Cronograma cumprido à risca20/07/2012 | 07h03

Terceiro turno de trabalho na Arena acelera o ritmo das obras e encanta quem trafega pela freeway

Carros circulam mais lentamente para que os gremistas tenham uma ideia melhor do estádio

Enviar para um amigo
Terceiro turno de trabalho na Arena acelera o ritmo das obras e encanta quem trafega pela freeway Lauro Alves/
As luzes do futuro estádio tricolor, onde homens trabalham 24 horas, salientam um novo e monumental elemento no cenário da Capital Foto: Lauro Alves
Luís Henrique Benfica

luis.benfica@zerohora.com.br

Um palco de 10 hectares ilumina-se todas as noites às margens da freeway, na altura do bairro Humaitá, zona norte da Capital. Adotado no ano passado, para que o cronograma de obras fosse cumprido à risca, o terceiro turno de trabalho na Arena do Grêmio virou atração turística para quem trafega pela rodovia que leva ao Litoral Norte. Carros circulam mais lentamente para que os gremistas tenham uma ideia melhor do estádio que frequentarão a partir de dezembro.

À noite, o ritmo de trabalho fica menos intenso. Durante o dia, 2,5 mil operários, a maior parte deles originária do Nordeste, tocam a obra. A partir das 19h, o contingente de trabalhadores é reduzido para 250 pessoas, cujo expediente se estende até 5h, com 90 minutos de intervalo. Depois das 22h, as britadeiras são desligadas, para não perturbar o sono de quem mora no entorno.

— À noite, o trabalho é mais leve, para não provocar muito barulho. Não pode haver trânsito de caminhões, por exemplo. A atividade é mais de acabamento, instalações elétricas e limpeza — informa Eduardo Pinto, presidente da Arena Portoalegrense, empresa responsável por gerir a obra.

Não são apenas operários que circulam pelas obras. Jornalistas, entidades de classe e instituições cadastram-se para visitas diárias ao local, em grupos limitados a 30 pessoas, por questões de segurança. Aos domingos, quando não há jogo do Grêmio na Capital, os grupos de visitantes chegam a contar com 500 pessoas. São associados que já fizeram a migração do Olímpico para a Arena e querem conhecer em detalhes a nova casa. A circulação começa às 15h, uma hora depois de os operários finalizarem o dia de trabalho.

O avanço da construção é comemorado pela direção. Mais de 80% do trabalho já foi entregue pelos operários, que criaram laços de amizade com moradores da região e compensam dessa forma a distância da família, que visitam a casa dois meses. Esta semana, foi iniciado o acabamento externo, que empresta à obra o tom azul. Dia 30 de novembro, se não houver contratempos, a obra estará concluída.

Clique abaixo para ver as obras noturnas em todos os ângulos:



Comentar esta matéria Comentários (45)

Marcelo

Porque os invejosos não vão comentar sobre o Remendão da Andrade Gutierrez? Aqui é tudo novo, 0 KM, novinho em folha!! Não é pra qualquer um...mas para os Colordos que respeitam a Hístória Gremista fica o convite pra visitar a nova casa Tricolor! É show!!!

22/07/2012 | 10h39 Denunciar

PRA

Olá SACIS, morram de inveja, agora nem time vocês tem mais. Parem de comer carne pescoço e arrotar peru. E se gauchão não é título já que estamos 11 anos sem título, começem a se preocupar, vcs. já tem 2. Sem teto não pode opinar aqui.

22/07/2012 | 10h02 Denunciar

Marco Canto

Ah ah ah... o desespero das coloretes em depreciar essa magnífica obra de engenharia é deprimente. No seu íntimo, já vislumbram os momentos infernais que terão pela frente toda vez que o seu clube jogar lá dentro.

22/07/2012 | 09h48 Denunciar

André da Rosa Teixeira

renato lima, o remendo da copa tem dono sim e se chama Andrade Gutierrez, venderam a alma na ultima hora, em um contrato que eles nem sabe como é, e se acham uahauhauhauhau beira rio tá que nem china de depois de uma noitada, toma um banho e passa uma maquiagem e ta pronta pra outra uahah sem terra

22/07/2012 | 01h00 Denunciar

Rudah Ros

Na foto,não ha dúvida está realmente muito lindo,sim!...Mas e,futebol do principal inquilino pra apresentar lá dentro,como anda?

22/07/2012 | 00h25 Denunciar

José Antonio

Parabéns pela matéria, gráficos, e a foto principal é a mais linda que já vi de PoA.

21/07/2012 | 21h50 Denunciar

Silvio Nickele

Vazou noticia sobre exigencias que o inter estaria fazendo para transferencia do aeroporto para perto do Beira-rio. O motivo seria a falsa impressão do local dos jogos. Ao que parece, a Anac irá obrigar os aviões a fecharem as janelas do lado direito qdo da aproximação, para evitar visualizar Arena.

21/07/2012 | 21h39 Denunciar

judiclei alves da luz

Pq as pessoas Criticam tanto o Estadio do Gremio ano que vem vai ter mais investidores e so pesquisar vcs vao encontra os anuncios, ou acham que eles iram fazer um Estadio novo? Quem nao vai querer tirar uma Casquinha do que as Redes de Televisao irao mostrar la dentro e nao vai ser Barato isso...

21/07/2012 | 21h17 Denunciar

Tony Texas

Já coloquei esta matéria no meu "favoritos", guardarei esta imagem na memória do computador e principalmernte na minha própria, para transmitir para o meu filho a grandeza do Clube pelo qual me identifico. Que maravilha de estádio, ARENA DO GREMIO arena de primeiro mundo.

21/07/2012 | 19h15 Denunciar

Tony Texas

Melhor e maior Arena de Futebol das Américas, dá-lhe GREMIO!!!!!

21/07/2012 | 19h08 Denunciar

renato lima

O CAMPO DE TREINAMENTO DA OAS ESTA LINDO, NÃO TEM REMENDO MAS TEM DONO SIM, CHAMA-SE OAS.JÁ O REMENDÃO É DA COPA DO MUNDO, E TEM DONO SIM. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

21/07/2012 | 17h20 Denunciar

André

Silvana, a questão é que, para muitos, futebol é uma questão de vida ou morte... Para nós, Gremistas, é muito mais que isso!

21/07/2012 | 14h03 Denunciar

PRA

Silvana, a outra invejosa, não existe pobre na sua cidade? Além de tudo é preconceituosa...imagino que os times da sua cidade jogam em estádios construídos com verba pública e que devem ter sido superfaturados na construção.

21/07/2012 | 12h57 Denunciar

Giovanni

Silvana, se tu não és do República dos Pampas vá comentar artigos no teu país.

21/07/2012 | 12h32 Denunciar

Malu1902

Como a Silvana sabe que existem favelas ao lado da construção ? Está parecendo que conhece a região e torce para outras cores, com jeito de inveja. Devia estar preocupada é com o dinheiro público que está sendo usado para inúmeros elefantes brancos. A obra do Grêmio é privada.

21/07/2012 | 11h11 Denunciar

Malu1902

SILVANA - Aqui só está mostrando a obra do novo estádio do Grêmio e não das mazelas sociais que existem no país inteiro. Quanto a melhorar a vidas das pessoas pobres que moram no entorno da região, EU, pelo menos, acho que já faço bastante, PAGO INÚMEROS IMPOSTOS ao PODER PÚBLICO. E VOCÊ ?

21/07/2012 | 11h06 Denunciar

Diego

óóóóóóóóóóóóóóóóóóhhhhhhhhhh

21/07/2012 | 10h59 Denunciar

Silvana

Nossa! Quanto fanatismo!! Isto ja esta beirando a insanidade!! Nao sei do que voces se orgulham....ao lado dessa construcao de voces so tem favelas! Voces, gauchos, que ADORAM se vangloriar, deveriam se preocupar com coisas mais importantes do que FUTEBOL.

21/07/2012 | 09h47 Denunciar

Jonas

Ela já impressiona sem estar pronta, imagina quando estiver concluída e brilhando. Vai ser um ícone na entrada da cidade impressionando quem vem de carro ou de avião. Parabéns ao Grêmio que não precisou pagar pau pra político nenhum pra ter um estádio de nível mundial.

21/07/2012 | 09h36 Denunciar

PRA

Jo, sinto que estás com inveja...rsrs

21/07/2012 | 09h16 Denunciar

Malu1902

Passo na freeway todos os dias. É impressionante a velocidade das obras. Já fui diversas vezes ao Espaço do Torcedor. Parabéns aos operários, a OAS, a gestão e ao GRÊMIO, que planejou, foi atrás e está fazendo uma obra que mais uma vez coloca o clube como pioneiro em matéria de modernização.

21/07/2012 | 08h52 Denunciar

Osvaldo

Notícia discricionáriaeis que no Nordeste está faltando mão de obra para o mercado da construção em acelerada expansão. Por que um nordestino empregado iria deixar sua terra, sua família e emprego para trabalhar em terra desconhecida e com clima completamente diferente? Pura discriminação a notícia.

21/07/2012 | 08h46 Denunciar

marcelo

Parabens a todos por essa maravilhosa materia,parabens aos profissionais de zero hora,aos funcionarios da oas,a propria empresa,ao gremio num todo,ao presidente paulo odone que vai proporcionar a nós gremistas algo do tamanho do gremio,com certesa estarei vivo para assistir aos jogos nesse palco.

21/07/2012 | 00h53 Denunciar

Jo

Sob que condições se dá essa aceleração da obra?? Os direitos básicos dos operários estão sendo respeitados?? Suponho que tenha gente fiscalizando.

20/07/2012 | 22h51 Denunciar

renato lima

TA MUITO BONITA A ARENA DA OAS, PARABENS , O CAMPO DE TREINAMENTO SERÁ UM ESPETÁCULO.

20/07/2012 | 18h44 Denunciar

JOSÉ

ENQUANTO ISSO PROS LADOS DA PADRE CACIQUE, LIMINAR GARANTE O BEIRA-LIXO, DOIS ANOS ATRASADOS E FUNCIONAR PRECARIAMENTE, ENQUANTO O ESTÁDIO DE COPA DO MUNDO, MODELO FIFA 80% PRONTO ESTÁ A DISPOSIÇÃO... E LÁ SE FOI A COPA DAS CONFEDERAÇÕES... DÁ-LHE GRÊMIO, ESSE ESTÁDIO É NOSSO E NÃO É REMENDADO...

20/07/2012 | 18h36 Denunciar

toni gladimir do amaral voss

Arena do Grêmio??????? vocês não sabem que a arena é da OAS???? procurem se informar prá dar a notícia correta ok??

20/07/2012 | 18h25 Denunciar

Cristiano Pan

Chupa colorado! A Arena mais espetacular do Sul do Mundo!!!

20/07/2012 | 17h54 Denunciar

leandro

preparem nosso salão de festa AOS !!

20/07/2012 | 15h27 Denunciar

André Severino

Não são só os gremistas que admiram a grandeza e a beleza da Arena OAS, sou colorado até a raíz dos cabelos, mas tenho bom senso suficiente para saber apreciar uma grande e bela obra! Pena que o time que vai jogar no estádio da OAS é um time pequeno, desacostumado a títulos, mas dá prá fazer shows!

20/07/2012 | 14h07 Denunciar

José Antonio

Parabéns pela matéria e a foto mais linda que já de PoA.

20/07/2012 | 13h17 Denunciar

Lúcio

Está nascendo um novo templo para a História do futebol, não somente pelo concreto que se arma em pé, por toda a atmosfera de renovação da entidade Gremio. Está chegando o momento de inaugurar novos tempos, de revigorar os ideais desse clube para repetir as grandes façanhas e realizar outras tantas.

20/07/2012 | 12h45 Denunciar

antonio carlos

MAS ESTE PAULO ODONE É MESMO UM FANFARRÃO! HA POUCOS DIAS ATRAS, AQUI MESMO NESTE ESPAÇO (CLIC RBS) ELE DECLAROU QUE ESTAVA ALUCINADO ATRAS DE UM ATACANTE, E AGORA... MAS ENTÃO PORQUE DÁ ESTAS DECLARAÇÕES?? ACHO QUE É SOMENTE PARA FICAR DESACREDITADO!!

20/07/2012 | 12h11 Denunciar

PRA

Linda Arena, do sonho a realidade! O maior e melhor estádio para a maior e melhor torcida do Brasil. Grande Grêmio, o maior clube das Américas!

20/07/2012 | 11h20 Denunciar

Thiano

Muito bonito, mas cadê as contratações? Cadê as contratações para reforçar o grupo? Cadê as contratações de jogadores de qualidade para posições que estão deixando a desejar! E para lembrar sem o Fernando o time rende mais, mas não é o Leandro que deverá entrar para formar o esquema táticO!

20/07/2012 | 11h11 Denunciar

Marcelo

É impressionante o ritmo intenso e a evolução da Arena, no mesmo período, o time do 'aterro' não conseguiu terminar um 'puxadinho' dentro do 'Remendão'.

20/07/2012 | 11h05 Denunciar

Marco Canto

Onde estão os engenheiros entendidos que diziam que a Arena não estava nem 50% concluída? Essa obra teve planejamento e execução espetacular, e o que é melhor, trata-se de investimento privado e não um ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS com anuência presidencial... O exemplo foi dado, segue quem quer

20/07/2012 | 10h26 Denunciar

kaio

nada pode ser maior que o gremio !!! time tem tudo pra deslanchar nos proximos anos. sem dividas, arena de fazer inveja ao todos. sem dinheiro publico e sem nenhum 'remendao'...alias, se precisarem de 'restos' de materiais de construção, podem ir pegar lá em humaitá.....he he he

20/07/2012 | 10h05 Denunciar

kidiaba

E uma pena que a copa va sair na pocilga remendada de quinta categoria vão botar os turistas no puxadinho colorido tudo por causa da grande presidenta desocupada...mais um fiasco que esse cancer chamdo cocolorados proporcionara ao RS

20/07/2012 | 09h52 Denunciar

luiz carlos

Mesmo torcendo pelo Inter, tenho de concordar que o novo estádio do co-irmão está ficando muito bonito. Parabéns a OAS.

20/07/2012 | 09h20 Denunciar

william cenora

quanto tempo pros recalcados colorados virem comentar essa materia kkk Q baita estadio q vamos ter,com certesa se tiver pessoas q saibam administrar o gremio vamos voltar a ser um dos maiores do mundo. E ah só pra dizer aos cholorados q o gremio vai ser dono do estadio daqui a vinte anos sim,mas vcs vao ter o remendao dpois d vinte tmbm,só q ja vai ter 60 todo remendado kkkk

20/07/2012 | 09h14 Denunciar

Adriano

Embora sejam recursos diferente Privado X Governo, gostaria de saber se na rodovia do parque também estão trabalhando 24 horas por dia, pois lá sim é fundamental o fim da obra.

20/07/2012 | 09h12 Denunciar

Adriano

Embora sejam recursos difentes, Privado X Governo, gostaria de saber se na estrada do Parque também estão trabalhando em três turnos, pois lá sim é fundamental o fim da obra.

20/07/2012 | 09h11 Denunciar

Cristiano Pan

Chupa colorado!!! A Arena mais espetacular do Brasil.

20/07/2012 | 09h11 Denunciar

gladimir lopes

VAI AI UMA DICA A QUEM TEM FARMACIA. COLOCA UMA FARMACIA ALI NAS PROXIMIDADES, PARA VENDER LEXOTAN, POIS CADA VEZ QUE COLORADOS PASSAM LA ELES TEM VONTADE DE SE MATAR