Placar fechado09/08/2012 | 22h50

Grêmio cresce no segundo tempo, mas fica no 0 a 0 contra a Ponte Preta

Time de Vanderlei Luxemburgo criou boas chances na etapa final, mas não conseguiu marcar

Enviar para um amigo
Grêmio cresce no segundo tempo, mas fica no 0 a 0 contra a Ponte Preta Marcos Bezerra, AE/
Grêmio não passou de um empate contra a equipe paulista Foto: Marcos Bezerra, AE
Luis Henrique Benfica

luis.benfica@zerohora.com.br

Vencer a Ponte Preta e repetir o feito dos três times colocados a sua frente na tabela era a missão do Grêmio na noite desta quinta-feira, em Campinas. Não faltou pressão para isso, sobretudo no segundo tempo. O problema foi o acabamento. Menos mal que, apesar do empate sem gols,  o time segue na quarta colocação do Brasileirão. Domingo, enfrenta o São Paulo, de novo fora de casa.

Foi defeituoso o primeiro tempo do Grêmio. Excetuados os minutos iniciais, em que tentou surpreender a Ponte Preta em jogadas organizadas por Elano, o time foi controlado quase sem dificuldades. Coube a Elano o único arremate perigoso, em cobrança de falta defendida que Edson Bastos defendeu no canto direito. Improvisado como volante, no lugar do suspenso Fernando, Vilson mostrou-se inseguro diante dos velozes atacantes adversários e abusou das faltas. Chegou a protagonizar um lance grotesco, ao errar em bola em tentativa de cabeceio. Advertido com cartão amarelo a quatro minutos, Edilson passou a atuar pela esquerda, para evitar o confronto direto com o perigoso Rildo. Como a providência não funcionou, Luxemburgo trocou-o por Léo Gago, repetindo o que fez no jogo contra o Bahia. Para sorte do Grêmio, Gilberto Silva teve uma nova atuação segura, mostrando precisão no combate a Roger.

Também faltou poder de criação ao time. Elano, o mais ativo dos armadores, foi bem controlado pelos volantes da Ponte Preta. Zé Roberto foi discreto demais, sendo mais visto no campo do Grêmio do que no do adversário. Isolados, Kleber e Moreno correram de um lado a outro, sem nada produzir.   

A Ponte Preta quase marcou a 14 minutos, em recuo errado de Gilberto Silva defendido com dificuldade por Marcelo Grohe. A 22, Roger antecipou-se a Werley em cruzamento da direita, mas cabeceou errado.

Com marcação ajustada, o Grêmio equilibrou o jogo no segundo tempo. Mais ativos, Kleber e Marcelo Moreno formaram a primeira linha de marcação nas saídas de bola da Ponte Preta e confundiram o adversário. Souza voltou a funcionar como elemento surpresa e auxiliou na criação. Kleber teve duas chances para marcar, uma de cabeça, a 12 minutos, e outra em arremate de fora da área, a 21, defendido por Edson Bastos.

Em pouco tempo, o domínio era quase absoluto. A 30 minutos, Kleber deu passe de calcanhar, Pará dividiu com Sacoman e a bola quase encobriu o goleiro. Aos 38, foi a vez de Marquinhos, que acertou chute rasteiro, no canto direito, desviado por Edson Bastos. Aos 44, Zé Roberto invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou à esquerda do gol.

BRASILEIRÃO, 15ª RODADA, 9/8/2012

PONTE PRETA (0)

Edson Bastos; Gerônimo, Gustavo, Diego Sacoman e João Paulo; Baraka, Somália (Renê Júnior, 29'/2º), Cicinho e Marcinho (Caio, 22'/2º); Rildo (Ricardinho, 38’/2º)  e Roger.

Técnico: Gilson Kleina

GRÊMIO (0)

Marcelo Grohe; Edilson (Léo Gago, 37'/1º), Werley, Gilberto Silva e Pará; Vilson (Marquinhos, 12'/2º), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno (André Lima, 27'/2º).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Arbitragem: Wágner do Nascimento Magalhães (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ0 e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ).

Cartões amarelos: Edilson, Léo Gago (G), Gustavo, Rildo (PP)

Renda: R$ 84.709, 00

Público: 9.010

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas

 


Comentar esta matéria Comentários (8)

eder leal

MENOS MAL??? Menos mal o caramba!Agora o Fluminense abriu novamente quatro pontos de vantagem,mesmo que vença o São Paulo(quase impossível)não avançaremos!Estava começando a pensar mais alto,em título,mas para um clube que se apequenou tanto como o Grêmio,eles só querem vaga na L.A. MUITO POUCO...

10/08/2012 | 10h51 Denunciar

RICARDO

Não entendo o motivo do felipe nunes e rondinelly não serem opções, com o bertoglio podemos mudar o modo de jogo, fica complicado, temos que apostar na gurizada, contratar não vamos mais, e é isso que temos para o momento, é apostar nos jovens, muitos vão dizer que eles não estão pronto, mas não é jogando a copinha que eles vão evoluir, é jogando jogos como os de ontem que prescisa o drible pra vencer uma marcação fechada é que eles vão ganhar confiança, acho que o luxa tem medo que eles entrem e cometam algum erro, como ja aconteceu, mas é isso ai mesmo tem que arriscar um pouco mais, hoje a diferença nossa pros que estão acima, é uma só, os jogos de nautico e ponte, todos os que estão acima ganharam esses jogos e nós não, temos que acreditar um pouco mais nesses novos jogadores, caso contrario logo logo estaremos fora do G4!!!

10/08/2012 | 10h42 Denunciar

Sandro Ricardo

Determinacao e empenho de campeao. Futebol como ha muito nao via no Gremio. Dominio de bola, bons passes, firmeza na defesa. Faltou apenas caprichar mais nas finalizacoes. Seremos campeoes. Podem me cobrar depois.

10/08/2012 | 02h13 Denunciar

Stephan Prezzi

Gremio foi novamente um amontoado, sem esquema tatico. Pará até q não foi mal mas Edilson, Wesley, Gago e André Lima...MEU DEUS QUE HORROR! E Tem gente que elogia o Luxa. Mesmo com um tremendo plantel não consegue ganhar de uma fraquíssima Macaca!! Marquinho entrou bem! Elano doi 10!

09/08/2012 | 23h52 Denunciar

luis

hehehe ate na ruindade o gaymio imita o inter,eu ja vi isto aqui no beira rio,quando tem chance de deslanchar impaca na ruindade

09/08/2012 | 23h27 Denunciar

Pandolfo

Um treinador que aposta no Pará na esquerda e depois em Leo gago (que errou tudo), que tira o goleador e coloca Andre Limão (estragou tres ataques). Como dará para acreditar em vitória contra uma péssima Ponte Preta???? CADE O ANDERSON PICO?

09/08/2012 | 23h11 Denunciar

Alvaro

Temo pela falta de criatividade do Grêmio, com tantos jogadores contratados e ao que parece ninguem convence na posição. Ataque sem pontaria, defesa sem cabeceio e meio inexistente.

09/08/2012 | 23h10 Denunciar

veramariamiotto

Vcs sempre acham uma explicação para o Grêmio perder pontos.... cresceu no segundo tempo?isto resolve prá o fermento. Vcs sempre acham uma desculpa para o Grêmio quando perde...crescer só resolve prá fermento.E jogar sem meio time,perdoam? ah.ah. jogar sem meio time titular nunca

09/08/2012 | 23h07 Denunciar

Siga zh_gremio no Twitter

  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioGrêmio aproveitará estreia no Brasileirão para fazer testes para a Libertadores http://t.co/xNh15jGnIz http://t.co/awSjt8C0oyhá 1 diaRetweet
  • zh_gremio

    zh_gremio

    ZH GrêmioFocado na Libertadores, San Lorenzo deve escalar time reserva no Campeonato Argentino http://t.co/dlkqNITia3 http://t.co/sOpcrlxmtUhá 1 diaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros