Novo comandante16/12/2013 | 17h53Atualizada em 16/12/2013 | 21h00

Enderson Moreira é apresentado e exalta Grêmio: "gigante do futebol brasileiro"

Ex-treinador do Goiás comandará equipe na Libertadores e promete avaliação do elenco para 2014

Enviar para um amigo
Enderson Moreira é apresentado e exalta Grêmio: "gigante do futebol brasileiro" Jean Pereira/
Foto: Jean Pereira

O Grêmio já tem treinador para 2014. Enderson Moreira foi oficialmente apresentado pelo clube na tarde desta segunda-feira, no Estádio Olímpico. Destaque no Goiás durante a temporada, o treinador contou como definiu sua transferência e que foi surpreendido com o convite do Grêmio. Além disso, exaltou o clube gaúcho, definido como um "gigante" do futebol brasileiro por ele.

– A questão do Goiás: eu já tinha conversado com o presidente, já tinha colocado que depois de dois anos e três meses havia necessidade de uma saída. Eu tive duas boas possibilidades e, sinceramente, não esperava a proposta do Grêmio, que foi muita rápida. Quando recebi o telefonema, ontem, eu estava na casa da minha mãe no interior de Minas. Eu vim ontem à noite para poder conversar hoje pela manhã. Evidente que é uma grande oportunidade, em um clube que eu não vejo como grande, mas como gigante do futebol brasileiro. Eu farei, junto com toda comissão técnica, o máximo para que as conquistas venham e que a gente possa sempre colocar o Grêmio no lugar mais alto de qualquer competição.

Leia mais:
Contrato do novo treinador do Grêmio não incluirá multa rescisória

Desenho Tático: movimentação intensa do Goiás de Enderson pode servir de modelo para o Grêmio

O treinador, que se destacou no Goiás este ano, chega para comandar a equipe na Libertadores 2014 e promete uma avaliação criteriosa do elenco para prever reforços para a próxima temporada.

– Qualquer elenco do futebol brasileiro está sempre aberto a algumas modificações, alguns jogadores que provavelmente vão buscar outro caminho e outros que podem vir para reforçar a equipe. O importante neste momento é fazer uma avaliação mais criteriosa do elenco. Uma equipe que conquistou o vice-campeonato brasileiro, chegou entre os quatro da Copa do Brasil, tem todas as condições de brigar por título (da Libertadores).

Sobre a possibilidade do atacante Walter, artilheiro do Goiás no Brasileirão, integrar o elenco tricolor, Enderson descartou:

– Falamos sobre isso agora. O Grêmio tem jogadores de qualidade nesta função, não acho que possa ser a prioridade para este ano.

Antes de Enderson, o presidente Fábio Koff falou em entrevista coletiva e desejou boa sorte ao novo técnico do clube.

– Desejamos que tu tenhas o aprimoramento da tua carreira, e que tu venhas colher glórias e tenhas sorte conosco – disse Koff.

O acerto com Enderson foi encaminhado ainda no domingo, quando o executivo de futebol Rui Costa deixou a negociação alinhavada com os representantes do treinador. No Grêmio, ganhará um salário na casa de R$ 200 mil. O acerto foi sacramentado na tarde desta segunda, após o presidente Fábio Koff ouvir a negativa de Renato, que não aceitou redução salarial após garantir o segundo lugar no Brasileirão e a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Confira alguns trechos da entrevista coletiva do novo técnico do Grêmio

Jogadores da base
"A partir de hoje pela manhã, já estávamos conversando sobre jogadores com perfil para vestirem a camisa do Grêmio, de se fazerem presente na equipe profissional. Não podemos colocar esses garotos com essa responsabilidade, estamos buscando o equilíbrio da juventude com a experiência. Jogadores que são formados na casa podem ser grandes destaques. De maneira gradativa poderemos ir monitorando esses atletas"

Zé Roberto
"É um jogador que eu sei da capacidade, tenho visto atuação dele neste tempo aqui no Grêmio, o presidente tem uma realidade financeira, onde ele sabe o que está apertando, e sabe se vale a pena ou não a permanência. O presidente sempre com a boa vontade de mostrar bem os jogadores, mas ele sabe o que é melhor para o clube"

Desafio de assumir o Grêmio
"Me preparei para esses momentos, quando apareci no Fluminense numa Libertadores após a saída de uma grande treinador, é a mesma sensação que terei aqui, responsabilidade, mas sei que isso sempre fará parte da minha vida. Faz parte da minha profissão. Precisamos trabalhar com tranquilidade, sempre me prendo a questão de estar bem preparado"

Método de trabalho
"Cada treinador tem sua concepção de jogo, tenho que ressaltar este trabalho de Renato que levou o Grêmio ao vice-campeonato. É importante que possamos colocar nossos pensamentos no grupo, e é bom ter um grupo com boas alternativas. É claro que precisamos dos resultados, mas além disso, estamos atrás de fazer bons jogos"

Equipe com a cara de Enderson
"Difícil falar se vai ter a cara do Enderson, estaremos no início do trabalho, mas temos a expectativa que a equipe tenha um bom futebol, qualidade, uma equipe organizada, que isso é o mais importante, todos sabendo o que devem fazer"

Equipe competitiva
"Futebol gera essa paixão toda por parte da torcida. Sobre investimentos, se fosse essa questão, analisando friamente, o Goiás jamais teria chance de chegar onde chegou. Precisamos ter uma equipe competitiva. Isso é fundamental"


Siga zh_gremio no Twitter

  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioAutor do gol no único duelo entre Grêmio e San Lorenzo, Alcindo alerta: "Vai ser muito difícil" --> http://t.co/toEmwhWYrShá 2 horas Retweet
  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH Grêmio"Temos de ter personalidade para jogar e não podemos nos esconder", diz Barcos http://t.co/QEzLSiQI6Jhá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros