí-lo no grenal?

30/10/2009 | 08h45 Denunciar

Luiz Jesus Cerutti

Esse cara é um boçal! O Grêmio precisa de um técnico tipo Felipão, que puxe as orelhas dessa cambada de boleirinhos vadios, sem garra e sem paixão pela camisa do Grêmio. O futebol do time está do tamanho de uma bolinha de gude, da até raiva assistir uma partida pela televisão.

30/10/2009 | 08h45 Denunciar

Antonio Magalhaes

Voces não me decepcionem FICA AUTUORI FICA TCHECO E FALA SOUZA. Era isso o combinado.

30/10/2009 | 08h41 Denunciar

Siga zhEsportes no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros