28/09/2011 | 10h00

Velório de Escurinho emociona amigos e parentes no Beira-Rio

Corpo do ídolo será sepultado às 17h no Cemitério João XXIII

Enviar para um amigo
Velório de Escurinho emociona amigos e parentes no Beira-Rio Adriano Mattiazzo /
Corpo de Escurinho é velado na capela do Inter Foto: Adriano Mattiazzo

Atualizada às 14h46min

O corpo do ídolo colorado Escurinho, que morreu nesta terça vítima de uma parada cardíaca, está sendo velado desde a madrugada desta quarta na Capela Nossa Senhora das Vitórias, no Complexo Beira-Rio. Junto ao caixão está a camisa 14 do Inter que ele usava para decidir os jogos nos minutos finais, e uma televisão exibe fotografias do centroavante com a família. Estão presentes no local a mulher do ex-jogador Ângela Maria e o filho Cassios, além de amigos, como Jonas Martins da Silva, 70 anos.

>>> Galeria de fotos
>>> ÁUDIO: confira a narração de um gol de Escurinho sobre o Santos
>>> VÍDEO: Escurinho concedeu entrevista em 2010
>>> VÍDEO: Escurinho gravou hino do Centenário
>>> Síntese do brasileiro, orgulho colorado: Escurinho deixa uma história de luta, títulos e muitos gols
>>> Morte de Escurinho emociona ex-companheiros dos anos 70

— O Escurinho era um dos meus melhores amigos. Convivi com ele durante 38 anos. Ele sendo colorado como ele era e eu gremista e nunca tivemos o menor atrito durante esse período. Foi um encanto. Foi uma convivência da melhor qualidade que me marcou e agora para esquecer vai ser muito difícil. Foi um amigo muito presente na minha vida — diz o aposentado.

A cerimônia contou com a presença jogadores que atuaram ao lado do ex-atacante no Inter, entre eles o craque Paulo Roberto Falcão. Até o sepultamento, marcado para as 17h no Cemitério João XXIII, são esperadas as presenças de outros bicampeões brasileiros pelo clube que atuaram ao lado de Escurinho.


Ex-companheiro de Escurinho, Falcão participou da solenidade
Fotos: Adriano Matiazzo

Falcão: "O que sempre vou lembrar é do sorrisão dele"

Ídolo do Inter e com passagem recente pelo comando técnico do clube, Paulo Roberto Falcão participou do velório do jogador com quem conquistou dois títulos do Brasileirão. Além da qualidade do centroavante, o ex-camisa 5 destacou o caráter do amigo.

— Foi um cara brilhante, com uma solidariedade grande, muito festivo, muito alegre. O que sempre vou lembrar é do sorrisão dele. Acho que isso foi muito marcante. Como jogador todo mundo sabe, mas como ser humano ele foi ainda melhor.


Foto: Adriano Matiazzo

Volmir Massaroca: "Ele teve mais vitórias do que derrotas"

Um dos primeiros ex-jogadores a aparecerem no velório foi o ex-ponteiro Volmir "Massaroca". Ele lembra que a amizade com Escurinho vem desde os tempos em que atuou pelo Grêmio. Depois, o atleta se transferiu para o Beira-Rio e a relação ficou mais intensa.

— Conheci ele de suspensório ainda. É a perda de um grande amigo, de um irmão. Tivemos grandes momentos juntos e sempre tivemos muitas alegrias. Como jogadores, era um time sempre ganhava. Como amizade, nos encontrávamos nos bons momentos. Tristeza só agora no momento em que ele partiu — disse.

Massaroca elogiou o "exemplo de homem e cidadão" de Escurinho e exaltou o "amor à vida" do jogador.

— Ele teve mais vitórias do que derrotas — finalizou.

"Ele lutou até o final, que nem em Gre-Nal", diz o filho

O filho de Escurinho Cassios Machado conhece como poucos a luta do pai. Ele lembra que Escurinho planejava deixar a CTI do hospital e ir para o quarto. Receberia uma homenagem do arquirrival Grêmio. No dia 7, deixaria o hospital para autografar seu livro.

— Ele lutou até o final, que nem em Gre-Nal. Ele estava sempre lutando, sempre feliz, buscando superar a doença — destacou Cassios.

— Ele deixa um exemplo de caráter, era amigo de todo mundo. Até o pessoal do Grêmio que veio aqui falou que ele ganhou muitos Gre-Nais em cima deles e nunca falou mal do rival. Sempre um exemplo de jogador, um exemplo de caráter. É isso que ele deixa — afirmou.

À tarde, mais homenagens

No inicio da tarde, mais amigos e familiares e até mesmo funcionários do clube compareceram à Capela Nossa Senhora das Vitórias. Muitos deixaram de lado o uso de vestimentas pretas, em sinal de luto, e optaram pelo uso do vermelho, seja em camisas do próprio Inter ou peças de vestuário social.

Tarciso: "Não é só ídolo do lado vermelho"

Não são só colorados que admiram Escurinho. Ídolo do arquirrival Grêmio, o ex-atacante e hoje vereador de Porto Alegre Tarciso foi prestar sua homenagem a quem enfrentou muitas vezes em Gre-Nais.

— Eu tinha uma ligação muito grande com ele. Não é só ídolo do lado vermelho do Estado, foi ídolo de todos. A história dele não se apaga. Quando se voltar ao passado vão ser lembrados dos caras dos anos 70, do Escurinho. Jamais a história do Escurinho será apagada da história do Inter — disse o jogador.

Notícias Relacionadas

27/09/2011 | 21h34

Síntese do brasileiro, orgulho colorado: Escurinho deixa uma história de luta, títulos e muitos gols

Ex-jogador do Inter morreu nesta terça-feira aos 61 anos

27/09/2011 | 20h59

Grêmio presta solidariedade após morte de Escurinho

Twitter oficial do clube comentou o falecimento do ídolo colorado

27/09/2011 | 20h

VÍDEO: no centenário do Inter, Escurinho criou hino em homenagem ao clube; relembre

Ex-jogador do clube morreu nesta terça-feira aos 61 anos

27/09/2011 | 19h11

Morre Escurinho, ídolo do Inter dos anos 70

Ex-atacante colorado estava internado desde junho para tratar a diabete

Comentar esta matéria Comentários (4)

Sandra Mara

Sou gremista e sofri muito com os gols do último minuto do Escurinho mas sempre admirei-o como jogador e como pessoa. Lamento muito a perda.

28/09/2011 | 12h17 Denunciar

Jose Carlos

saisses do tunel da vida pra entrar no estadio do paraiso vai com deus certamente seras seras o banco de ouro do time dos anjos

28/09/2011 | 11h46 Denunciar

francisco

Grande Escurinho Pé-Quente. Foi-se o homem, mas ficou a lenda, o mito e as imagens dos gols que ele fez pelo Inter. Merece entrar na calçada da fama do Colorado.

28/09/2011 | 11h23 Denunciar

Ivan

Vai com Deus anjo negro. Vc sempre buscou seus gols no alto. Agora subisses em definitivo. Obrigado por tudo. Vc muitas vezes fez feliz milhões de colorados.

28/09/2011 | 10h19 Denunciar

Siga zh_inter no Twitter

  • zh_inter

    zh_inter

    ZH InterAbel Braga brinca e diz que "empresta dinheiro" para Inter comprar Aránguiz http://t.co/w7r5QZ5z5Whá 2 horas Retweet
  • zh_inter

    zh_inter

    ZH InterAbel Braga vê vitória como merecida, mas critica Inter: "O time todo esteve mal" http://t.co/inGCNWQE2whá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros