Desabafo02/06/2012 | 10h42

Bolatti: "Vou aproveitar os minutos"

Tranquilo, volante vive situação delicada no Colorado

Enviar para um amigo
Bolatti: "Vou aproveitar os minutos" Carlos Macedo/Especial
Jogador pede oportunidade Foto: Carlos Macedo / Especial

Sujeito calmo, tranquilo, Bolatti pensa antes de cada palavra proferida. Mesmo vivendo uma situação delicada no Internacional, por ser uma das últimas alternativas de Dorival Júnior para o meio-campo - Elton e Josimar passaram na frente, Sandro e Guiñazu são os titulares -, o argentino de fala mansa pondera cada opinião e evita entrar em polêmica. E garante não saber os motivos para a perda de espaço.

A falta de oportunidades, porém, o faz admitir a possibilidade de deixar o clube antes do final de seu contrato, que vai até 2015. Com a janela de transferências para o Exterior prestes a abrir, Bolatti entende que, para voltar à seleção argentina, precisa jogar. Confira na entrevista exclusiva do Diário Gaúcho o que ele planeja para o futuro. No vídeo, o jogador abre o coração e conta se sente-se feliz no Internacional.

Diário Gaúcho - Você entrou no finalzinho dos dois primeiros jogos do Brasileirão. Qual a sua expectativa para a competição?
Bolatti - Tentar conseguir o título, que é o que quer o grupo, os dirigentes e a torcida. Mas também tenho o desejo pessoal de poder ajudar dentro do campo. Nesses últimos jogos não tive a possibilidade de ter mais minutos. Estou na procura disso.

DG - O limite de três estrangeiros por partida te preocupa?
Bolatti 
- Não é que preocupa, todos sabem disso. É um torneio longo, com muitos jogos, cartões amarelos, lesões. Pode acontecer qualquer coisa. Mas também se sabe que ter quatro estrangeiros dificulta. Ninguém gosta de fazer um jogo e ficar fora de dois, três. Jogador quer jogar sempre, essa é a verdade.

DG - Elton foi o substituto de Sandro Silva e Josimar também recebeu oportunidade contra o Flamengo. Você acha que perdeu espaço no time? Por quê?
Bolatti - É uma pergunta difícil. Não sei se seria eu a pessoa para responder isso. Acho que é outra pessoa que tem que responder. Mas eu tento fazer sempre o meu melhor, dentro e fora do campo. Os outros caras também. Fiquei feliz pelo Josimar, é um cara que treina muito, tem uma atitude muito boa, e merece, assim como o Elton. Mas se eu perdi espaço, não sei se sou eu a pessoa justa para responder. Estou aqui há um ano e três meses, joguei muitas partidas já e todo mundo sabe como eu jogo. Trabalho sempre para o grupo, para ajudar, seja em cinco, dez ou 90 minutos. A oportunidade chegará ou não, isso o tempo dirá.

DG - Te aflige as poucas oportunidades no Inter e, consequentemente, perder espaço na seleção?
Bolatti - Boto um pouco isso na cabeça também. Sei que se não se jogar, a seleção não chega. É normal, tem que jogar. Todo jogador quer jogar na seleção. Eu estava na seleção, cheguei aqui como jogador de seleção, que é o máximo, sempre quero estar e, para isso, tem que jogar.

DG - Pensa em sair no meio do ano? Argentina? Europa?
Bolatti
- Sempre se pensa. Tenho 27 anos e muitos anos ainda pela frente. Sempre se tem a ideia de poder voltar para a Europa. Essa ideia está na cabeça, mas tem que saber qual é o momento. Agora é época de transferência, e eu sei que chega um momento que tem que pensar, falar com família, amigos e decidir. Vamos ver o que acontece. Tem dois meses fundamentais agora. Entretanto, vou treinar sempre da mesma forma e quando tiver oportunidade de jogar vou fazer o melhor. A atitude de minha parte vai ser sempre a mesma.

DG - Recentemente teve proposta do Catar? Chegou a cogitar ir para lá? Houve outras ofertas?
Bolatti - Só soube de sondagens, mas acho que ainda não é o momento para ir para lá. Mas se chega alguma oportunidade, tem que analisar e pensar. Faz parte do futebol. Quando não se joga e quando se está jogando.

DG - Na pré-temporada surgiu a especulação de que você poderia ser negociado para a vinda de Dátolo e aí você teve uma conversa com Fernandão para saber os planos do Inter? O que mudou desde lá?
Bolatti - Aconteceu que eu comecei a jogar, no Gauchão, na Libertadores, só isso. Futebol tem essas coisas. Em um momento está fora, outro dentro. Por isso tem que estar sempre preparado. Mudou que agora não tenho muita continuidade.

DG - Você começou atrás nesta temporada, recuperou espaço e na estreia do Gauchão contra o Novo Hamburgo teve seu nome em coro pedido pela torcida. Como é essa relação com os colorados?
Bolatti - Foi um momento especial, porque eu estava fora e a torcida começou a cantar meu nome. Foi um momento muito lindo. Fiquei e sou muito agradecido à torcida, que sempre se portou bem e com a qual tenho boa relação. Foi um dos momentos mais especiais para mim. Senti como uma ajuda da torcida, e valorizo muito isso.

DG - Você tem conversado com Dorival. Como é a sua relação com ele?
Bolatti -
Conversamos, mas não muitas vezes, umas duas ou três vezes. É uma relação normal, de treinador e jogador, não tem mais nada que isso. É ele quem decide, bota jogadores no campo. E eu estou aqui para respeitar.

DG - Por que achas que perdeu espaço com Dorival a partir deste ano? Qual a justificativa?
Bolatti - Não sei. Cada treinador tem sua forma e estilo de jogo. Se treinador prefere tal jogador, por algo será, e eu respeito isso. Só que cada jogador tem as suas caraterísticas, e ele tem que optar. Talvez goste mais de outras características, é uma pergunta mais para ele do que para mim. O que vou fazer? Tenho que continuar.

DG - Isso te deixa chateado?
Bolatti
- Faz parte do futebol. O treinador tem 25 jogadores e tem que escolher 11. Acho que todo treinador gostaria de colocar todos para dentro.

DG - Como você gosta mais de jogar?
Bolatti
- Eu gosto de jogar como primeiro volante, quase sempre joguei assim. Mas também já joguei com dois, em linha, saindo um pouco mais. Sempre tive a característica de ser o elemento surpresa. Também já me adaptei a outras, mas essas são as que me sinto mais à vontade. Como terceiro, mais avançado, muda um pouco a posição. É uma função linda, porque tem mais possibilidade de ir para frente do que para trás, tem mais contato com bola, mais proximidade com gol, e gosto de chegar no gol. Mas para quem está acostumado a jogar mais atrás, e ter todo o panorama de frente,  jogar nessa posição dificulta porque tu joga de costas, e eu não estou acostumado a isso. Mas também posso me adaptar.

DG - Seu contrato vai até 2015 com o Inter. O que planeja para o futuro?
Bolatti 
- Agora sou jogador do Inter e penso só em dar meu máximo aqui. O que vai acontecer no futuro eu não sei. Vou tentar aproveitar os minutos que eu tiver dentro do campo.

DG - Em um ano e três meses, qual balanço você faz até agora da sua trajetória no Inter?
Bolatti - Acho que é um balanço muito positivo, uma experiência muito linda para mim. O futebol brasileiro me surpreendeu um pouco, para melhor. Futebol muito competitivo, tem grandes equipes, é muito lindo jogar em um dos melhores países de futebol do mundo, se não o melhor. Por isso foi uma experiência muito linda e positiva. É, ainda continua sendo.

DG - Bolatti fica até o final do ano no Beira-Rio?
Bolatti
- É uma boa pergunta (risos). Ainda não sei. Vamos ver.

Comentar esta matéria Comentários (30)

Daltro Lucena Ulguim

o Inter é maior que o Burrival: fica firme Bolati, que logo essa mala vai embora e tu dá a volta por cima e vai SER TITULAR UE CAIR!!!!

05/06/2012 | 22h35 Denunciar

Daltro Lucena Ulguim

Se não é o Burrivaldo, quem é que escala? Deixar o Bolati na regra do Elton e do Josimar é muita burrice mesmo. É dinheiro jogado fora. Se ele for embora vai ser mais um que vai por falta raciocínio inteligente. É nós torcedores que se... danem.

05/06/2012 | 22h29 Denunciar

joao pereira

Aqui nós comentamos com o coração de torcedor...qremos q jogem os melhores, os ídolos...lá é diferente, tem empresário, tem os bruxos, tem $, tem trairagem. Mas o clube é nosso, o time é deles!Não sou contra o Dorival e sei q essa decisão não passa só por ele. Fernandão, dá um jeito nisso!

05/06/2012 | 09h59 Denunciar

João

Uma coisa é certa: o treinador não está passando confiança para o Bolatti. Não entendo a escalação do Josimar em um meio de campo com três volantes tendo a possibilidade de colocar o Bolatti. Acho que toca muito bem a bola e poderia ser escalado como 2º/3° volante algumas vezes. É bom cabeceador.

05/06/2012 | 08h46 Denunciar

Heleno

Não consigo entender como o Bolatti esta na reserva de Elton e Josimar!!

04/06/2012 | 17h46 Denunciar

Cristiano Machado

Não adianta colocar espaço para comentários e não sair disso,a meses a torcida clama por Bolatti,quem começou muito bem logo que chegou não iria desaprender tão rápido,mas a diretoria e o treinador tem de ficar sabendo disto,sugiro a RBS fazer uma enquete que chegue aos ouvidos da diretoria.

04/06/2012 | 16h17 Denunciar

Luiz Felipe

Elton e josimar não são jogadores de seleção. Por este fato ele tem que ser a primeira opção do treinador.

04/06/2012 | 14h37 Denunciar

Roberto

Bah isso é uma BAITA ARRIADA, como muitos já disseram deixar o bolatti de terceira opção é algo irreal. Concordo que devia ser testado sandro silva e bolatti quando o Guina não puder jogar. Vão deixar um cara bom largar pra ficar com uns maluco que nem pra jogar um futebol 7 na HD se destacam.

04/06/2012 | 12h56 Denunciar

Marcelo

ELton e Josimar não amarram a chuteira do Bolatti. E como o Guina tá ficando velho, seria a hora de montar uma dupla de volantes com Sandro Silva e Bolatti. O problema é que temos um técnico muito limitado que não enxerga isso.

04/06/2012 | 09h55 Denunciar

Jose Carlos

seria muito bom o luciano dar uma olhada no vestiario pois deveter algo muito podre la dentro pro elton e josimar serem preferidos por este treinador em detrimento deum jogador de seleçao argentina,vai o aviso ou isto deveser esclarecido ou nos torcedores vamos tomar uma posiçao

03/06/2012 | 23h26 Denunciar

Rodrigo

Dorival... Chega de perseguição com o Bolatti só tu não enxerga que ele é titular, chega de elton, josimar e cia... Vão acabar perdendo o jogador de alto nivel para outro time! depois não adianta ficar chorando... Fernandão tá na hora de se ligar!

03/06/2012 | 23h07 Denunciar

Iuri Basso

Tem o que na tua cabeça Dorival Junior?. Mario Bolatti merece toda a titularidade do nosso Inter. Ele joga de mais, e olha só é um cara de muito caráter. MERECE SER TITULAR, ACORDA DORIVAL , BOLATTI NELES!

03/06/2012 | 12h30 Denunciar

Iuri Basso

Sou colorado até a morte

03/06/2012 | 12h26 Denunciar

GERSON 080590

cara eu sou grêmista, mas tenho que dizer que o bolati é um baita jogador, acho que a torcida colorada deveria se mobilizar por este jogador. ou então que mandem para o meu Grêmio que ta presisando de jogadores deste nivel. abraço valew

03/06/2012 | 01h23 Denunciar

JOJÔ BORGES

Dorival insistiu com BOLÍVAR na zaga e tomou choque....insistiu com ELTON e tomou choque...insistiu com TINGA machucado e tomou choque.....e BOLATTI no banco !!! Mas deu pra este técnico burro e suas convicções !!!

03/06/2012 | 01h10 Denunciar

ENEDI

TORCEDOR COLORADO, OU O DORIVAL ESCALA O BOLATTI, OU VAMOS FAZER PRESSÃO PRA QUE ELE VÁ EMBORA NÃO VENHA ATRAPALHAR O TIME, NENHUM DOS QUE ELE TEM COLOCADO NO LUGAR DO BOLATTI CHEGA AOS PÉS DELE. SANDRO SILVA,GUINA,BOLATTI,ESTE É O NIVEL ALI. PRESSÃOOOOOOOO

03/06/2012 | 00h52 Denunciar

Rafael Pires

Concordo com o Luciano, no mínimo ele merece ser a primeira opção. Francamente, Elton é limitadíssimo. Aqui no Inter o Dorival já demonstrou que ainda falta alguma coisa para ser considerado um bom técnico de futebol.

03/06/2012 | 00h52 Denunciar

LUCIANO BAYER

Acho o Bolati um grande jogador. Na minha opinião, no mínimo, ele seria o primeiro na lista de substitutos dos volantes. Acho também que o seu nível é tão elevado que substitui a altura qualquer dos titulares. Tudo é questão de momento DO TIME. Mas reitero, no mínimo, o primeiro reserva.

02/06/2012 | 15h44 Denunciar

Vicente

É um absurdo o que estao fazendo com o Bolatti, estao queimando ele. Preferem colocar aquele quebrador de bola do Elton ou ainda aquele Josimar ao inves dele, isso é brincadeira. Bolatti é cara que sabe jogar, tem tecnica, tudo bem que tem suas limitaçoes, mas joga mais que Elton e Josimar.Dale Inte

02/06/2012 | 15h42 Denunciar

Canrobert

Muito boa entrevista, com também exemplar atleta Bolati. Minha opinião com relação ao seu aproveitamento no Internacional é que está sendo mal utilizado,o Brasil vive um periodo de maus treinadores "exjogadores",recebem uma bolada,não apresentam competência para o que vieram.Zaga ou de 1ºvolante

02/06/2012 | 15h29 Denunciar

heloisa

Fala mansa, se expressa muito bem, pensa muito antes de falar e tem uma voz muito bonita, sensualíssima, gostosa de se ouvir!...Grande Bolatti!...

02/06/2012 | 14h07 Denunciar

Rafael Pires

Esse cara aparenta ter um grande caráter. Não concordo que ele perca até para o Elton em preferência.

02/06/2012 | 14h03 Denunciar

Inter_1977

Acredito que pensando a medio prazo, ta na hora de vender o Guina e manter o Bolatti, pois é novo e tem potencial, só precisa se dedicar um pouco mais.

02/06/2012 | 13h48 Denunciar

renato lima

Esse cara aí joga muito mais que ELTON, NEI e CiA, e o INTER preserva os ruins em troca dos bons jogadores que ele acaba dispensando, e querem que a torcida seja fiel e se associe, bah!!!!

02/06/2012 | 13h04 Denunciar

Marco Antônio

Pelo Amor DEUS!!!!!... Fernandão, diz para o Lorival parar com a perseguição ao Bolatti. Craque tem jogar. O Bolatti é jogador da seleção Argentina e tem que ser titular do Inter. Não dá para aguentar o Elton jogando no lugar dele.Em nome dos milhares de sócios colorados, Bolatti é TITULAR!!!

02/06/2012 | 12h54 Denunciar

Joao

Senhoras e senhores, o BOLATI é jogador de SELEÇÃO, o josimarzinho é jogadorzinho de segunda divisão. O BOLATI tem que jogar. FORA BURRIVAL!

02/06/2012 | 12h40 Denunciar

Roque luiz

No meu entender essa materia é sem comentarios, não explica um jogador como o Bollati perder o lugar para duas NULIDADES feito o elton e o josimar olha é sem comentarios MESMO.

02/06/2012 | 12h03 Denunciar

Juliano

O Dorival, qual é teu problema, o q tu tem na cabeça de desperdiçar um jogador do nível do Bolatti, e não botar em campo um jogador diferenciado e inteligente q tem nesse grupo. Sem comentários sobre os q tu tá colocando no lugar deles, pq eles não tem nenhum atributo, são discípulos da quele maicon

02/06/2012 | 11h41 Denunciar

leandro

Elton e Josimar na frente do M.Bolatti,pior que é verdade.Não entendo como um clube rasga $$ com um treinador muito fraco.

02/06/2012 | 11h38 Denunciar

Marco Colorado

Bolatti é um baita profissional, gente fina/respeitador com Técnico e colegas.O problema todo é este Do-Rival Junior que é pessimo treinador, faz panelinha,é isto mesmo ele só coloca seus Bruxinhos(Elton,Josimar)q.são ruim.Bolatti fica no Inter q.mandaremos embora este Do-Rival Junior logo-logo.

02/06/2012 | 11h11 Denunciar

Siga zh_inter no Twitter

  • zh_inter

    zh_inter

    ZH InterRithely não desembarca em Porto Alegre e negociação com o Sport segue em andamento http://t.co/jMPUwAlGht http://t.co/rHG6uU495Mhá 52 minutosRetweet
  • zh_inter

    zh_inter

    ZH InterInter envia representante à Argentina para negociar contratação de Carlos Luque- http://t.co/Yp5irRmk0Whá 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros