Marcianos no Sul05/07/2012 | 00h20

Corintianos vão à loucura em Porto Alegre com a conquista da Libertadores

Torcedores se reuniram na quadra da Acadêmicos da Orgia para acompanhar o jogo histórico

Enviar para um amigo
Corintianos vão à loucura em Porto Alegre com a conquista da Libertadores Jean Schwarz/Agencia RBS
Torcedores do Corinthians se reuniram em quadra de escola de samba Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS

— É como ser um marciano.

Essa foi a resposta de Marcelo Santos, 34 anos, corintiano morador de Canoas, quando perguntado sobre o significado de torcer para o seu clube em um estado dominado pela dupla Gre-Nal. Nesta quarta-feira, a vida “alienígena” de Marcelo ficou mais doce, com a primeira conquista corintiana na história da Copa Libertadores.

Um grupo de cerca de 70 “marcianos” reuniu-se na quadra da escola de samba Acadêmicos da Orgia, em Porto Alegre, para assistir ao histórico confronto com o Boca Juniors. A reunião para ver partidas decisivas do Corinthians não é uma novidade para estes torcedores. Em 2008, ano em que o clube disputou e venceu a Série B, o grupo chamado Corintianos RS começou a se formar em redes sociais e, daí em diante, cada jogo importante era acompanhado repetindo o clima das arquibancadas do Pacaembu.

Inicialmente, o grupo se reunia em um bar da Cidade Baixa, na Capital. O contingente de torcedores foi crescendo e, na final da Copa do Brasil de 2009, contra o Inter, a Brigada Militar se viu obrigada a fazer a proteção dos corintianos contra os colorados, derrotados na decisão.

Para o jogo contra o Boca, um telão foi instalado na quadra da Acadêmicos da Orgia e, em frente a ele, os corintianos foram à loucura, assim como seus pares mostrados em estado de total euforia nas arquibancadas do Pacaembu. Os torcedores tentavam reeditar no canto sul do país o que se via no estádio que sediou a decisão. Um surdo e um tambor davam o ritmo dos cânticos tradicionalmente entoados a mais de mil quilômetros de Porto Alegre.

O clima quase familiar dos momentos que antecederam o apito inicial, com velhos conhecidos se reencontrando para mais uma jornada de seu clube do coração, foi substituído pela tensão do primeiro tempo. A improvisada banda puxava o canto da palavra “Timão”, repetida como um mantra para acalmar almas ansiosas diante da chance de conquistar um título há muito tempo sonhado pelos corintianos.

Veio o segundo tempo e os gols de Emerson transformaram o nervosismo em euforia. Torcedores corriam gritando e chorando diante da iminência da conquista continental. Felipe Pereira, um analista de sistemas que mora em Porto Alegre há 10 anos, bradava para ressaltar:

— Isso é histórico! Esse clube tem 102 anos, isso é histórico!

Com o 2 a 0 encaminhado e o jogo se aproximando do final, surgiram bandanas com a bandeira do Japão, lembrando que a próxima aventura dos “marcianos” que ousam torcer para  o Corinthians em Porto Alegre será do outro lado do mundo, no Mundial de Clubes do final do ano. Junto com elas, um grito de “é campeão” que somente esse seleto grupo soltou na Capital nesta quarta-feira.

Comentar esta matéria Comentários (54)

André

Quem quiser participar do movimento de Corinthianos no Rio Grande do Sul, entre no grupo do facebook CORINTHIANOS RS

06/07/2012 | 00h42 Denunciar

Lorthomas

Quanto preconceito por parta do Sr "Osvaldo" e outros! O RS é do Brasil e não de uns poucos gaúchos, se tiver insatisfeito peça a emancipação!

05/07/2012 | 19h40 Denunciar

jcImortal

Ao colorado que está desvalorizando as antigas Libertadores, basta ver o Boca de ontem e comparar com de anos atrás, é gigantesca a diferença. Roubo do Estudiantes e Palmeiras? Só tu viu, agora roubo mesmo, foi em 2006, contra Nacional, dois gols legítimos não dados pros Uruguaios. Lembras né?

05/07/2012 | 18h36 Denunciar

ivan

a pequenez é tamanha q comemoram a copa do brasil como algo grande, competição q come ça com 64 clubes,e destes,56 são pau finca futebol clube(times de série C e D,e vc joga a rigor contra dois grandes,e isto no final.se orgulham de ter participado 19vzes sab-se qsó vai pra ela quem ficana rabeira

05/07/2012 | 15h23 Denunciar

ivan

eles os listradinhos dizem:"o imortal"!! nós aqui costumamos chamar de "alma penada! pois está sempre morto ,e tem aqueles lampejos,parece pacto com ... isto tudo é resultado de sucessivas direções q não sabem fazer o futebol,falta de visão, e já fazem duas décadas

05/07/2012 | 15h10 Denunciar

Sergio Abu Jamra Misael

Colegas "brasileiros" da Zero Hora! Impressionante o bairrismo gaucho,até na imprensa ,dita de alto nível! Nenhuma notícia do título do CORINTHIANS da LIBERTADORES DA AMÉRICA ,na pagina inicial e na seção de esportes...SÓ depois de citar notícias regionais!!

05/07/2012 | 14h36 Denunciar

ivan

fui visitar um trailer de um vídeo sobre a batalha dos aflitos,no you tube e ali existem vários comentários sobre o vídeo,de gremistas, e é simplesmente patético,lógico que não é pensamento médio de seus torcedo res, tratando como façanha q vai além do mundial da fifa conquistado pelo inter

05/07/2012 | 14h28 Denunciar

ivan

leonel luis, rídiculo mesmo, é fazer dvd da segunda divisão como os guris da azenha fizeram,pensa bem ;dvd da segunda divisão é sensacional

05/07/2012 | 14h18 Denunciar

ivan

fabricio, a equipe do barcelona tinha ronaldo, na época escolhido o melhor do mundo , o deco,mas encontraram pela frente uma ótima equipe, q foi o inter e fizemos com o barcelona o jogo q chelsea fez com o barcelona nachampionsleague2012(muitoestudo prévio),pois na época era 1 equipe acima damédia

05/07/2012 | 14h14 Denunciar

Marciano Ramos

Que que é isso???? eu aqui do outro lado do mundo tendo que aturar estes doidos, pois só sendo doido pra torcer pro Corinthians, e vc usam meu nome pra Descreve-los!!!!!!!! SOU SOU COLORADO ATÉ MORRER....

05/07/2012 | 14h03 Denunciar

Rafael

O EX gremista Schiavi e o EX gremista Diego Souza amarelaram só pra variar... segundinos pra sempre serão segundinos

05/07/2012 | 13h50 Denunciar

rodrigo

quem correu de antidoping foi o inter em 1991, ou já se esqueceram? No 1ºjogo no beira-rio o Grêmio fez o exame, já no segundo no Olímpico, o interzinho fugiu do exame, lembram?

05/07/2012 | 13h37 Denunciar

rodrigo bagé

jair abreu, tu deves ser um asno, ou coisa parecida, na final o Hamburgo venceu a poderosa Juventus de Platini(já ouviu falar?) por 1 x 0, ah sim, mas vc só deve conhecer futebol de 2006 pra cá, tá perdoado.

05/07/2012 | 13h27 Denunciar

CRISTIAN

Aliás...Alguns times nasceram agora perto 2006...Antes ganhavam o que?? Só ruralito..Levaram quase 100 anos para ganhar um título internacional. Fala sério leonel...Teu time era para estar na ponta da tabela...e na final da libertadores..Onde vocês estão...ridículo

05/07/2012 | 13h27 Denunciar

CRISTIAN

Esse leonel luis é ridículo...Olha quem falando em virada de mesa. Memória Fraca...PAYSANDU lembra alguma coisa??

05/07/2012 | 13h21 Denunciar

Rogério Barcellos

CORINTIANOS?! AQUILO ERA UM BANDO DE GREMISTAS, QUERENDO VINGANÇA DO BAILE QUE O BOCA DEU EM PORTO ALEGRE, EM 2007! KKKKKK!!!!

05/07/2012 | 13h03 Denunciar

MARCOS

Ao Danilo Neri Machado: que comentário mesquinho, racista e xenófobo. Quem sabe assim todos os gaúchos que residem fora do RS devam ser expulsos de onde moram...

05/07/2012 | 12h57 Denunciar

Tyaraju

é lamentável ler os comentários preconceituosos de certos bairristas... nao se esqueça que vcs são brasileiros antes de tudo!

05/07/2012 | 12h48 Denunciar

leandro fischer

Calma Eduardo. Vc viu? Só sabem falar e comentar a validade dos TÍTULOS ATUAIS DOS OUTROS. Falta-lhe "argumentos"(títulos). Fiasco e vergonha para o RGS é ter um time que caiu 2 vezes para a segundona. Sendo que uma das voltas pra série A foi através de um "CANETAÇO" da CBF. Isso sim é RIDÍCULO.

05/07/2012 | 12h29 Denunciar

Kidiaba Pai Do Inter

Ao leonel luis - Em abudabi a mentira acabou, depois que onze caldas e um tiomeco sem teto ganharão a libertadores o negocio virou do avesso, ainda bem que o clubeco de 06 anos so ganha gauchinho que não vale nada.

05/07/2012 | 12h27 Denunciar

leonel luis

E mais:o ultimo representante da America do Sul a vecer o MUNDIAL DE CLUBES foi o SC INTERNACIONAL. Isso os recalcados torcedores do segundino footbal portolegrese não suportam.

05/07/2012 | 12h22 Denunciar

gustavo

Bem, o inter regional, ganhou a primera libertadores com a ajuda do arbitro que roubou o Nacional do Uruguai, eu lembro bem, e o Barcelona jogou com time misto, sem MESSI E ETOO, fica bem claro a sorte do patético inter regional.

05/07/2012 | 12h19 Denunciar

leonel luis

Coitados desses doentes segundinos e seu mundinho paralelo de mentiras.No time do Barça de 2006 todos os jogadores eram de seleção:o melhor do mundo Ronaldinho,Iniesta,Pujol,Xavi,Deco,Zambrota campeão mundial em 2006 pela Itália, a base da atual Espanha e muito mais.TITULO INCONTESTÁVEL!

05/07/2012 | 12h12 Denunciar

Danilo Neri machado

Temos que espulsar esses mercenarios aqui do RGS, aqui quem manda são os colorados. Só admitimos que torçam para o Grêmio para a gente poder se divertir. Mas corintiano não.

05/07/2012 | 12h12 Denunciar

krika vargas

Parabéns ao timão,mereceram ganhar sem dúvida, sou gremista mas francamente? o gremio e o inter não estão jogando nada, e a seleção do Brasil também, não, então se o corinthians jogo bem, joga bem e ponto final, pode ser que os timecos sigam o exe. do timão e aprendam como se jogo de verdade campo

05/07/2012 | 12h01 Denunciar

leonel luis

E aproveito para dar os parabens ao Corintians também por ter saido da segunda divisão pela porta da frente.Sem virada de mesa do ricardo teixeira,sem jogo dos aflitos altamente suspeito.

05/07/2012 | 11h57 Denunciar

JÚLIO BH

Coitado deste Eduardo e os bananas de pijama. Não tem time e tem que torcer para os outros. Nunca foram a um mundial e estão longe de ir

05/07/2012 | 11h40 Denunciar

Emanuel

Sou corintiano e estou morando a pouco tempo em porto alegre, queria o contato dessa galera pra poder comemorar as vitorias do timão, chega de carreata de um carro só.

05/07/2012 | 11h40 Denunciar

marcelo

Contra minha vontade mas parabens ao corinthians,queria o vasco campeao fazê o que!que sirva de exemplo aos times do sul,times medios capazes de ganhar só o gauchão,se os times do interior melhorarem um pouco nem o regional sobrará,inveja ver um time médio como o corinthians campeão da libertadores.

05/07/2012 | 11h40 Denunciar

Norma

Ficam ai de blábláblá! Ninguém fala que o mérito da vitória dos mafiosos da CBF e da GLOBO envolve 2(dois) gaúhos!!! TITE e CÁSSIO!!! Sempre tem gaúcho se destacando Brasil afora!!!!

05/07/2012 | 11h39 Denunciar

Fabrício

Ainda bem que a América do Sul terá representante na final do mundial, pois foi um time que certamente não fará fiasco contra Mazembe. Se cuida que o Chelsea vai com titulares, diferente do time B do Barcelona que o pessoal do remendão venceu, sem Messi,melhor jogador e Etho,melhor atacante do mundo

05/07/2012 | 11h33 Denunciar

Eduardo

PARABÉNS AO CORINTHIANS E SEUS TORCEDORES, UM TÍTULO CONQUISTADO SEM REPAROS. E TEMOS CERTEZA QUE MAIS UMA VEZ, AO FINAL DO ANO, TEREMOS UMA EQUIPE BRASILEIRA DISPUTANDO A FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES CONTRA O CAMPEÃO EUROPEU, ALGO QUE NÃO PRECISO CITAR QUE NÃO OCORREU EM UM ANO POR UMA EQUIPE DO FUTEBOL BRASILEIRO, CONSEGUINDO SER HUMILHADA POR UM "GRANDE CLUBE AFRICANO".

05/07/2012 | 11h05 Denunciar

leonel luis

E pelo menos o corintians e o onze caldas venceram o Boca. Quando o Boca pegou um certo timeco de segunda divisão teve a mais fácil final de libertadores(5x0)esses clubes inexpressivos que só ganharam na base da falcatrua hoje não tem a menor chance. Nem ruralito nem copinha do brasil.Ridiculos!

05/07/2012 | 10h37 Denunciar

leandro fischer

Parabéns corinthians!! Bem-vindo ao século presente!! Quem gosta de passado é museu e "bananas da azenha"... Não acordem eles.. Pararam no tempo.. Só sabem secar. É a única coisa q sobrou. Ah! ia me esquecendo. Final do ano tem inauguração do salão de festas do INTER no humaitá..

05/07/2012 | 10h36 Denunciar

leonel luis

Na epoca atual quando os grandes brasileiros passaram a valorizar a libertadores e os argentinos voltaram com força, clubecos inexpressivos bi-rebaixados não tem chance.Tanto que o Boca teve final mais facil da historia em 2007(5x0)e depois levaram um sacode no mundial.

05/07/2012 | 10h33 Denunciar

Jair Abreu

Leonardi e o exame anti doping, não existia, este hamburgo, foi p/lá levando 14 jogadores,nem banco tinha, e levaram ainda mulher e filhos,ou seja foram passear,enquanto o adversario da epoca foi jogar.

05/07/2012 | 10h29 Denunciar

leonel luis

Realmente a libertadores ja teve clubes sem expressão que ja ganharam com um frequentador de segunda divisão aqui no RS.Ganhava na epoca em os GRANDES brasileiros não davam importancia e ate abram maõ de participar,ganhavam roubando como contra o estduantes em 83 e o palmeiras em 95.cont....

05/07/2012 | 10h28 Denunciar

leonel luis

Realmente a libertadores ja teve clubes sem expressão que ja ganharam com um frequentador de segunda divisão aqui no RS.Ganhava na epoca em os GRANDES brasileiros não davam importancia e ate abram maõ de participar,ganhavam roubando como contra o estduantes em 83 e o palmeiras em 95.cont....

05/07/2012 | 10h27 Denunciar

leandro fischer

Pobre bananas da azenha !! Só pq o INTER ganhou tudo o q eles ganharam em apenas 5 anos, querem desmerecer a libertadores. Só vale quando "eles" ganham. Falar em ganhar: "NADA" NESSE SÉCULO HEIN !! Só no século passado. 11 anos sem títulos. Vão dizer q gauchão agora vale. kkkkk..ihihi..ahaha..ehehe

05/07/2012 | 10h26 Denunciar

MARCOS

Por que a surpresa?! São paulistas que estudam/trabalham/moram no RS. Sou gremista, moro em Curitiba e fazemos festa maior ainda pelas ruas quando nosso time ganha. Isso é mente de quem não conhece nada além da esquina que mora.

05/07/2012 | 10h15 Denunciar

Leonardi

Apenas uma correção ao Jair: o Hamburgo derrotou a Juventus de Zoff, Platini, Gentile, Cabrini e Paolo Rossi por 1x0 na final disputada na Grécia e ganhou o campeonato europeu de 1982/83. Puro mérito dos alemães

05/07/2012 | 10h12 Denunciar

juliano

Acho que esses torcedores merecem respeito! Com certeza são paulistas que moram e trabalham em Porto Alegre! Os gaúchos são conhecidos como povo hospitaleiro e democrático! Parabéns ao Corinthians Paulista! Título incontestável!

05/07/2012 | 09h59 Denunciar

Renato

O pior ainda está por vir.Eles já ganharam um mundial FIFA sem ter ganho a Libertadores.Agora pegando o Chelsea na final do mundial,tem grandes chances de levar mais um.Aí,vai ser duro aguentar .Ha, eles tão ganhando um estádio também!

05/07/2012 | 09h58 Denunciar

Jair Abreu

continuando, naquela epoca nem exame anti doping existia para comprovara seriedade da competição, era um vi quem quer,segundo consta, um talHAMBURGO da alemanha foi como convidado porque a Juventus campeão europeu daquele ano não quiz partipar.

05/07/2012 | 09h55 Denunciar

Rafael

Não heloisa...os corinthianos nao nasceram em 2012 que nem os vermelhos em 2006, pq mesmo sem ganhar libertadores, eles usavam suas camisetas e defendiam seu time...coisa bem diferente dos vermelhos que antes de 2006, nem saiam nas ruas e nao queriam discutir futebol e titulos...essa é a diferença.

05/07/2012 | 09h53 Denunciar

Jonas

Mas afinal que relação a Acadêmicos tem com os paulistas? A torcida do palmeiras estava concentrada ali também para ir ao jogo da CB.

05/07/2012 | 09h53 Denunciar

Jair Abreu

Ao contrario da libertadores que ficou desvalorizadas com vitoria de clubes sem expr3essão, como falou o tal de Mauro, ai em baixo, copa mundial de clubes ficou hiper valorizada a partir do reconhecimentoda FIFA, e co vitoria de clubes importantes no cenario mundial, antes era uma varzea, sem exam

05/07/2012 | 09h51 Denunciar

Vinícius Castro

Obviamente não são gaúchos! São filhos de paulistas ou tem parentes em São Paulo e só nasceram no RS. Ou seja, sem identidade, tradição e vergonha na cara. Minha filha de seis anos nasceu em Curitiba e torce para os times do RS. Essa sim, desde cedo já mostra que tradição não é para qualquer um.

05/07/2012 | 09h37 Denunciar

wagner

ééé...o timezinho da máfia da CBF conseguiu

05/07/2012 | 09h36 Denunciar

JÚLIO BH

ESPERO QUE ESTES CARAS VIERAM DE FORA. UMA COISA QUE ME ORGULHA É QUE NO RIO GRANDE SE TORCE APENAS PARA OS TIMES DA TERRA. AINDA MAIS ESTE TIME NOJENTO QUE A IMPRENSA PAULISTA QUER NOS EMPURRAR GOELA ABAIXO. VIVA A DUPLA GRENAL...

05/07/2012 | 09h14 Denunciar

roberto

Gente, tem que abrir uma CPI do Boca, não é possivel um time com tantas façanhas jogar desse jeito será que a poderosa rede globo não bancou o titulo, todos sabemos da crise financeira do Futebol Argentino, o Riquelme estava em outra dimensão, o Santi Silva não joga nem na serie C. QUE PASA BOLUDO!

05/07/2012 | 09h09 Denunciar

Mauro Santos

A Libertadores já tinha perdido muito do se brilho a partir do momento em que clubes sem qualquer expressão, como Once Caldas e Internacional, foram campeões. E agora avacalhou de vez.

05/07/2012 | 08h55 Denunciar

Osvaldo

Dá pena ver gaúchos perderem tempo e dinheiro torcendo por time de paulista... Valorizem o que é nosso e deixem a

05/07/2012 | 08h19 Denunciar

heloisa

Parece que eu estou vendo os gremistas alegarem que o Corinthians nasceu em 2012!...Só que esses bebês do século XXI são criados a Toddy!...São bebezões!

05/07/2012 | 01h55 Denunciar

Siga zh_esportes no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros